Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Remédios para insuficiência cardíaca

O tratamento para a insuficiência cardíaca consiste, geralmente, na associação de vários medicamentos, prescritos pelo cardiologista, que vão depender dos sinais e sintomas e histórico de saúde do paciente. Na maior parte dos casos, os remédios para insuficiência cardíaca devem ser tomados durante toda a vida ou durante o período de tempo indicado pelo cardiologista.

Alguns exemplos de remédios que podem ser prescritos para tratar a insuficiência cardíaca são:

Remédios para insuficiência cardíaca

1. Inibidores da ECA

Os remédios inibidores da ECA (enzima de conversão da angiotensina), reduzem o volume de sangue que circula nas artérias e, por isso, controlam a pressão arterial e os problemas de fraqueza do coração, quando associados a medicamentos diuréticos, facilitando o trabalho do coração e reduzindo o risco de hospitalização e mortalidade.

Alguns exemplos de inibidores da ECA que podem ser usados para tratar a insuficiência cardíaca são o captopril, enalapril, ramipril, benazepril ou lisinopril, por exemplo.

2. Bloqueadores dos receptores da angiotensina

Os bloqueadores dos receptores da angiotensina também podem ser usados para o tratamento da insuficiência cardíaca, quando o tratamento com inibidores da ECA não são considerados adequados. 

Exemplos de bloqueadores dos receptores da angiotensina são a losartana, candesartana, telmisartana ou valsartana, por exemplo.

3.  Diuréticos

Os diuréticos ajudam os rins a eliminar o excesso de água, reduzindo o volume sanguíneo, a pressão arterial e consequentemente a pressão exercida no coração e a pré-carga cardíaca.

Exemplos de diuréticos são a furosemida, hidroclorotiazida, indapamida e espironolactona. Saiba mais sobre cada um destes diuréticos.

4. Cardiotônicos

A Digoxina é um remédio cardiotônico, que ajuda a aumentar a força das contrações do coração e a estabilizar os batimentos cardíacos irregulares. Saiba como usar a digoxina e quais os efeitos colaterais mais comuns.

5. Betabloqueadores

Os betabloqueadores atuam diminuindo a pressão sobre o coração, reduzindo os batimentos cardíacos e aumentando a força do músculo cardíaco.

Alguns exemplos de betabloqueadores usados no tratamento da insuficiência cardíaca são o metoprolol, bisoprolol ou o carvedilol.

Como potenciar o tratamento

De forma a obter os melhores resultados, é importante seguir o tratamento indicado pelo médico e fazer uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico regular e evitar usar cigarro e consumir bebidas alcoólicas em excesso. Confira os benefícios da atividade física para melhorar a insuficiência cardíaca.

Assista também o vídeo a seguir para saber como a alimentação pode ser útil para controlar os sintomas da insuficiência cardíaca, por diminuir o esforço do coração:

Possíveis efeitos colaterais

Os remédios utilizados no tratamento da insuficiência cardíaca podem causar alguns efeitos colaterais, como tonturas, tosse, náuseas, cansaço e diminuição da pressão sanguínea, dependendo do medicamento em questão. Caso esses efeitos colaterais causem muito desconforto, deve-se falar com o médico, porém não é aconselhado interromper o tratamento sem o seu consentimento,

Bibliografia >

  • ORDEM DOS FARMACÊUTICOS. INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CRÓNICA. 2018. Disponível em: <https://www.ordemfarmaceuticos.pt/fotos/eventos/blocos/apresentacao_icc_ordemdosfarmaceuticos_junho2018_18296089745b472d69e2a5d.pdf>. Acesso em 22 Mai 2020
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda. 2018. Disponível em: <http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/2018/v11103/pdf/11103021.pdf>. Acesso em 22 Mai 2020
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Insuficiência Cardíaca. Disponível em: <http://prevencao.cardiol.br/doencas/insuficiencia-cardiaca.asp>. Acesso em 30 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem