Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sarcoma de Ewing

O sarcoma de Ewing é um tipo de câncer ósseo que afeta, principalmente, crianças e adolescentes do sexo masculino e homens até 20 anos de idade. Este tumor têm preferência por infiltrar ossos grandes, como os ossos das pernas, braços e quadril, embora possa surgir também em outras partes do corpo.

O prognóstico do sarcoma de Ewing varia de acordo com a gravidade do tumor nos indivíduos. Geralmente, quando surgem os primeiros sintomas do sarcoma de Ewing, a maior parte dos pacientes já possui uma metástase em outro local do corpo, o que torna o quadro ainda mais grave e difícil de se resolver.

O sarcoma de Ewing tem cura quando detectado nas fases iniciais do desenvolvimento do câncer. A sobrevivência do sarcoma de Ewing nas fases iniciais é elevada, mas quando há metáteses, diminui drasticamente.

Sintomas do sarcoma de Ewing

São sintomas do sarcoma de Ewing:

  • Dor e inchaço no local afetado;
  • Febre;
  • Emagrecimento;
  • Anemia e aumento dos glóbulos brancos no sangue.

O diagnóstico do sarcoma de Ewing pode ser feito pelo médico ortopedista através da observação dos sintomas apresentados e de exames de diagnóstico, como raio X, tomografia, ressonância e biópsia do osso afetado.

Tratamento para sarcoma de Ewing

O tratamento para sarcoma de Ewing pode ser feito à base de quimioterapia, com medicamentos como ifosfamida e doxorrubicina, ou radioterapia. Quando é possível detectar a localização do tumor, é realizada uma cirurgia que pode consistir em remover o membro afetado.

Por vezes, a seguir ao tratamento, pode surgir um segundo tumor em uma outra localização, tornando mais difícil o processo de cura.

Link útil:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...