Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

4 Remédios Caseiros para Diverticulite

Para prevenir as crises de diverticulite, alguns remédios caseiros podem ser utilizados, como comer farelo de trigo diariamente, tomar 1 copo de suco verde por dia e fazer chá de carqueja com gengibre.

A diverticulite é uma doença inflamatória do intestino que causa períodos de alternância entre diarreia e prisão de ventre. Não se sabe exatamente quais são as suas causas, mas uma dieta rica em fibras também ajuda a evitar o problema. Saiba mais em: Dieta para diverticulite.

1. Farelo de Trigo

4 Remédios Caseiros para Diverticulite

O farelo de trigo é um ótimo remédio caseiro para complementar o tratamento medicamentoso da diverticulite, porque além de ser rico em fibras, ele é tônico, fortificante, estimulante e revitalizante, ajudando a acalmar as mucosas do intestino, que se encontram inflamadas.

Recomenda-se incluir 1 colher de sopa de farelo de trigo por dia, que pode ser dividido em várias refeições e adicionado aos poucos em sopas, caldos de feijão, sucos de fruta ou vitaminas.

2. Chá de Carqueja com Gengibre

4 Remédios Caseiros para Diverticulite

A carqueja tem propriedades que melhoram o trânsito intestinal e reduzem a produção de gases, facilitando a digestão e evitando a inflamação dos divertículos. Por outro lado, o gengibre melhora a circulação, reduz sintomas de náuseas e vômitos e acalma o intestino, sendo uma ótima combinação para tratar e prevenir a diverticulite.

Para fazer o chá, deve-se adicionar 1 colher de sopa rasa de carqueja mais 1 colher de chá de gengibre para cada xícara de água fervente, deixando a mistura descansar por 10 minutos antes de coar e beber.

3. Suco verde com gengibre

4 Remédios Caseiros para Diverticulite

Tomar um copo de suco verde diariamente ajuda a aumentar o consumo de fibras ao longo do dia e facilitar o trânsito intestinal, evitando que seja necessário fazer esforço para eliminar as fezes e, desta forma, afastar a diverticulite.

Ingredientes:

  • 1 folha de couve
  • 1 colher de folhas de hortelã
  • Suco de 1 limão
  • 1/2 maçã
  • 1/2 pepino
  • 1 pedacinho de gengibre
  • 1 copo de água
  • 2 pedras de gelo

Modo de preparo: bater no liquidificador todos os ingredientes e beber gelado.

4. Chá de Camomila com Valeriana

4 Remédios Caseiros para Diverticulite

A camomila ajuda a acalmar o intestino e reduzir os gases, enquanto a valeriana relaxa o intestino e combate os espasmos que causam dor.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de camomila
  • 1 colher de sopa de folhas secas de valeriana
  • ½ litro de água

Modo de preparo: Colocar as folhas secas das ervas numa panela e acrescente a água. Com a panela tampada, deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Coar e beber pelo menos 2 copos por dia.

Veja outras dicas de nutrição para tratar a diverticulite:

Se gostou deste conteúdo, leia também: Tratamento natural para diverticulite.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...