Silício orgânico: para que serve e como usar

Atualizado em março 2023

O silício orgânico é um suplemento alimentar indicado para aumentar a elasticidade da pele e fortalecer as articulações, pois contribui para a síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico, que são fundamentais para o bom funcionamento dos ossos e das articulações e exercendo também uma ação regeneradora e reestruturante da pele.

Além disso, o silício orgânico é considerado um agente antienvelhecimento natural para as paredes das artérias, pele e cabelos, contribuindo também para a renovação celular e para reforçar as células do sistema imunológico.

Esse suplemento alimentar pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de cápsulas com os nomes comerciais Nouve silício orgânico ou BioSil, por exemplo, devendo ser usado com indicação do médico ou do nutricionista. 

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

As principais indicações do silício orgânico são:

  • Rejuvenescer e aumentar a elasticidade da pele;
  • Tonificar e reestruturando a pele, atenuando as rugas e linhas de expressão;
  • Fortalecer as unhas e o cabelo;
  • Fortalecer as articulações, melhorando a mobilidade e a flexibilidade;
  • Melhorar a saúde dos ossos, já que contribui para a calcificação e mineralização óssea;
  • Reforçar a parede das artérias, tornando-as mais flexíveis;
  • Prevenir o envelhecimento precoce;
  • Fortalecer o sistema imunológico.

O suplemento alimentar de silício orgânico tem muitos benefícios para a saúde por ter ação antioxidante, além de estimular a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, que são fundamentais para manter o bom funcionamento da pele, ossos e articulações.

Apesar de todos os benefícios do silício orgânico, este suplemento, como qualquer outro, só deve ser tomado com aconselhamento do médico ou de um nutricionista.

Como usar

As cápsulas dos suplementos de silício orgânico devem ser tomadas por via oral, com um copo de água, de preferência de manhã, antes do café da manhã, sendo que as doses normalmente recomendadas dependem do laboratório que produz as cápsulas e inclui:

  • Nouve silício orgânico: a dose recomendada é de 1 a 2 cápsulas por dia, ou conforme orientação médica;
  • BioSil: a dose recomendada é de 1 cápsula de 520 mg de silício orgânico por dia, ou conforme orientação médica.

O uso do silício orgânico deve ser sempre indicado por um médico ou nutricionista que podem orientar as doses e o tempo de tratamento de forma individualizada de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Além disso, o silício orgânico pode ser encontrado em alguns alimentos como maçã, laranja, manga, banana, repolho cru, pepino, abóbora, frutos secos, cereais e peixes, por exemplo, devendo-se seguir as orientações do nutricionista para consumir a quantidade de silício orgânico de acordo com as necessidades individuais. Confira os principais alimentos ricos em silício orgânico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do silício orgânico ainda não são conhecidos, por isso, o seu uso deve ser feito somente com orientação médica ou de um nutricionista.

Quem não deve usar

O silício orgânico não deve ser usado por crianças ou por pessoas com alergia aos componentes presentes na formulação e não é aconselhado para pessoas com problemas renais.

Além disso, mulheres grávidas ou em amamentação, só devem fazer uso do silício orgânico se recomendado pelo médico, uma vez que ainda não se sabe se o suplemento é seguro na gravidez ou lactação.