O Puran T4 é um medicamento usado para reposição ou suplementação de hormônios, que pode ser tomado em casos de hipotireoidismo ou quando há falta de TSH na corrente sanguínea.
Este remédio tem na sua composição levotiroxina sódica, que é um hormônio normalmente produzido pelo organismo, pela glândula tireoide, e que age suprindo a deficiência desse hormônio no organismo.
O Puran T4 pode ser comprado em farmácias, mediante apresentação de receita médica.

Para que serve
O Puran T4 é indicado para repor hormônios em casos de hipotireoidismo ou de supressão do hormônio TSH da hipófise, que é um hormônio estimulante da tireoide, em adultos e crianças. Saiba o que é o hipotireoidismo e como identificar os sintomas.
Além disso, este medicamento também pode ser usado para ajudar no diagnóstico do hipertireoidismo ou de glândula tireoide autônoma, quando pedido pelo médico.
Como usar
O Puran T4 está disponível nas doses 12.5, 25, 37.5, 50, 62.5, 75, 88, 100, 112, 125, 150, 175, 200 e 300, que variam de acordo com o grau de hipotireoidismo, a idade da pessoa e a tolerabilidade individual.
Os comprimidos de Puran T4 devem ser tomados com o estômago vazio, sempre 1 hora antes ou 2 horas após o café da manhã.
A dose recomendada e a duração do tratamento com Puran T4 devem ser indicadas pelo médico, que poderá alterar a dose durante o tratamento, o que vai depender da resposta de cada paciente ao tratamento.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o Purat T4 são palpitações, insônia, nervosismo, dor de cabeça e, com o avançar do tratamento e hipertireoidismo.
Quem não deve usar
Este medicamento não deve ser usado em pessoas com insuficiência da glândula supra-renal ou com alergia a algum dos componentes da fórmula.
Além disso, em casos de mulheres grávidas ou a amamentar, em caso de alguma doença do coração, como angina ou infarto, hipertensão, falta de apetite, tuberculose, asma ou diabetes ou se a pessoa estiver em tratamento com anticoagulantes, deve falar com o médico antes de iniciar o tratamento com este medicamento.