Tomar remédio vencido faz mal?

Atualizado em julho 2022

Em alguns casos, tomar remédios com o prazo vencido pode ser prejudicial para a saúde e, por isso, e por uma questão de usufruir da sua máxima eficácia, deve-se verificar com frequência o prazo de validade dos medicamentos que estão guardados em casa e descartar aqueles que já estão vencidos.

O cálculo dos prazos de validade é feito com base em testes específicos realizados sob um controle rigoroso, que avaliam a estabilidade das substâncias que compõem o medicamento, o que garante a sua potência, eficácia e segurança até à data mencionada nas embalagens, caso sejam mantidas as condições de conservação, como a umidade e temperatura e a integridade da embalagem.

Imagem ilustrativa número 1

O que acontece se tomar um remédio vencido

Caso seja ingerido um medicamento fora de prazo, aquilo que pode acontecer é uma diminuição na eficácia da substância ativa, que já não é a mesma, porque ela vai diminuindo gradualmente ao longo do tempo. 

Se passarem apenas alguns dias, esta perda de eficácia não vai ser significativa, não havendo, por isso, qualquer problema em tomar o medicamento vencido. Mas, no caso de remédios usados em tratamentos crônicos ou em situações em que é necessário tomar um antibiótico por exemplo, não se deve arriscar, porque a falha na eficácia pode comprometer todo o tratamento.

Quando se toma um medicamento vencido, em principio, nada de mal vai acontecer e são raros os casos de remédios fora do prazo que produzem efeitos tóxicos. No entanto, existem remédios cuja degradação da substância ativa leva à formação de substâncias tóxicas, como é o caso da aspirina, por exemplo, que à medida que se degrada, dá origem ao salicilato, que é um produto abrasivo e por isso, se já tiverem passado alguns meses da data vencida, não se deve arriscar.

Como descartar os medicamentos vencidos

Os remédios vencidos nunca devem ser descartados no lixo comum ou na privada, já que são químicos que poluem os solos e a água. Assim, os remédios que já não são usados ou que estão fora do prazo de validade, devem ser entregues na farmácia, que possuem condições para eliminar os medicamentos de forma adequada.