O que fazer após uma facada

O cuidado mais importante após uma facada é evitar retirar a faca ou qualquer objeto que ainda esteja inserido no corpo, pois existe um elevado risco de piorar a hemorragia ou causar mais lesões nos órgãos internos.

Assim, quando alguém é esfaqueado, o que se deve fazer é:

  1. Não retirar a faca ou outro objeto que esteja inserido no corpo;
  2. Fazer pressão ao redor da ferida com um pano limpo, para tentar parar o sangramento. Se possível deve-se usar luvas para não entrar em contato direto com o sangue;
  3. Chamar imediatamente ajuda médica, ligando para o 192.

Se durante o período em que a ambulância não chega, a pessoa ficar muito pálida, com frio ou tonta, deve-se deitá-la e tentar elevar as pernas acima do nível do coração, para que o sangue consiga chegar mais facilmente ao cérebro.

No entanto, isso também pode aumentar o sangramento da ferida e, por isso, é muito importante manter a pressão ao redor da ferida, pelo menos até a chegada da equipe médica.

Além disso, caso a pessoa tenha sido esfaqueada mais do que uma vez, deve-se tratar primeiro da ferida que estiver sangrando mais, para tentar parar uma hemorragia que possa colocar a vida em perigo.

O que fazer se a faca já foi retirada

No caso de a faca já ter sido retirada do corpo, o que se deve fazer é aplicar pressão sobre a ferida com um pano limpo, para tentar parar a hemorragia até à chegada da ajuda médica.

O que fazer se a pessoa deixar de respirar

Caso a pessoa esfaqueada deixe de respirar deve-se avaliar se existe alguma hemorragia que não esteja parando de sangrar. Se existir, deve-se manter pressão sobre o local para evitar que o sangue continue saindo.

Porém, se não existir nenhuma ferida sangrando intensamente, deve-se começar o suporte básico de vida com massagem cardíaca, que deve ser mantida até que a pessoa volte a respirar, até que a ajuda médica chegue ou até a exaustão. Veja o passo a passo para fazer uma massagem cardíaca corretamente.

Se existir outra pessoa disponível deve-se pedir para que mantenha a pressão sobre a ferida enquanto se faz as compressões, para evitar que o sangue saia pela ferida.

Como tratar da ferida da facada

Após a hemorragia e a lesão em órgãos internos, a infecção é uma das principais causas de morte em pessoas esfaqueadas. Por esse motivo, caso o sangramento tenha parado, após se aplicar pressão no local, é muito importante cuidar da ferida. Para isso, deve-se:

  • Retirar qualquer tipo de sujeira que esteja perto da ferida;
  • Lavar a ferida com soro fisiológico, para retirar o excesso de sangue;
  • Cobrir a ferida com uma compressa esterilizada.

Durante o cuidado à ferida é muito importante, se possível, utilizar luvas não apenas para evitar transmitir bactérias para a ferida, mas também para se proteger do contato com o sangue. Veja como fazer um curativo corretamente.

Mesmo após parar o sangramento e fazer o curativo da ferida é muito importante ir ao hospital, para avaliar se existe algum órgão importante afetado e se é necessário iniciar o uso de um antibiótico, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • FIRST AID FOR LIFE. How to help someone who has been stabbed or is seriously bleeding. Disponível em: <https://firstaidforlife.org.uk/knife-crime-serious-bleeding/>. Acesso em 02 Ago 2021
  • BRITISH RED CROSS. How to help someone who's been stabbed. Disponível em: <https://www.redcross.org.uk/stories/health-and-social-care/first-aid/how-to-help-someone-whos-been-stabbed>. Acesso em 02 Ago 2021
Mais sobre este assunto: