Puran T4 (levotiroxina): para que serve e como tomar

Atualizado em junho 2023

O Puran T4 é um remédio que contém levotiroxina sódica na sua composição, indicado para o tratamento do hipotireoidismo ou quando existe falta de TSH no corpo, pois é capaz de repor os hormônios que normalmente são produzidos pela glândula tireoide, permitindo, assim, manter seus níveis no sangue em valores normais.

A levotiroxina sódica é um hormônio normalmente produzido pelo organismo, pela glândula tireoide, no entanto, nos casos de hipotireoidismo, a tireoide produz menos hormônios. Desta forma, esse remédio é capaz de suprir a deficiência dos hormônios tireoidianos.

O Puran T4 pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, em diferentes doses, e deve ser usado com indicação do endocrinologista, sendo vendido mediate apresentação de receita médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Puran T4 é indicado para repor suplementar os hormônios da tireoide, nos seguintes casos:

  • Hipotireoidismo em crianças, adultos ou idosos;
  • Hipotireoidismo primário causado por alteração do funcionamento da tireoide;
  • Atrofia primária da tireoide;
  • Retirada total ou parcial da glândula tireoide, com ou sem bócio;
  • Hipotireoidismo hipofisário ou hipotalâmico.

Além disso, este remédio também pode ser indicado para o diagnóstico do hipertireoidismo ou de glândula tireoide autônoma, quando indicado pelo médico.

O Puran T4 deve ser usado com indicação do endocrinologista, geralmente iniciando com doses baixas que devem ser adaptadas de forma individualizada pelo médico de acordo com os exames de sangue que medem os hormônios da tireoide. Veja os principais exames para tireoide.

Se deseja o acompanhamento de um endocrinologista, marque uma consulta na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Endocrinologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como tomar

O Puran T4 está disponível nas doses 12.5, 25, 37.5, 50, 62.5, 75, 88, 100, 112, 125, 150, 175, 200 e 300 mcg, sendo que o comprimido deve ser tomado com o estômago vazio, sempre 1 hora antes ou 2 horas após o café da manhã.

A posologia do Puran T4 para adultos varia de acordo com a condição a ser tratada e inclui:

  • Hipotireoidismo (tratamento inicial): a dose inicial do Puran T4 geralmente é de 1 comprimido de 50 mcg, 1 vez por dia. Essa dose pode ser aumentada pelo médico em incrementos de 25 mcg, a cada 2 a 3 semanas, até que o tratamento tenha o resultado esperado;
  • Hipotireoidismo (tratamento de manutenção): a dose de manutenção recomendada é de 75 mcg a 125 mcg, 1 vez por dia. Em alguns casos, de pessoas que apresentam má absorção, o médico pode aumentar a dose para até 200 mcg por dia;
  • Supressão do TSH (câncer de tireoide), nódulos na tireoide ou bócio: 2,6 mcg por Kg de peso corporal por dia, durante 7 a 10 dias.

A dose do Puran T4 podem ser alteradas pelo médico durante o tratamento, o que vai depender da resposta de cada pessoa ao tratamento.

Para crianças, as doses devem ser calculadas pelo pediatra, de acordo com o peso corporal e quantidade de hormônios da tireoide nos resultados de exames de sangue.

Caso a criança tenha dificuldade em engolir o comprimido, pode-se triturá-lo e dissolver em um pouco de água, e dar à criança usando um conta gotas ou uma colher. O comprimido triturado também pode ser adicionado em sucos ou cereais, por exemplo.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Purat T4 são palpitações, insônia, nervosismo, dor de cabeça perda de peso, menstruação irregular, cãibras nas pernas, fraqueza ou dor muscular.

Além disso, doses altas do Puran T4 ou o avançar do tratamento, podem causar hipertireoidismo, principalmente nos pacientes mais idosos, que podem ser mais sensíveis aos efeitos do medicamento. Saiba identificar os sintomas de hipertireoidismo.

O Puran T4 também pode causar efeitos colaterais mais graves, como dor no peito que pode irradiar para o ombro ou mandíbula, batimentos cardíacos irregulares ou rápidos ou falta de ar. Nesses casos deve-se ir ao pronto-socorro imediatamente.

Quem não deve usar

O Puran T4 não deve ser usado por pessoas que tenham insuficiência da glândula suprarrenal descompensada, infarto do miocárdio recente, hipertireoidismo ou tireotoxicose não tratados, ou nos casos de alergia a algum dos componentes da fórmula.

Durante a gravidez ou amamentação, o Puran T4 só deve ser usado se recomendado pelo médico.

O Puran T4 também deve ser usado com cautela em pessoas com doenças cardiovasculares, como angina, insuficiência cardíaca ou pressão alta, ou por pessoas que usam anticoagulantes, ou tenham epilepsia.

Vídeos relacionados