Virose é qualquer doença causada por vírus, como o adenovírus, rotavírus ou metapneumovírus, que podem causar a gastroenterites ou infecções respiratórias, tanto em adultos quanto em crianças.
Os sintomas de virose normalmente duram poucos dias, podendo haver mal-estar geral, diarreia, enjoo, dor muscular, cansaço excessivo, dor de cabeça, espirros, secreção nasal e tosse, dependendo do vírus responsável pela infecção.
Leia também: Metapneumovírus (HMPV): o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/metapneumovirusO tratamento da virose costuma envolver repouso, hidratação e a realização de uma alimentação de fácil digestão, podendo ser indicado em alguns casos o uso de remédios analgésicos ou anti-inflamatórios para promover o alívio dos sintomas mais rapidamente.
Sintomas de virose
Os principais sintomas de virose são:
- Diarreia;
- Náuseas e vômitos;
- Febre baixa, em alguns casos;
- Dor muscular, doe de cabeça ou atrás dos olhos;
- Cólicas abdominais;
- Espirros ou secreção nasal;
- Tosse;
- Mal-estar geral.
Os sintomas da virose são muito variados e podem aparecer algumas horas ou dias após o contato com o vírus e tem duração de 2 a 4 dias, no caso de adultos saudáveis.
No entanto, os sintomas podem ser mais graves em bebês, crianças e pessoas portadoras de doenças crônicas e/ ou que possuem o sistema imunológico mais comprometido.
Por que a virose é mais comum nas crianças?
As virose são mais comuns em bebês e crianças porque eles ainda não tem toda a resistência que os adultos possuem e o seu sistema imune ainda encontra-se em desenvolvimento.
Assim, cada vez que a criança entra em contato com um agente infeccioso diferente, enquanto há produção de anticorpos, há o aparecimento dos sintomas.
Como confirmar se é virose
Para confirmar a virose, o clínico geral, infectologista ou pediatra normalmente realiza uma avaliação dos sintomas e histórico de saúde.
De forma geral, é comum que exista mais de uma pessoa com sintoma de virose no mesmo círculo de convívio, o que também é levado em consideração no momento da avaliação.
Além disso, o médico pode indicar a realização de exames específicos de sangue ou de urina quando há suspeita de infecções virais mais graves, como rubéola, dengue e caxumba, por exemplo. Conheça outras doenças causadas por vírus.
Como é feito o tratamento
Para tratar e curar a virose mais rápido, é indicado:
- Manter o repouso e fortalecer o organismo para que o sistema imune seja capaz de eliminar o vírus do organismo mais rapidamente;
- Beber muitos líquidos, soro caseiro e/ ou sais de reidratação oral para evitar a desidratação nos casos em que há vômitos e diarreia;
- Realizar uma alimentação de fácil digestão, dando preferência ao consumo de carnes brancas, como frango, peru ou peixes, frutas e vegetais sem casca e alimentos macios, como purê de batata, batata doce ou cenoura.
- Evitar o consumo de alimentos muito temperados e com alto teor de gorduras, pois dificultam a digestão.
Além disso, o médico pode indicar o uso de remédios para virose, como paracetamol, para aliviar a dor e a febre, assim como probióticos, em caso de diarreia, para ajudar a regular o intestino. Veja a lista completa de remédios para virose.
Leia também: 6 dicas para curar uma virose mais rápido tuasaude.com/como-curar-uma-virose-mais-rapidoComo evitar uma virose
Uma das melhores medidas para evitar pegar uma virose, e que deve ser implementada todos os dias, é a lavagem frequente das mãos.
Quando feita corretamente, essa é uma técnica simples que evita o acúmulo de vírus na pele e debaixo das unhas, que podem acabar chegando facilmente ao organismo, quer pela boca ou pelas vias respiratórias. Confira outras dicas para evitar a virose.
Assista o vídeo seguinte e saiba como lavar as mãos corretamente: