Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como escolher o melhor creme contra Rugas

Para comprar um bom creme antirrugas deve-se ler o rótulo do produto procurando por ingredientes como os Fatores de Crescimento, Ácido hialurônico, Vitamina C e Retinol porque estes são fundamentais para manter a pele firme, sem rugas, hidratada e combater as manchas que surgem devido a exposição solar.

Os cremes antirrugas quando usados diariamente, a partir dos 30 anos de idade, tem excelentes resultados na firmeza e beleza da pele desde que eles tenham os ingredientes que facilitam a formação de novas células, novos vasos sanguíneos e novas fibras de colágeno e elastina, que dão firmeza e sustentação à pele.

Como escolher o melhor creme contra Rugas

Assim, para comprar um bom creme antirrugas deve-se ler o rótulo do produto e saber exatamente do que a sua pele está precisando. Veja:

Que ingredientes procurar no rótulo

Para ter certeza que está fazendo uma boa compra deve ler o rótulo do produto e buscar os seguintes ingredientes:

  • Fator de crescimento Epidermal (EGF): Renova as células, cria novas fibras de colágeno e elastina, reduzindo e prevenindo a formação de rugas
  • Fator de crescimento Insulínico (IGF): Promove a criação de novas fibras de colágeno e elastina, diminui as rugas e aumenta a firmeza da pele
  • Fator de crescimento Fibrobástico (a FGF ou b FGF): Promove a criação de novas fibras de fibroblasto, excelente na cicatrização da pele depois do peeling, por exemplo
  • Fator de Crescimento Vascular Endotelial (VEGF): Promove a formação de novos vasos sanguíneos, essencial para nutrir as novas células, regenerando e firmando a pele
  • Fator de crescimento de Transformação: Estimula a produção da matriz celular, prevenindo a fibrose  
  • Ácido hialurônico: Hidrata profundamente a pele, atraindo moléculas de água para a pele
  • Vitamina C: Estimula a síntese de colágeno, é antioxidante, protege a pele do sol, ajuda a cicatrizar e clareia olheiras e manchas escuras
  • Retinol: Estimula a formação de colágeno, proporcionando uma pele mais firme e melhorando a irrigação sanguínea facial, ao mesmo tempo que suaviza as rugas
  • DMAE (dimethylaminoethanol lactate): Promove a renovação das células, aumentando os níveis de ceramidas, e tem efeito clareador
  • Vitamina E:  Ajuda na cicatrização, reduz o danos provocados pelo sol e pela diminuição da elastina
  • Matryxil Sinthe 6: Ideal para preencher as rugas, uniformiza a pele e estimula a síntese de colágeno
  • Proteção solar: Para proteger a pele dos efeitos dos raios UV que favorecem a formação das rugas

O dermatologista ou fisioterapeuta especialista em estética poderão indicar pessoalmente qual o melhor produto para cada pessoa, depois de observar algumas características como idade, presença de rugas ou linhas de expressão, tipos de rugas, hábito de usar creme diariamente ou não, tom da pele e presença de manchas ou olheiras, por exemplo.

Os cremes para rugas que contém neurotoxinas como o Ageless, contém Argireline, não são recomendados como único tratamento contra rugas porque tem ação paralisante, impedindo a correta contração muscular, o que inicialmente pode parecer que melhora as rugas, num efeito Cinderela, na verdade deixa a pele ainda mais flácida e frágil à longo prazo. Além disso, seu efeito vai diminuindo e dura no máximo 6 horas, sendo necessário reaplicar o produto várias vezes ao dia.

