Principais remédios para insuficiência cardiaca

Os remédios para insuficiência cardíaca, como captopril, losartana ou furosemida, ajudam a melhorar a dilatação dos vasos, aumentam o fluxo sanguíneo, removem o excesso de líquidos do organismo, evitando que se acumulem nas veias e dificultem o batimento cardíaco.

Esses remédios permitem facilitar o trabalho do coração e aliviar os sintomas da insuficiência cardíaca como dor ou desconforto no peito, palpitações, cansaço excessivo ou inchaço nas pernas ou nos pés, por exemplo. Saiba identificar os sintomas da insuficiência cardíaca.  

Os remédios para insuficiência cardíaca devem ser indicados pelo cardiologista, que pode associar o uso de mais de um tipo de remédio, de acordo com os sintomas e a gravidade da doença. Na maior parte dos casos, os remédios para insuficiência cardíaca devem ser tomados durante toda a vida ou durante o período de tempo indicado pelo cardiologista. 

Principais remédios para insuficiência cardiaca

Os principais remédios que podem ser prescritos pelo médico para tratar a insuficiência cardíaca são:

1. Inibidores da ECA

Os remédios inibidores da ECA (enzima de conversão da angiotensina), ajudam a controlar os sintomas da insuficiência cardíaca, como o inchaço na barriga e nas pernas, pés e tornozelos, por remover o excesso de líquidos do organismo, reduzindo o volume de sangue que circula nas artérias e evitando que se acumulem nas veias dificultando o batimento cardíaco.

Alguns exemplos de inibidores da ECA que podem ser indicados pelo cardiologista para o tratamento da insuficiência cardíaca são o captopril, enalapril, ramipril ou lisinopril, por exemplo.

2. Bloqueadores dos receptores da angiotensina

Os bloqueadores dos receptores da angiotensina também podem ser indicados pelo médico para insuficiência cardíaca, quando o tratamento com inibidores da ECA não são considerados adequados ou causam efeitos colaterais que impedem o seu uso, como tosse ou angioedema, por exemplo. Entenda o que é o angioedema.  

Os bloqueadores dos receptores da angiotensina normalmente indicados pelo médico são a losartana, candesartana, telmisartana ou valsartana, por exemplo.

3.  Diuréticos

Os diuréticos, como furosemida, bumetanida, torsemida, hidroclorotiazida, metolazona ou clortalidona, podem ser usados no tratamento da insuficiência cardíaca para remover o excesso de líquidos do organismo, reduzindo o volume sanguíneo, a pressão arterial e consequentemente a pressão exercida no coração.

Além disso, os diuréticos aliviam o inchaço nas pernas e pés provocado pela doença e dos pulmões, ajudando a respirar melhor.

4. Digitálicos

O digitálico usado para o tratamento da insuficiência cardíaca é a digoxina que age aumentando a força de contração do coração, estabilizando os batimentos cardíacos irregulares e permitindo o bombeamento mais eficaz de sangue, o que ajuda a reduzir os sintomas da insuficiência cardíaca, e a melhorar a qualidade de vida. 

No entanto, a digoxina é um medicamento tóxico e necessita de acompanhamento e exames médicos frequentes.

5. Betabloqueadores

Os betabloqueadores agem diminuindo a pressão sobre o coração, reduzindo os batimentos cardíacos e aumentando a força do músculo cardíaco, e desta forma ajudam a reduzir os sintomas da insuficiência cardíaca.

Alguns exemplos de betabloqueadores mais indicados pelo cardiologista são , como carvedilol, bisoprolol ou metoprolol.

6. Vasodilatadores

Os vasodilatadores agem aumentando o relaxamento dos vasos sanguíneos, facilitando o bombeamento do sangue pelo o coração, e são indicados para pessoas que apresentam efeitos colaterais aos inibidores da ECA ou bloqueadores dos receptores da angiotensina, hipotensão ou insuficiência renal.

Os vasodilatadores que podem ser indicados pelo cardiologista para o tratamento da insuficiência cardíaca incluem a hidralazina ou a isossorbida.

7. Inibidores do nó sinoatrial

O inibidor do nó sinoatrial usado para o tratamento da insuficiência cardíaca é a ivabradina, que ajuda a estabilizar e diminuir os batimentos cardíacos, reduzindo o esforço que o coração faz para bombear o sangue, aliviando os sintomas da insuficiência cardíaca.

8. Inibidores da neprilisina e dos receptores da angiotensina

Os inibidores da neprilisina e dos receptores da angiotensina, são uma combinação de dois remédios para o tratamento da insuficiência cardíaca, que agem reduzindo a pressão arterial e aumentam a eliminação de água pelo corpo, evitando que se acumulem nas veias e dificultem o batimento cardíaco. Desta forma, esse tipo de remédio diminui o esforço do coração para bombear o sangue para o corpo, aliviando os sintomas da insuficiência cardíaca.

O inibidor da neprilisina e dos receptores da angiotensina que pode ser indicado pelo cardiologista é o sacubitril + valsartana.

Possíveis efeitos colaterais

Os remédios utilizados no tratamento da insuficiência cardíaca podem causar alguns efeitos colaterais, como tonturas, tosse, náuseas, cansaço excessivo e diminuição da pressão sanguínea, dependendo do remédio indicado pelo médico.

Caso esses efeitos colaterais causem muito desconforto, deve-se comunicar ao médico, porém não é aconselhado interromper o tratamento sem o seu consentimento.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • ORDEM DOS FARMACÊUTICOS. INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CRÓNICA. 2018. Disponível em: <https://www.ordemfarmaceuticos.pt/fotos/eventos/blocos/apresentacao_icc_ordemdosfarmaceuticos_junho2018_18296089745b472d69e2a5d.pdf>. Acesso em 22 Mai 2020
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda. 2018. Disponível em: <http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/2018/v11103/pdf/11103021.pdf>. Acesso em 22 Mai 2020
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Insuficiência Cardíaca. Disponível em: <http://prevencao.cardiol.br/doencas/insuficiencia-cardiaca.asp>. Acesso em 30 Dez 2019
  • SHAH, A.; et al. Heart Failure: A Class Review of Pharmacotherapy. Pharmacy and therapeutics. 42. 7; 464-472, 2017
  • MAZUREK, J. A.; JESSUP, M. Understanding Heart Failure. Heart Fail Clin. 13. 1; 1-19, 2017
  • ILESIU, A. M.; HODOROGEA, A. S. Treatment of Heart Failure with Preserved Ejection Fraction. Adv Exp Med Biol. 1067. 67-87, 2018
Mais sobre este assunto: