Reishi vermelho: para que serve o cogumelo e como consumir

Evidência científica

O Reishi vermelho, também conhecido como reishi, ling chih ou ling zhi, é um cogumelo que pode ser indicado para fortalecer o sistema imunológico, aumentar a disposição e melhorar o sono.

Os possíveis benefícios do reishi (Ganoderma lucidum) para a saúde acontecem devido à presença de compostos bioativos com ações medicinais, como alcaloides, triterpenos e polissacarídeos.

Leia também: Cogumelo: o que é, tipos, benefícios e como consumir tuasaude.com/beneficios-dos-cogumelos

O Reishi vermelho pode ser consumido em sopas e refogados ou na forma de suplementos em pó, cápsulas ou líquido. No entanto, ainda não existem estudos científicos que comprovem os possíveis benefícios do reishi vermelho para a saúde.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o reishi vermelho

As possíveis indicações do reishi vermelho são:

  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Aumentar a disposição;
  • Tratar o colesterol alto;
  • Ajudar na prevenção e tratamento de câncer;
  • Manter o bom funcionamento do fígado e dos rins;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Ajudar a controlar a pressão arterial.

No entanto, é importante lembrar que ainda não existem evidências científicas que comprovem os possíveis benefícios medicinais do cogumelo reishi vermelho para a saúde.

Como consumir

O reishi vermelho pode ser consumido em refogados e sopas, por exemplo. No entanto este cogumelo possui um gosto amargo e uma textura muito endurecida.

O reishi também é encontrado na forma de suplementos em pó, líquido ou em cápsulas, sendo geralmente usado em doses de 1,4 a 5,4 g diárias, que podem ser divididas em 3 doses e tomadas por até 1 ano.

No entanto, a dosagem de cogumelo reishi deve ser consumida de preferência sob a indicação e orientação do médico ou outro profissional de saúde especializado em plantas medicinais.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais do cogumelo reishi são tontura, boca seca, coceira, náusea, dor de estômago e erupções na pele.

Já o consumo de elevadas do reishi vermelho podem causar suor excessivo, aumento no volume de urina, insônia e intoxicação no fígado.

Quem não pode consumir

O reishi vermelho não deve ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pois ainda não existem estudos que comprovem a segurança deste cogumelo nestas fases.

Pessoas que usam suplementos ou medicamentos anticoagulantes, para tratar pressão alta ou diabetes, devem sempre conversar com o médico antes de consumir o reishi vermelho.

Além disso, altas doses do cogumelo reishi podem aumentar o risco de sangramento durante as cirurgias. Por isso, é recomendado interromper o consumo do reishi pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia.