Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Cystex: para que serve e como tomar

Abril 2021

O Cystex é um remédio que age eliminando o excesso de bactérias das vias urinárias, sendo indicado para aliviar o desconforto causado pela infecção urinária, pois contem na sua composição cloridrato de acriflavina, metenamina, cloridrato de metiltionínio e beladona com propriedades antibacterianas, antissépticas e antiespasmódicas, permitindo limpar e diminuir a contração do canal da urina que causa dor ou queimação ao urinar.

Este remédio pode ser pode ser comprado nas farmácias ou drogarias em caixas com 24 comprimidos e deve ser utilizado com indicação médica.

Cystex: para que serve e como tomar

Para que serve

O Cystex é indicado para aliviar o desconforto da infecção urinária que pode afetar a uretra, a bexiga ou os rins e causar sintomas como: 

  • Dor ou queimação ao urinar;
  • Sensação de peso na bexiga;
  • Dificuldade para começar a urinar;
  • Vontade urgente para urinar, mas em pouca quantidade.

Este remédio pode ser usado desde os primeiros sintomas de infecção urinária. No entanto, se os sintomas não melhorarem após 3 dias é aconselhado consultar o clínico geral para iniciar o uso de um antibiótico.

Como tomar

A forma de uso do Cystex é 2 comprimidos de uma vez, por via oral, de 8 em 8 horas, ou seja, em um período de 24 horas devem ser tomados 6 comprimidos. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, sem partir e sem mastigar, tomados com um copo de água, antes da alimentação e seguindo os horários corretos.

No entanto, se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Durante o uso do Cystex, a urina pode ficar com a cor azul, que é normal, devido ao cloreto de metiltionínio na composição do comprimido.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Cystex são náuseas, vômitos, diarreia, ressecamento da boca, aumento da sede, dificuldade para engolir ou falar, diminuição da vontade para urinar e vermelhidão ou ressecamento da pele.

Quem não deve usar

O Cystex não deve ser usado por mulheres grávidas ou por pessoas com insuficiência hepática ou glaucoma de ângulo aberto.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que têm alergia a penicilinas como amoxicilina, penicilina benzatina, ampicilina, carbenicilina, ticarcilina ou piperacilina, cefalosporinas como cefuroxima, cefdinir ou cefprozil, ou carbapenens, como imipenem ou ertapenem, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Cystex Urinary Pain Relief. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/cystex-urinary-pain-relief.html>. Acesso em 29 Abr 2021
  • LEE, Bon San B.; et al. Methenamine hippurate for preventing urinary tract infections. Cochrane Database Syst Rev. 10. 10; CD003265, 2012
  • EMS. Cystex. 2014. Disponível em: <https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_cloridrato_de_acriflavina_metenamina_cloreto_de_metiltioninio_beladona_po_2011_1564.pdf>. Acesso em 29 Abr 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...