Remédios caseiros para prisão de ventre em bebê

Alguns remédios caseiros, como a papinha de banana com mamão ou a papinha de batata doce e cenoura, contêm boa quantidade de fibras e são uma excelente forma natural de estimular os movimentos intestinais do bebê, ajudando a tratar a prisão de ventre. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, esses remédios podem ser usados a partir dos 6 meses ou quando o bebê iniciar a introdução de novos alimentos, como uma refeição no almoço ou jantar, por exemplo.

Até os 6 meses de idade, para aliviar a prisão de ventre, o melhor é fazer massagens na barriga do bebê ou dar um banho morno para estimular os movimentos intestinais, devendo-se evitar oferecer algo além do leite materno. Veja como fazer massagem no bebê para aliviar a prisão de ventre

A prisão de ventre é mais comum no bebê a partir do primeiro ano de vida, e geralmente está relacionada aos hábitos alimentares, como baixa ingestão de fibras ou de água e, por isso, também é muito importante dar bastante água para o bebê, para que seu intestino esteja bem hidratado e permita um melhor fluxo das fezes. Veja a quantidade de água que o bebê precisa de acordo com a idade

Remédios caseiros para prisão de ventre em bebê

Algumas opções de remédios caseiros para ajudar a tratar a prisão de ventre no bebê são:

1. Papinha de banana com mamão

A papinha de banana com mamão pode ser feita para combater, mas também para prevenir a prisão de ventre no bebê, pois tem efeito laxante natural e é rica em fibras que ajudam na formação das fezes.

Ingredientes

  • 1 fatia de mamão papaia sem sementes e sem casca;
  • ⅓ de banana nanica.

Modo de preparo

Em um prato, amassar a fatia de mamão com um garfo. De forma separada, no mesmo prato, amassar a banana com um garfo e servir as frutas separadas para o bebê. É importante verificar que não ficou nenhum pedaço de fruta inteiro.

2. Papinha de batata doce com cenoura

A papinha de batata doce com cenoura tem boas quantidades de fibras, que ajudam a manter o bom funcionamento do intestino, ajudando a aliviar a prisão de ventre no bebê. Essa papinha pode ser usada adicionando uma proteína, como frango, carne ou peixe, e leguminosas como feijão, grão de bico ou soja, por exemplo.

Além disso, essa papinha é rica em betacaroteno, vitamina A, vitamina B e vitamina C, que ajudam a fortalecer o sistema imune do bebê, além de ser uma ótima fonte de energia para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê. 

Ingredientes

  • 1 batata doce pequena;
  • ½ cenoura.
  • Água filtrada.

Modo de preparo

Lavar e descascar a batata doce e a cenoura, cortar em cubos e levar para cozinhar em uma panela com água, em fogo médio, por 7 minutos ou até ficarem bem macias. Apagar o fogo e escorrer os legumes.

Em um prato, colocar 1 colher de sopa de cenoura cozida e amassar com um garfo. Colocar 1 colher de sopa de batata doce e amassar o garfo. Esperar amornar e servir de forma separada para o bebê.

Pode-se também adicionar 1 colher de sopa de proteína (frango, carne ou peixe) e amassar ou desfiar e 1 colher de sopa de leguminosas (feijão, grão de bico ou soja) cozidas e amassar com um garfo. 

3. Papinha de mamão com aveia

Outra boa opção para ajudar a aliviar a prisão de ventre no bebê é a papinha de mamão com aveia, pois o mamão é um laxante natural que estimula os movimentos intestinais, sem ser demasiado irritante para o bebê. Já a aveia é rica em fibras que ajudam o intestino a funcionar melhor.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de aveia em flocos, farinha ou farelo;
  • 1 fatia de mamão;

Modo de preparo

Amassar o mamão com o garfo e adicionar a aveia. Misturar e oferecer 2 a 3 colheres de sopa de 3 a 5 vezes por semana, de acordo com a melhoria na frequência e consistência das fezes do bebê.

4. Papinha de abacate com banana nanica

A papinha de abacate com banana nanica é rica em gorduras boas e fibras que facilitam a passagem das fezes ao longo do intestino do bebê, e aceleram o trânsito intestinal, ajudando a aliviar, mas também a prevenir a prisão de ventre no bebê.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de abacate;
  • 1/2 banana nanica bem madura.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes, amassando bem com o garfo e oferecer ao bebê imediatamente após o preparo.

5. Papinha de abóbora e brócolis

A papinha de abóbora com brócolis é outra opção rica em fibras que ajudam a estimular o trânsito intestinal do bebê e aliviar a prisão de ventre.

Além disso, é uma papinha rica em vitaminas A, B5, B9 e cálcio, importantes para o desenvolvimento saudável do bebê.

Ingredientes

  • 1 flor de brócolis;
  • 1 pedaço médio de abóbora.

Modo de preparo

Cozinhar a abóbora, de preferência no vapor, e amassá-la já no prato do bebê com um garfo, adicionando o brócolis cozido no vapor bem picado. Esta papinha salgada pode ser utilizada no almoço do bebê. 

Uma ajuda adicional é dada ao se colocar 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem sobre toda a comida do almoço do bebê para ajudar a amolecer as fezes, facilitando sua eliminação. 

6. Suco de ameixa

O suco de ameixa pode ajudar a aliviar os sintomas de prisão de ventre, como inchaço na barriga, dor ou desconforto ao eliminar as fezes, e pode ser utilizada a partir do 1º ano de idade. Antes dos 12 meses, a Sociedade Brasileira de Pediatria, não recomenda dar qualquer tipo de suco ao bebê.

Ingredientes

  • 3 ameixas pretas secas;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Adicionar as ameixas pretas secas em um copo de água e levar ao fogo até ferver. Retirar do fogo e deixar descansar por 4 horas. Retirar as ameixas e oferecer o suco para a criança. Iniciar com 50 mL por dia e aumentar a quantidade, caso necessário, conforme orientação do pediatra.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos. 2019. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf>. Acesso em 11 Out 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de orientação do departamento de nutrologia: alimentação do lactente ao adolescente, alimentação na escola, alimentação saudável e vínculo mãe-filho, alimentação saudável e prevenção de doenças, segurança alimentar. 2012. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/publicacoes/14617a-pdmanualnutrologia-alimentacao.pdf>. Acesso em 11 Out 2021
  • EQUIPE - SERVIÇO DE GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG. Como evitar o intestino preso? Dicas sobre o aleitamento materno e introdução de novos alimentos na alimentação das crianças. 2018. Disponível em: <https://www.medicina.ufmg.br/gastroped/wp-content/uploads/sites/58/2018/02/Gastroped-Intestino-preso-26-02-2018.pdf>. Acesso em 11 Out 2021
  • LELEIKO, Neal S.; et al. Constipation. Pediatrics. 41. 8; 379-392, 2020
Mais sobre este assunto: