Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para sapinho

Um bom remédio caseiro para sapinho na boca, que é a proliferação de fungos na cavidade oral, pode ser feito com a romã, pois esta fruta tem propriedades anti-sépticas, que ajudam a reequilibrar os microrganismos dentro da boca.

O remédio caseiro para sapinho deve complementar o tratamento orientado pelo pediatra, que deve ser feito com um medicamento antifúngico em forma de creme, como o Miconazol ou a Nistatina. Saiba como é feito o tratamento para sapinho com gel de nistatina.

O sapinho são manchas esbranquiçadas muito frequentes em bebês, que surgem na mucosa da boca e na língua, causadas pela proliferação de um fungo que habita naturalmente nessa região, mas que se prolifera quando o sistema imune encontra-se mais enfraquecido ou quando o bebê está usando ou usou recentemente antibióticos. Como identificar e curar o sapinho em bebês.

Chá de romã

Remédio caseiro para sapinho

A romã é uma fruta que possui propriedades anti-sépticas, podendo ser eficaz no tratamento da candidíase oral, mais conhecida como sapinho, já que promove o equilíbrio da microbiota oral.

Ingredientes

  • Cascas de 1 romã;
  • 250 mL de água.

Modo de preparo

Para fazer o chá, é preciso colocar a água para ferver e, depois de fervida, colocar as cascas de romã. Deixar esfriar e aplicar o chá embebido em gaze sobre as manchas brancas da mucosa da boca da criança. Deixar agir por aproximadamente 10 minutos e lavar em água corrente ou pedir para a criança beber água.

A limpeza da boca do bebê com o chá de romã pode ser feita 3 a 4 vezes por dia e deve ser feito por aproximadamente 1 semana, mas se os sintomas persistirem, é indicado voltar ao médico.

Limpeza com bicarbonato

Remédio caseiro para sapinho

O bicarbonato é outra opção que pode ser utilizada no tratamento caseiro do sapinho, pois promove a eliminação do excesso de microrganismos presentes na região, resultando no equilíbrio da microbiota da boca. É recomendado que se faça a diluição de 1 colher de chá de bicarbonato em 1 xícara de água e, com auxílio de uma gaze, fazer a limpeza da boca da criança.

Caso o bebê ainda mame, é importante que a mãe realize a higienização do seio com bicarbonato antes e após a amamentação. Veja outras indicações para o uso do bicarbonato.

Violeta de genciana

Remédio caseiro para sapinho

A violeta de genciana é uma substância presente nos antifúngicos e que tem como principal objetivo combater as infecções causadas pelos fungos da espécie Candida, sendo então eficaz contra o sapinho. A violeta de genciana pode ser aplicada no local da infecção, com auxílio de uma gaze ou algodão, por 2 a 3 vezes por dia por até 3 dias, para evitar irritação da mucosa oral e manchas permanentes. Saiba mais sobre a violeta de genciana.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar