Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o Amor-perfeito e quais os benefícios da planta

Atualizado em Setembro 2019

O amor-perfeito é uma planta medicinal, também conhecida como Amor-perfeito-bastardo, Amor-perfeito-bravo, Erva-da-trindade ou Violeta-dos-campos, utilizada tradicionalmente como diurético, em casos de prisão de ventre e para potenciar o metabolismo.

O seu nome científico é Viola tricolor e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

O que é o Amor-perfeito e quais os benefícios da planta

Para que serve

Foi comprovando cientificamente que o amor-perfeito tem um efeito benéfico no tratamento de doenças da pele com liberação ligeira de pus, e em casos de crosta láctea, devido à sua composição rica em flavonoides, mucilagens e taninos.

Como usar

As partes usadas do Amor-perfeito são suas flores, folhas e caule para fazer chás, compressas ou para completar sobremesas com suas pétalas cristalizadas.

  • Banho de Amor-perfeito: colocar 2 a 3 colheres de sopa de amor-perfeito em um litro de água fervente e deixar repousar por 10 a 15 minutos. Depois coar e deitar na água do banho;
  • Compressas de Amor-perfeito: colocar 1 colher de chá de amor-perfeito em 250 mL de água fervente, durante 10 a 15 minutos. Coar, mergulhar uma compressa na mistura e depois aplicar sobre a região a tratar.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do Amor-perfeito incluem alergias de pele, quando utilizada em excesso.

Quem não deve usar

O Amor-perfeito está contraindicado em pessoas com alergia aos componentes da planta.


Bibliografia

  • GRÜNWALD, Jörg; JÄNICKE, Christof. A farmácia verde. Everest Editora, 2009. 198-199; 324-325.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem