Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como eliminar caseum da garganta de forma natural

Atualizado em Junho 2019

A formação de cáseos ou caseum nas criptas das amígdalas é muito comum, principalmente na idade adulta. Os cáseos são bolinhas amarelas ou brancas, com mau cheiro, que se formam nas amígdalas devido ao acúmulo de restos de alimentos, saliva e células da boca, que podem sair facilmente através da tosse ou espirro.

Uma boa forma de eliminar os cáseos e reduzir a sua formação é através da realização de gargarejos com soluções salinas ou enxaguantes bucais, que não devem conter álcool na composição, já que esta substância aumenta o ressecamento e desidratação na mucosa bucal, aumentando a descamação de células e, consequentemente, aumentando a formação de saburra lingual e de cáseos.

Em alternativa a estas soluções, podem ser preparados em casa soluções naturais com ingredientes com propriedades antissépticas, que ajudam a prevenir a formação de cáseos, não só por conterem essas substâncias, mas também pelo efeito de turbilhonamento conseguido pelos gargarejos.

1. Enxaguante de romã e própolis

Como eliminar caseum da garganta de forma natural

Uma solução com romã e própolis é uma ótima opção para ajudar no tratamento dos cáseos, pois a romã possui propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas e o própolis é um antibiótico natural.

Ingredientes

  • 20 g de folhas e flores de romã;
  • 3 gotas de própolis;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e depois de fervida, adicionar a romã e o própolis e deixar esfriar. Pode-se fazer gargarejos durante cerca de 30 segundos até 5 vezes por dia.

2. Chá de tanchagem

Como eliminar caseum da garganta de forma natural

Um bom remédio caseiro para caseum é fazer um chá ou gargarejos com uma solução com tanchagem, pois esta planta medicinal contém propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e adstringentes que ajudam no tratamento dos cáseos. Saiba mais sobre os benefícios da tanchagem.

Ingredientes

  • 10 g de folhas de tanchagem;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo

Colocar a água e a tanchagem para ferver e, assim que iniciar a fervura, esperar 3 minutos e deligar o fogo. Deixar repousar durante 15 minutos, filtrar e beber cerca de 3 xícaras do chá por dia. Em alternativa, pode-se deixar esfriar e usar como solução para fazer gargarejos várias vezes ao dia.

Conheça outras dicas que podem ajudar a eliminar os cáseos das amígdalas.


Bibliografia

  • CONCEIÇÃO, M. D. et. al.. Avaliação de um novo enxaguatório na formação de cáseos amigdalianos. Rev Bras Otorrinolaringol. 74. 1; 61-67, 2008
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem