7 melhores cremes para rugas (e como usar)

Atualizado em julho 2023

Os melhores cremes para rugas são aqueles que possuem ácido hialurônico, retinol, ácido glicólico ou vitamina C na sua composição, pois agem hidratando profundamente a pele, promovendo a renovação celular e preenchendo as rugas.

A aplicação de cremes antirrugas normalmente não provoca efeitos colaterais, porém, em algumas pessoas, pode surgir uma reação alérgica, levando a sintomas como pele avermelhada ou coceira e, nesses casos, deve suspender a sua aplicação e consultar o dermatologista.

Além disso, é importante consultar o dermatologista de forma que as características da pele e das rugas sejam avaliadas, de forma a ser indicado o melhor creme antirrugas, pois variam de acordo com o tipo de ruga e idade. Saiba identificar os diferentes tipos de ruga.

Imagem ilustrativa número 1

Melhores cremes para rugas

Os cremes para rugas que são considerados melhores, devem conter as seguintes substâncias:

1. Ácido hialurônico

O creme ou sérum de ácido hialurônico é uma excelente opção para combater as rugas, flacidez da pele e deixar o rosto mais firme, promovendo o rejuvenescimento da pele, pois hidrata profundamente a pele, promove a renovação celular e estimula a produção de colágeno, além de deixá-la mais macia e suave.

Esse creme reduz as rugas profundas, restaura o volume da pele, melhora a aparência dos olhos fundos e preenche linhas de expressão. Veja outros benefícios do ácido hialurônico.

Como usar: aplicar uma fina camada em todas as rugas, ou áreas onde elas podem aparecer, como testa, entre as sobrancelhas, entre o nariz e a boca e cantos dos olhos. Aplicar sempre à noite, antes de dormir.

Lavar o rosto pela manhã e aplicar creme protetor solar para não manchar a pele. Geralmente seu uso é bem tolerado não tendo graves efeitos colaterais.

2. Retinol

O creme antirrugas com retinol é excelente para combater as rugas é uma forma de vitamina A, que estimula a renovação celular e a esfoliação da pele, reduz linhas de expressão ou rugas finas, além de estimular a produção de colágeno.

Além disso, o retinol estimula a produção de novos vasos sanguíneos, o que ajuda a uniformizar o tom da pele e combater as marcas deixadas pelas espinhas.

O retinol pode ser encontrado na forma de creme, sérum ou até máscara facial.

Como usar: aplicar uma fina camada do creme de retinol, antes de dormir, em dias alternados nas primeiras 2 semanas de uso. Após esse período, pode-se aplicar 2 dias seguidos e pular 1, caso nas primeiras semanas não ocorra nenhuma irritação na pele, como ardência, sensação de queimação, ressecamento, coceira e descamação da pele.

O creme com retinol não deve ser usado em caso de gestantes ou mulheres amamentando.

3. Ácido glicólico

O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido que faz uma esfoliação da pele e ajuda a renovar a camada mais externa da pele, retirando as células mortas, tornando a pele mais sedosa, macia e sem rugas, sendo uma excelente opção para combater as rugas do rosto, colo e pescoço.

Esse ácido pode ser usado em todo tipo de pele a partir dos 20 anos de idade, desde que não haja espinhas abertas, e que a pele esteja íntegra.

Como usar: aplicar 10 gotas de ácido glicólico concentrado, espalhar nas mãos e aplicar no rosto, à noite, antes de dormir. Não é necessário massagear, somente aplicar suavemente na pele, até que seja totalmente absorvido.

Ao usar alguns destes creme com ácidos não deve usar nenhum outro tipo de esfoliante no rosto, nem medicamentos fotossensibilizantes, cosméticos que ressecam a pele, cremes contra acne contendo peróxido de benzoíla, resorcinol, ácido salicílico ou enxofre, por exemplo.

4. Vitamina C

Os creme contendo vitamina C também ajuda a minimizar as rugas e linhas de expressão, pois estimula a produção de colágeno pela pele, além de ter ação antioxidante que evita os danos na pele causados pelo sol.

Além disso, esse creme ou sérum aumenta a hidratação da pele, reduz a vermelhidão e deixa a pele mais firme e saudável, podendo ser usado por todos os tipos de pele.

Como usar: pode-se aplicar uma fina camada no rosto pela manhã diariamente e passar o protetor solar em seguida. Veja como escolher o creme com vitamina C.

5. Resveratrol

O resveratrol é um polifenol que ajuda a regenerar a pele e prevenir seu envelhecimento da pele causado pelos raios UV do sol e o surgimento de rugas.

Além disso, também estimula a produção de colágeno, o que ajuda a reduzir as rugas.

Como usar: deve-se passar uma fina camada na pele pela manhã ou à noite, o que depende da formulação do creme, como creme para uso de dia ou creme noturno.

6. Bakuchiol

O bakuchiol é um derivado natural do retinol que promove a regeneração celular e aumenta a produção de colágeno, sendo uma alternativa natural para minimizar ou prevenir rugas.

Além disso, o creme antissinais com bakuchiol hidrata a pele e fortalece a barreira de proteção natural, suavizando rugas e linhas de expressão, podendo ser usado até por peles mais sensíveis.

Como usar: deve-se aplicar uma fina camada do creme no rosto após lavá-lo, pela manhã e à noite, massageando até completa absorção.

7. Matrixyl

O matrixyl é um peptídeo sintético que promove a produção de colágeno e elastina, prevenindo o surgimento de rugas ou reparando as rugas profundas na pele.

O creme antissinais com matrixyl também hidrata a pele e deixa a pele mais firme, sendo que os efeitos podem ser notados após 2 meses de uso.

Como usar: aplicar o creme sobre a pele, massageando suavemente até que seja completamente absorvido.

Como aplicar o creme antirrugas corretamente

Aplicar o creme antirrugas corretamente é fundamental para que tenha o efeito esperado, para isso, é recomendado seguir estes passos:

  1. Lavar o rosto com água e sabonete hidratante, ou limpar a pele com um produto de limpeza hidratante e um pedacinho de algodão;
  2. Aplicar um creme hidratante facial com proteção solar em todo rosto, pescoço e colo;
  3. Aplicar o creme de contorno dos olhos, começando pelo canto interno do olho indo em direção ao final de cada sobrancelha. Depois com movimentos em espiral insistir na regiões dos 'pés de galinha';
  4. Aplicar o creme diretamente nas rugas ou linhas de expressão, com movimentos circulares por toda ruga, de baixo para cima e depois com movimento de 'abertura', como se estivesse tentando fazer a ruga desaparecer;
  5. Aplicar o creme clareador nas áreas mais escuras como sardas, pintas e olheiras.

A quantidade do creme que se deve colocar em cada região é pequena, com cerca de 1 gotinha do tamanho de 1 ervilha em cada área.

Se desejar passar maquiagem esta deve ser aplicada por cima de todos estes cremes.

Como usar cremes em diferentes áreas do rosto

É necessário usar diferentes cremes, usando um somente para a área dos olhos, outro somente em cima das rugas e e um creme geral para as outras áreas como testa, queixo e bochechas porque cada uma destas partes do rosto precisa de um tratamento diferente.

1. Creme ao redor dos olhos

Ao redor dos olhos a pele é mais fina e tende a ficar com os famosos 'pés de galinha' porque é comum a contração destes músculos para tentar proteger os olhos do sol ou para forçar a vista para ver melhor. Assim esta é uma das primeiras regiões a ficar com a pele flácida e com rugas.

Desta forma, o mais indicado é usar cremes com filtro solar, mas específicos para os olhos que tenham fator de crescimento que garantem a formação de células que conferem firmeza e elasticidade à pele.

2. Creme nas linhas de expressão

As linhas de expressão surgem ao redor do sorriso depois de uma boa gargalhada e podem ser mais facilmente vistas ao acordar depois de uma noite de pouco descanso. Também é comum seu surgimento entre as sobrancelhas, depois de tentar proteger os olhos do sol, sem óculos de sol, mas desaparecem ao esticar a pele.

Os melhores cremes para as linhas de expressão são aqueles com filtro solar e ácido hialurônico.

3. Creme nas rugas vincadas

As rugas mais profundas, que não desaparecem ao tentar esticar a pele, geralmente surgem após os 45 anos, mas pode surgir antes em pessoas que não usam cremes hidratantes e que se expõe no sol de forma frequente, sem proteção solar.

Assim, é recomendado usar cremes anti-idade com fatores de crescimento que possam preencher as rugas, tornando a pele mais firme e uniforme.

4. Creme nas olheiras, áreas mais escuras, manchas ou sardas

Estas áreas precisam de clareamento e proteção solar para evitar que fiquem ainda mais escuras.

Os cremes mais recomendados são aqueles com filtro solar e produtos com ação clareadora da pele como vitamina C.

Um outro cuidado importante é observar se o creme é para usar de dia ou a noite, porque o tempo de ação dos produtos noturnos são maiores e podem atuar durante todo o sono, quando não há tanta contração dos músculos da face. Os cremes para usar durante o dia geralmente possuem proteção solar.

Outros tratamentos para rugas

Alguns tratamentos para ruga são a fisioterapia estética em que podem ser usadas diversas técnicas, como massagens específicas, tracionamento, mobilização da fáscia e liberação miofascial, por exemplo.

Além disso, também podem ser indicados pelo dermatologista tratamentos como laser, radiofrequência, aplicação de botox ou até cirurgia. Veja os principais tratamentos indicados para rugas.