Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Silício orgânico: para que serve e como usar

O silício é um mineral muito importante para o bom funcionamento do organismo, podendo ser obtido através da alimentação rica em frutas, legumes e cereais. Além disso, também pode ser obtido através da toma de suplementos de silício orgânico, em cápsulas ou em solução.

Esta substância contribui para a síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico, tendo por isso um papel fundamental no bom funcionamento dos ossos e das articulações e exercendo também uma ação regeneradora e reestruturante da pele. Além disso, o silício orgânico é considerado um agente anti-envelhecimento natural para as paredes das artérias, pele e cabelos, contribuindo também para a renovação celular e para reforçar as células do sistema imunológico.

Silício orgânico: para que serve e como usar

Para que serve

Os principais benefícios do silício orgânico incluem:

  • Rejuvenesce a pele e fortalece as unhas e o cabelo, já que tem uma ação antioxidante, estimula a síntese de colágeno e elastina, tonificando e restruturando a pele e atenuando as rugas;
  • Fortalece as articulações, melhorando a mobilidade e a flexibilidade, devido à estimulação da síntese de colágeno;
  • Melhora a saúde dos ossos, já que contribui para a calcificação e mineralização óssea;
  • Reforça a parede das artérias, tornando-as mais flexíveis devido à sua ação na síntese de elastina;
  • Fortalece o sistema imune.

Apesar de todos os benefícios do silício orgânico, este suplemento, como qualquer outro, só deve ser tomado com aconselhamento do médico ou de um profissional de saúde como o nutricionista.

Como usar

O silício orgânico pode ser obtido da alimentação ou ingerido através da toma de suplementos alimentares.

Alguns exemplos de alimentos com silício na composição são a maçã, laranja, manga, banana, repolho cru, pepino, abóbora, frutos secos, cereais e peixes, por exemplo. Veja mais alimentos ricos em silício.

Os suplementos de silício orgânico estão disponíveis em cápsulas e em solução oral e ainda não há consenso sobre a quantidade recomendada, mas em geral recomendam-se 15 a 50 mg por dia.

Quem não deve usar

O silício orgânico não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade aos componentes presentes na formulação e não é aconselhado para pessoas com problemas renais.


Bibliografia

  • SRIPANYAKORM Supannee et al. The comparative absorption of silicon from different foods and food supplements. British Journal of Nutrition. 102. 6; 825-834, 2009
  • JUGDAOHSINGH Ravin et al. Dietary silicon intake and absorption. The American Journal of Clinical Nutrition. 75. 5; 887-893, 2002
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem