Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para tratar o chulé

Existem vários remédios caseiros que podem ajudar a diminuir o cheiro de chulé, pois possuem propriedades que ajudam a eliminar o excesso de bactérias que é responsável pelo desenvolvimento desse tipo de cheiro.

No entanto, para que o chulé desapareça de vez é muito importante manter todos os cuidados de higiene necessários, como evitar usar a mesma meia dois dias seguidos, secar bem entre os dedos depois do banho ou evitar o uso de calçado de plástico, por exemplo.

Confira 5 dicas simples para acabar de vez com o chulé.

1. Escalda-pés de tomilho

Remédio caseiro para tratar o chulé

O tomilho é um bom remédio caseiro para tratar o chulé, pois ele tem propriedades antissépticas que destroem as bactérias da pele, impedindo que estas transformem as toxinas do suor em mau cheiro.

Ingredientes

  • 25 g de tomilho seco;
  • 1 copo de vinagre de maçã;
  • 2 litros de água fervente

Modo de preparo

Colocar os ingredientes dentro de uma bacia e deixar repousar por cerca de 15 minutos. Depois de amornar, colocar os pés dentro da bacia durante 10 minutos e depois retirar e secar bem com uma toalha.

Para complementar estes tratamentos caseiros é recomendado que os indivíduos mantenham os pés bem secos, utilizem sapatos abertos ou meias de algodão, quando precisar de usar sapatos fechados.

2. Escalda-pés de camomila

Remédio caseiro para tratar o chulé

A camomila possui um efeito suavizante, que muda temporariamente o PH da pele, secando os pés e eliminando o excesso de suor. Assim, é possível diminuir a umidade que provoca o desenvolvimento das bactérias e surgimento do cheiro a chulé.

Ingredientes

  • 2 litros de água fervente;
  • 10 colheres (de sopa) de flores de camomila.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes dentro de uma bacia e, depois de amornar, colocar os pés dentro da bacia, deixando repousar durante 15 a 20 minutos. Fazer este escala-pés todos os dias, depois do banho e antes de dormir, por pelo menos 1 semana.

3. Pó de amido de milho com óleos essenciais

Remédio caseiro para tratar o chulé

Outro excelente tratamento natural para chulé é o pó de aromaterapia feito com amido de milho e óleos essenciais. Este pó ajuda a controlar a transpiração do pé, ao mesmo tempo que aromatizam a pele, diminuindo a intensidade do cheiro a chulé.

Ingredientes

  • 50 g de amido de milho;
  • 2 colheres (de sopa) de argila branca cosmética;
  • 10 gotas de óleo essencial de cipreste;
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 3 gotas de óleo essencial de patchuli.

Modo de preparo

Misturar o amido de milho com a argila cosmética até que se forme uma mistura homogênea, depois adicionar os óleos essenciais gota a gota, misturando-os no pó com os dedos.

O pó resultante deve ser guardado em um recipiente fechado, onde deve permanecer por 2 dias. Esse tempo é necessário para que os óleos essenciais aromatizem completamente o pó. Depois desse tempo, pode-se usar o pé para aplicar nos pés antes de calçar.

4. Loção com alecrim

Remédio caseiro para tratar o chulé

Uma ótima solução caseira para tratar o chulé é lavar os pés com folhas de alecrim, de nome científico Rosmarinus officinalis L., pois esta é uma planta medicinal com elevadas propriedades medicinais e aromáticas que proporciona um eficaz tratamento contra o chulé.

Ingredientes

  • 2 xícaras de folhas de alecrim;
  • Álcool etílico o suficiente para cobrir as folhas de alecrim.

​​Modo de preparo

Em um recipiente largo deve-se colocar as folhas de alecrim picadas e cobri-las com o álcool. Depois, é preciso tampar e deixe a solução repousar por 24 horas.

Após esse tempo, esta loção pode ser massageada nos pés depois do banho, repetindo-se o procedimento quantas vezes for necessário.

Assista o seguinte vídeo e veja outras dicas para acabar com o chulé:

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...