Como aplicar o creme antirrugas corretamente

Como escolher o melhor creme contra Rugas

Aplicar o creme antirrugas corretamente é fundamental para que tenha o efeito esperado. Para isso, é recomendado seguir estes passos:

  1. Lavar o rosto com água e sabonete hidratante, ou limpar a pele com um produto de limpeza hidratante e um pedacinho de algodão
  2. Aplicar um creme hidratante facial com proteção solar em todo rosto, pescoço e colo;
  3. Aplicar o creme de cotorno dos olhos, começando pelo canto interno do olho indo em direção ao final de cada sobrancelha. Depois com movimentos em espiral insistir na regiãos dos 'pés de galinha'
  4. Aplicar o creme diretamente nas rugas ou linhas de expressão, com movimentos circulares por toda ruga, de baixo para cima e depois com movimento de 'abertura', como se estivesse tentando fazer a ruga desaparecer;
  5. Aplicar o creme clareador nas áreas mais escuras como sardas, pintas e olheiras. 

A quantidade do creme que se deve colocar em cada região é pequena, com cerca de 1 gotinha do tamanho de 1 ervilha em cada área.

Se desejar passar maquiagem esta deve ser aplicada por cima de todos estes cremes.

Porque usar cremes em diferentes áreas do rosto

É necessário usar diferentes cremes, usando um somente para a área dos olhos, outro somente em cima das rugas e e um creme geral para as outras áreas como testa, queixo e bochechas porque cada uma destas partes do rosto precisa de um tratamento diferente.

Usar o creme para os olhos em todo rosto pode ser um desperdício de produto, mas usar um creme hidratante para o corpo em todo rosto, pode não ter nenhum efeito no combate as rugas e linhas de expressão. Saiba o que cada área realmente precisa:

Ao redor dos olhos

Ao redor dos olhos a pele é mais fina e tende a ficar com os famosos 'pés de galinha' porque é comum a contração destes músculos para tentar proteger os olhos do sol ou para forçar a vista para ver melhor. Assim esta é uma das primeiras regiões a ficar com a pele flácida e com rugas.

  • Usar: Cremes com filtro solar, mas específicos para os olhos que tenham fator de crescimento que garantem a formação de células que conferem firmeza e elasticidade à pele. 

Nas linhas de expressão:

Estas surgem ao redor do sorriso depois de uma boa gargalhada e podem ser mais facilmente vistas ao acordar depois de uma noite de pouco descanso. Também é comum seu surgimento entre as sobrancelhas, depois de tentar proteger os olhos do sol, sem óculos de sol, mas desaparecem ao esticar a pele.

  • Usar: Creme com filtro solar, ácido hialurônico e DMAE
Como escolher o melhor creme contra Rugas

Nas rugas vincadas:

As rugas mais profundas, que não desaparecem ao tentar esticar a pele, geralmente surgem após os 45 anos, mas pode surgir antes em pessoas que não usam cremes hidratantes e que se expõe no sol de forma frequente, sem proteção solar.

  • Usar: Cremes antiidade com fatores de crescimento que possam preencher as rugas, tornando a pele mais firme e uniforme.

Nas olheiras, áreas mais escuras, manchas ou sardas:

Estas áreas precisam de clareamento e proteção solar para evitar que fiquem ainda mais escuras.

  • Usar: Creme com filtro solar e produtos com ação clareadora da pele como vitamina C ou DMAE. 

Um outro cuidado importante é observar se o creme é para usar de dia ou a noite, porque o tempo de ação dos produtos noturnos são maiores e podem atuar durante todo o sono, quando não há tanta contração dos músculos da face. Os cremes para usar durante o dia geralmente possuem proteção solar.

Outros tratamentos antirrugas

Na fisioterapia estética existem diversas técnicas que podem ser usadas com massagens específicas, tracionamento, mobilização da fáscia e liberação miofascial além de equipamentos como laser e a radiofrequencia que tem excelentes resultados no combate as rugas, com efeito lifting, adiando a necessidade de uso de botox ou cirurgia plástica.

As sessões duram cerca de meia hora e podem ser realizadas 1 vez por semana e os resultados são cumulativos, mas os efeitos podem ser vistos logo no final da primeira sessão.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...