Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas parecidos com apendicite (mas que não são)

Dezembro 2019

A apendicite é uma condição que se caracteriza pela inflamação de uma parte do intestino, o apêndice, que se localiza na região inferior direita do abdômen. 

Por vezes, a apendicite pode ser difícil de diagnosticar e de identificar pela pessoa, pois os sintomas que se manifestam, como desconforto abdominal, dor intensa no lado inferior direito da barriga, náuseas e vômitos, perda do apetite, febre baixa persistente, prisão de ventre, diarreia, barriga inchada e excesso de gases intestinais, se assemelham a outras condições. Em todos os casos em que surjam esses sintomas, deve-se ir à urgência médica o mais brevemente possível, de forma a evitar complicações.

A apendicite é mais fácil de diagnosticar em homens, porque os diagnósticos diferenciais são em menor número relativamente às mulheres, cujos sintomas podem ser confundidos com outras doenças ginecológicas, como doença inflamatória pélvica, torção dos ovários ou gravidez ectópica, por exemplo, que acontece devido à proximidade que o apêndice tem em relação aos órgãos reprodutores femininos.

Sintomas parecidos com apendicite (mas que não são)

Algumas das condições e doenças que podem ser confundidas com apendicite são:

1. Obstrução intestinal

A obstrução intestinal caracteriza-se por uma interferência no intestino causada pela presença de bridas intestinais, tumores ou uma inflamação, que dificulta a passagem das fezes através do intestino.

Os sintomas que podem surgir nesta situação são dificuldade para evacuar ou eliminar gases, inchaço da barriga, náuseas ou dor abdominal, que são muito semelhantes a situações de apendicite.

Caso surjam estes sintomas, é muito importante procurar assistência médica o mais brevemente possível. Saiba quais as causas e em que consiste o tratamento.

2. Doença inflamatória intestinal

A doença inflamatória intestinal refere-se à doença de Crohn e à colite ulcerativa, que se caracterizam por uma inflamação do intestino, levando à ocorrência de sintomas muito semelhantes às da apendicite, como dor abdominal, diarreia e febre.

Porém, em alguns casos, também se pode verificar perda de peso, anemia ou intolerâncias alimentares, o que pode ajudar a excluir a possibilidade de apendicite.

Se algum deste sintomas estiver presente, deve-se ir à urgência médica o mais brevemente possível. Saiba mais sobre a doença inflamatória intestinal.

3. Diverticulite aguda

A diverticulite aguda é uma condição que se caracteriza pela inflamação e infecção dos divertículos do intestino, cujos sintomas são exatamente os mesmos que aqueles que ocorrem numa apendicite, como dor abdominal, diarreia ou prisão de ventre, sensibilidade so lado esquerdo do abdômen, enjoo e vômitos e febre e calafrios, cuja intensidade pode variar dependendo da gravidade da inflamação.

Se não for tratada atempadamente, podem ocorrer complicações, como sangramento, abscessos, perfuração ou obstrução intestinal, por isso, mal surjam os primeiros sintomas, deve-se ir imediatamente à urgência. Saiba como é feito o tratamento da diverticulite.

4. Doença inflamatória pélvica

A doença inflamatória pélvica carateriza-se por uma infecção que se inicia na vagina e se espalha para o útero, trompas e ovários, podendo em alguns casos alastrar pelo abdômen, devendo por isso ser tratada o mais brevemente possível.

Esta doença acontece em mulheres e é mais comum em jovens sexualmente ativas que têm vários parceiros sexuais sem uso de proteção.

Alguns dos sintomas podem ser confundidos com apendicite, porem, neste caso, pode também ocorrer sangramento vaginal fora do período menstrual ou após a relação sexual, corrimento vaginal com mau cheiro e dor durante o contato íntimo, o que ajuda a excluir a possibilidade de apendicite.

Saiba mais sobre a doença e em que consiste o tratamento.

5. Prisão de ventre

A prisão de ventre, especialmente se dura há alguns dias, pode causar sintomas como dificuldade e esforço para evacuar, dor e desconforto abdominal, inchaço da barriga e excesso de gases, porém, geralmente a pessoa não tem febre nem vômitos, o que pode ajudar a excluir a possibilidade de apendicite.

Saiba o que fazer para combater a prisão de ventre.

6. Pedra nos rins

Quando surge uma pedra nos rins, a dor pode ser muito intensa e, assim como na apendicite, podem também surgir vômitos e febre, porém, a dor causada pela pedra nos rins localiza-se geralmente na parte de baixo das costas e não se sente tanto no abdômen, o que ajuda a excluir a possibilidade de apendicite. Além disso, outros sintomas que podem surgir são dor ao urinar, dor que irradia para a virilha e urina vermelha ou marrom.

Saiba em que consiste o tratamento da pedra nos rins.

7. Torção dos ovários

A torção dos ovários acontece quando o fino ligamento que prende os ovários à parede abdominal, dobra ou torce, causando uma dor intensa, devido à presença de vasos sanguíneos e de nervos na região. Caso a torção se dê do lado direito, a pessoa pode pensar que está com uma apendicite, porém, na maior parte dos casos, não se manifestam outros sintomas característicos.

O tratamento deve ser feito o mais brevemente possível e geralmente consiste numa cirurgia.

8. Gravidez ectópica

A gravidez ectópica consiste numa gestação que se desenvolve na trompa uterina em vez de se desenvolver no útero, causando sintomas como dor abdominal intensa, somente de um lado da barriga e abdômen inchado. Além disso, pode causar sangramento vaginal e sensação de peso na vagina, o que facilita o seu diagnóstico.

Saiba identificar os sintomas de uma gravidez ectópica e como é feito o tratamento.

Bibliografia >

  • NATIONAL DIGESTIVE DISEASES INFORMATION CLEARINGHOUSE. Appendicitis. 2010. Disponível em: <https://www.niddk.nih.gov/-/media/Files/Digestive-Diseases/appendicitis_508.pdf>. Acesso em 10 Dez 2019
  • Thompson, Joel P. et. al.. Mimickers of Acute Appendicitis. Osteopath Coll Radiol . Vol.3. 4.ed; 10-21, 2014
  • Purysko, Andrei S. et. al.. Beyond Appendicitis: Common and Uncommon Gastrointestinal Causes of Right Lower Quadrant Abdominal Pain at Multidetector CT1. RadioGraphics. Vol.31. 927-947, 2011
  • Apendicite aguda. Rev Med Minas Gerais. Vol.21. 29-32, 2011
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem