Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais sintomas de hemorroida interna, diagnóstico e causas

Alguns sinais que podem indicar hemorroida incluem presença de sangue vermelho vivo nas fezes ou no papel higiênico, muita dor durante a evacuação e coceira no ânus. A hemorroida interna não é visível pois encontra-se no interior do ânus, porém quando se faz esforço durante a evacuação, pode sair pelo ânus e ficar visível, podendo ser percebidas várias saliências no ânus.

As hemorroidas internas são veias inchadas, inflamadas e doloridas que podem aparecer como consequência de uma alimentação inadequada, prisão de ventre e realização de muita força para evacuar, por exemplo, favorecendo a formação das hemorroidas e o sangramento, que acontece devido ao atrito entre as fezes e as varicosidades anais.

Principais sintomas de hemorroida interna, diagnóstico e causas

Principais sintomas

O principal sinal e sintoma indicativo de hemorroida interna é a presença de sangue vermelho vivo nas fezes, no papel higiênico ou no vaso sanitário. Outros sinais e sintomas que são sugestivos de hemorroida interna são:

  • Coceira no ânus;
  • Saída de muco pelo ânus;
  • Sensação de esvaziamento incompleto do reto depois da evacuação;
  • Peso na região anal;
  • Desconforto anal;
  • Vontade frequente de evacuar, mesmo que não exista conteúdo fecal para eliminar;
  • Aparecimento de um pequeno nódulo no ânus durante a evacuação.

Diferentemente das hemorroidas externas, esse tipo de hemorroida não causa dor durante o dia, isso porque o ânus não apresenta muitos nervos sensíveis à dor. No entanto, é possível que exista dificuldade e dor durante a evacuação, além de poder ser verificada, em alguns casos, a saída das veias dilatadas pelo ânus que podem ou não voltar à posição inicial espontaneamente, caracterizando diferentes graus de hemorroida interna. Conheça os graus de hemorroida interna.

Causas de hemorroida interna

O aparecimento das hemorroidas internas está muitas vezes relacionados com os hábitos da pessoa, como alimentação pobre em fibras, uso frequente de laxantes, hábito de ficar muito tempo sentado no vaso sanitário, tabagismo e sedentarismo. Além disso, a alimentação inadequada faz com que o trânsito intestinal seja prejudicado, além de deixar as fezes mais ressecadas, o que faz que seja necessário a pessoa realizar excesso de força para evacuar, levando à formação das hemorroidas.

A hemorroida interna também pode estar relacionada com infecções locais, ser consequência de diarreia crônica ou acontecer durante a gravidez, o que é muito comum devido ao aumento do peso corporal e da pressão exercida na região pélvica. Entenda por que surgem hemorroidas na gravidez e como é o tratamento.

Como deve ser feito o diagnóstico

O diagnóstico da hemorroida interna deve ser feito pelo gastroenterologista ou pelo proctologista por meio do exame proctológico, em que o médico irá avaliar a região anal com o objetivo de identificar qualquer alteração que seja indicativo de hemorroida interna. Para realizar o exame, o médico indica a posição que a pessoa deve ficar e em seguida faz a análise do ânus, sendo indicado para a pessoa fazer esforço como se estivesse defecando, pois assim é possível verificar a presença de hemorroidas ou de fissuras anais.

Além do exame proctológico, o médico avalia também os sintomas apresentados e o histórico da pessoa, principalmente com relação aos hábitos alimentares e da prática de atividade física, isso porque a alimentação pouco saudável e o sedentarismo favorecem o aparecimento das hemorroidas.

Como tratar a hemorroida interna

O tratamento das hemorroidas internas deve ser indicado pelo médico de acordo com o grau da hemorroida, podendo ser recomendado o uso de supositórios de glicerina, para facilitar a eliminação das fezes, analgésicos locais, anti-inflamatórios e uma alimentação rica em fibras. Veja mais detalhes sobre o tratamento para hemorroida interna.

No entanto, por vezes as hemorroidas internas não causam dor, não havendo necessidade de tomar remédios anti-inflamatórios ou analgésicos, embora o uso de plantas medicinais, como a Hamamélis em banhos de assento possa ajudar a diminuir a hemorroida.

Confira um bom tratamento natural para hemorroida no vídeo a seguir:

Tratamento natural para HEMORRÓIDA

668 mil visualizações

Bibliografia >

  • DE PAULA, Pedro Roberto. Doença Hemorroidária. 2016. Disponível em: <https://cbcsp.org.br/wp-content/uploads/2016/aulas/doencahemorroidaria.pdf>.
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE COLOPROCTOLOGIA. Hemorróida: Diagnóstico. 2005. Disponível em: <https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/hemorroida-diagnostico.pdf>. Acesso em 02 Jan 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem