Quitosana: o que é, para que serve e como tomar

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
outubro 2021

A quitosana é um suplemento natural feito com as cascas de crustáceos, como camarão, caranguejo e lagosta e que, por ser rico em fibras, forma um gel no estômago ao ser ingerido, prolongando a saciedade e podendo ajudar no emagrecimento.

Além disso, a quitosana também ajuda a regular os níveis de triglicerídeos e colesterol “ruim” LDL no sangue, pois as fibras do suplemento ajudam a diminuir a absorção da gordura dos alimentos, evitando problemas como aterosclerose e infarto. Saiba como as fibras ajudam a regular os níveis de colesterol.

A quitosana pode ser encontrada em lojas de produtos naturais na forma de cápsulas e a dosagem varia de acordo com a marca e a quantidade de cápsulas na embalagem. No entanto, por possuir alguns efeitos colaterais e contraindicações, a quitosana só deve ser consumida sob orientação de um médico ou nutricionista.

Os principais benefícios da quitosana para a saúde incluem:

1. Pode ajudar no emagrecimento

As fibras da quitosana também formam um gel no estômago, diminuindo a absorção de gordura, fazendo com que sejam eliminadas pelas fezes, o que pode contribuir para a perda de peso.

Além disso, as fibras presentes em grandes quantidades na quitosana, ajudam a prolongar a saciedade, o que pode ajudar no emagrecimento. No entanto, para que a perda de peso seja possível, é importante também manter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

2. Controlar e prevenir a diabetes

Por ser um suplemento rico em fibras, a quitosana ajuda a equilibrar os níveis de açúcar e de insulina no sangue, controlando e prevenindo a diabetes.

3. Prevenir a prisão de ventre

A quitosana é um suplemento rico em polissacarídeos, um tipo de fibra importante para a formação do bolo fecal, ajudando a combater e prevenir a prisão de ventre. Conheça outros alimentos ricos em fibra que ajudam a prevenir a prisão de ventre.

4. Ajudar na cicatrização de feridas

A quitosana estimula a coagulação do sangue, facilitando a cicatrização de feridas. Além disso, o suplemento também possui atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento de microrganismos que podem causar inflamações.

5. Regular os níveis de triglicerídeos e colesterol “ruim”

As fibras da quitosana formam um tipo de gel no estômago que absorvem a gordura dos alimentos e levam para o intestino, eliminando-as pelas fezes, ajudando a regular os níveis de triglicerídeos e colesterol “ruim” LDL no sangue, prevenindo doenças, como aterosclerose e infarto.

Como usar a quitosana

Normalmente a recomendação de quitosana é de 3 g do suplemento por dia, que pode ser ingerido antes das refeições principais, com um copo de água.

No entanto, a dosagem do suplemento varia de acordo com a marca e os objetivos do tratamento, sendo importante sempre consultar um médico ou nutricionista antes de usar a quitosana.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo excessivo de quitosana pode diminuir a absorção de vitaminas e minerais essenciais para o organismo. Além disso, a quitosana também pode ainda causar prisão de ventre, gases e náusea.

Em pessoas alérgicas a frutos do mar, a quitosana pode causar reações alérgicas simples, como coceira e vermelhidão na pele, e dor abdominal, e, em casos mais graves, pode causar choque anafilático, que é uma reação alérgica grave com sintomas como lábios e línguas inchados e dificuldade para respirar. Saiba o que é e como tratar o choque anafilático.

Quem não deve usar

A quitosana não deve ser usada por pessoas alérgicas a frutos do mar ou a qualquer componente da fórmula.

Além disso, a quitosana também não deve ser consumida por pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes, por crianças menores de 12 anos, por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em outubro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em outubro de 2021.

Bibliografia

  • V, R Trivedi et al. Single-blind, placebo controlled randomised clinical study of chitosan for body weight reduction. Nutrition Journal. Vol.15. 3.ed; 1-12, 2015
  • ANVISA. Alegações de propriedade funcional aprovadas- quitosana. 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/legislacao-1/biblioteca-de-normas-vinhos-e-bebidas/alegacoes-de-propriedade-funcional-aprovadas_anvisa.pdf>. Acesso em 26 out 2021
Mostrar bibliografia completa
  • INSTITUTO FEDERAL DO SERGIPE. Membranas de Quitosana e Quercetina para Aplicação em Ulcerações Epiteliais Desenvolvimento e Caracterização.. 2019. Disponível em: <http://www.ifs.edu.br/images/EDIFS/ebooks/2019.2/E-Book_-_Membranas_de_quitosana_e_quercetina.pdf>. Acesso em 26 out 2021
  • HUANG, Haohai et al. Lipid-Modifying Effects of Chitosan Supplementation in Humans: A Pooled Analysis with Trial Sequential Analysis. Molecular Nutrition and Food Research . Vol.62. 8.ed; 2018
  • MORARU, Cristina et al. A Meta-Analysis on Randomised Controlled Clinical Trials Evaluating the Effect of the Dietary Supplement Chitosan on Weight Loss, Lipid Parameters and Blood Pressure. Medicina (Kaunas). Vol.54. 6.ed; 1-15, 2018
  • BAHJIRI Suhad; ALSHEIKH Lubna et al. Effect of Supplementation With Chitosan on Weight, Cardiometabolic, and Other Risk Indices in Wistar Rats Fed Normal and High-Fat/High-Cholesterol Diets Ad Libitum. Nutrition and metabolic insights. 10. 2017
  • SANDEEP, Ambore e tal.. A brief overview on chitosan applications. Indo American Journal of Pharmaceutical Research. 3. 12; 1564-1573, 2013
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Como saber o Melhor Suplemento para você

    03:58 | 30474 visualizações
  • 4 SUPLEMENTOS INFALÍVEIS PARA DIMINUIR A FOME

    03:46 | 633007 visualizações
  • Emagrecer com Saúde

    03:12 | 436840 visualizações