Os sintomas parecidos com apendicite são dor do lado direito inferior da barriga, febre baixa, náuseas, perda do apetite, diarreia e barriga inchada.
No entanto, apesar de serem sintomas comuns da apendicite, esses sintomas também podem ser causados por outras condições de saúde, como diverticulite, pedra nos rins, doença inflamatória pélvica ou gravidez ectópica, por exemplo.
Leia também: 9 principais sintomas de apendicite (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-apendiciteEm todos os casos em que surjam mais do que 2 sintomas, deve-se ir ao pronto-socorro o mais rápido possível, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, de forma a evitar complicações.

8 sintomas parecidos com apendicite
Os principais sintomas parecidos com pedra na vesícula, mas que não são, incluem:
1. Dor do lado direito da barriga
A dor do lado direito da barriga é um sintoma comum da apendicite, ocorrendo de forma repentina, iniciando na região em volta do umbigo e depois se localiza na parte inferior direita da barriga.
No entanto, essa dor pode indicar outras condições de saúde, como enterocolite, diverticulite, pedra nos rins, ruptura de cisto ovariano, doença inflamatória pélvica ou gravidez ectópica, por exemplo. Veja outras causas de dor do lado direito da barriga.
Desta forma, é recomendado ir ao hospital sempre que surgir dor forte ou repentina do lado direito da barriga para identificar sua causa e ser indicado o tratamento mais adequado.
2. Perda do apetite
A perda do apetite é um sintoma que pode ocorrer na apendicite, porém não é um sintoma específico, e também pode acontecer quando existe alguma alteração em qualquer parte do sistema gastrointestinal.
Desta forma, algumas condições que podem ter esse sintoma e parecer ser apendicite são gastroenterite, obstrução intestinal ou prisão de ventre, por exemplo.
Leia também: Falta de apetite: o que pode ser (e o que fazer) tuasaude.com/falta-de-apetite3. Náuseas e/ou vômitos
As náuseas e/ou vômitos são um sintoma comum na apendicite e, geralmente, surgem após o início da dor do lado direito inferior da barriga.
No entanto, as náuseas e vômitos também podem surgir devido a enterite por radiação, colite neutropênica, diverticulite ou isquemia mesentérica.
4. Diarreia
A diarreia causada pela apendicite surge devido a inflamação e irritação do apêndice que pode se espalhar para o intestino grosso, aumentando seus movimentos.
No entanto, a diarreia também é um sintoma que pode surgir associado a outras condições gastrointestinais, como gastroenterite ou doenças inflamatórias intestinais.
5. Febre baixa
A apendicite pode causar febre baixa devido a uma reposta do sistema imunológico para combater a inflamação no apêndice.
No entanto, a febre da apendicite pode ser alta, principalmente quando ocorre perfuração ou formação de abscesso no apêndice, o que pode resultar em peritonite.
Outras condições que podem causar febre são doenças inflamatórias intestinais ou diverticulite aguda. Saiba mais sobre a doença inflamatória intestinal.
Além da febre, cuja intensidade pode variar dependendo da gravidade da inflamação, também podem surgir calafrios.
6. Urgência urinária
A urgência urinária também pode ser causada pela apendicite devido a proximidade que existe entre o apêndice e o sistema urinário, podendo a inflamação afetar também as vias urinárias.
No entanto, a urgência urinária também pode surgir devido a infecções urinárias, pedra nos rins ou pielonefrite, por exemplo, causando também dor ou ardor para urinar. Veja outros sintomas de infecção urinária.
Leia também: 10 sintomas de pedra nos rins (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-pedras-nos-rins7. Dificuldade para liberar gases intestinais
A dificuldade para liberar gases intestinais ocorre na apendicite devido a alteração dos movimentos intestinais causados pela inflamação no apêndice, podendo também em alguns casos resultar em prisão de ventre.
Esse sintoma também pode surgir devido a doença celíaca, diverticulite, prisão de ventre ou síndrome do intestino irritável, por exemplo.
8. Barriga inchada
A apendicite pode causar barriga inchada devido a inflamação e irritação dos intestinos grosso e delgado, afetando seus movimentos, sendo acompanhada de dor abdominal, náuseas, vômitos ou febre.
Além disso, o inchaço na barriga pode ser resultado do bloqueio ou obstrução do apêndice, que resulta em acúmulo de gases e líquidos, ou ainda por ruptura do apêndice ou crescimento excessivo de bactérias intestinais.
No entanto, a barriga inchada também é um sintoma comum de obstrução intestinal, tumores, doença celíaca, diverticulite ou gastroparesia, por exemplo. Saiba quais são as causas da obstrução intestinal.
Quando suspeitar de apendicite
Deve-se suspeitar de apendicite, quando:
- A dor surge de repente, começando na região do umbigo e depois surgem náuseas e vômitos;
- A dor passa para a região inferior direita da barriga, e piora e se tornar mais intensa, forte e constante, em um período de 24 horas;
- A dor piora após tossir, espirrar ou andar;
- Surge febre e mal estar generalizado.
Nestes casos, deve-se ir ao hospital ou consultar um gastroenterologista ou clínico geral, para fazer os exames necessários, confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.
Leia também: Dor de apendicite: como é, quantos dias dura e o que fazer tuasaude.com/dor-de-apendicite