Sinutab: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O Sinutab é um remédio indicado para o tratamento de sintomas de gripe, resfriados ou sinusite como nariz entupido ou dor de cabeça. Além disso, é também indicado para o alívio dos sintomas de alergias respiratórias, como corrimento nasal, espirros, coceira no nariz e nos olhos ou lacrimejamento. 

Este remédio tem na sua composição maleato de clorfeniramina, ácido acetilsalicílico e cafeína, com ação antitérmica, anti-inflamatória e descongestionante, que reduzem a febre, tratam a inflamação e aliviam o congestionamento das vias respiratórias, devendo ser usado com orientação médica. 

O Sinutab já não é mais produzido pelo laboratório Johnson & Johnson, não existindo previsão de ser novamente disponibilizado para venda. No entanto, existe outro remédio, o Benegrip, que tem a composição parecida com o Sinutab, contendo maleato de clorfeniramina e cafeína, mas contém dipirona no lugar do ácido acetilsalicílico, que tem também efeito analgésico e antitérmico. Entenda em que situações pode ser usado o Benegrip.

Sinutab: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Para que serve

O Sinutab é indicado para o tratamento dos sintomas causados por gripes, resfriados ou sinusite, como nariz entupido, febre ou dor de cabeça.

Como tomar

Cada cápsula do Sinutab contém 2 mg de maleato de clorfeniramina, 324 mg de ácido acetilsalicílico e 32,4 mg de cafeína, que deve ser tomada por via oral, com um copo de água, e a dose inicial recomendada para adultos é de 1 cápsula a cada 6 horas.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Sinutab são azia, sensação de queimação no estômago, náusea, vômito, diarréia, tontura, insônia, tremores, arritmia cardíaca ou palpitações.

O Sinutab pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, coceira intensa, formação de bolhas ou descamação na pele, dor ou ardor nos olhos. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve usar

O sinutab não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham glaucoma, úlcera no estômago, insuficiência renal ou hepática, gota, pressão alta, doenças cardíacas, hemofilia, problemas de coagulação no sangue, próstata aumentada, ou deficiência genética da enzima glicose 6-fosfato desidrogenase.

Esse remédio também não deve ser usado por pessoas alérgicas ao maleato de clorfeniramina, cafeína ou ácido acetilsalicílico, ou que sofram de asma, urticária ou rinite causadas por qualquer outro anti-inflamatório não esteróide, como ácido acetilsalicílico, ibuprofeno ou naproxeno, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • JOHNSON & JOHNSON. Sinutab (maleato de clorfeniramina, ácido acetilsalicílico e cafeína). Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Sinutab-Consulta-Remedios.pdf?1567200498&embedded=true>. Acesso em 02 Jul 2021
  • DRUGS AND LACTATION DATABASE (LACTMED) [INTERNET]. BETHESDA (MD): NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE (US). Chlorpheniramine. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK501530/>. Acesso em 02 Jul 2021
  • DRUGS.COM. Chlorpheniramine. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/chlorpheniramine.html>. Acesso em 02 Jul 2021
Mais sobre este assunto: