O que fazer após mordida de cachorro (ou gato)

Atualizado em junho 2023
  1. O que fazer
  2. Doenças relacionadas
  3. Marcar Consulta

Após a mordida de cachorro ou gato é recomendado lavar o local da mordida com água corrente e sabão, pressionar a ferida com uma compressa ou pano limpo para parar o sangramento e procurar um hospital.

Estes cuidados são importantes para evitar a infecção do local da mordida, pois a boca destes animais normalmente contém bactérias e outros microrganismos que podem causar infecções e doenças graves, como a raiva. Confira o que é raiva e seus sintomas.

Além de tratar do ferimento, é comum o médico indicar também o uso de antibióticos, a vacina contra o tétano e/ou antirrábica em alguns casos, especialmente quando não se pode observar o animal por alguns dias.

Imagem ilustrativa número 1

O que fazer

Em caso de mordida de cachorro ou gato deve-se:

  1. Parar o sangramento, utilizando uma compressa ou pano limpo e fazendo ligeira pressão sobre o local durante alguns minutos;
  2. Lavar o local da mordida com água corrente e sabão, mesmo que a ferida não tenha sangrando, pois remove bactérias e vírus que podem causar doenças graves;
  3. Ir ao hospital levando o boletim de vacinas, pois pode ser necessário repetir a vacina contra o tétano e/ou fazer a vacina para prevenir a raiva.

Assista a estes passos no vídeo seguinte:

youtube image - O que fazer em caso de MORDIDA

Além disso, após a mordida de cachorro ou gato é indicado manter o animal em observação por 10 dias, caso seja possível, e, se o animal for doméstico, levar ao veterinário para saber se está infectado com raiva. 

A vacina contra raiva, ou antirrábica, normalmente é indicada se não é possível observar o animal por um tempo, o animal já apresentava sintomas de raiva antes do acidente e caso surjam sintomas de raiva ou o animal morra durante o período de observação. Saiba quando tomar a vacina antirrábica.

Doenças causadas pela mordida

Tanto o cachorro quanto o gato possuem naturalmente diversos microrganismos na boca, de forma que após uma mordida é possível que esses agentes infecciosos sejam transmitidos para a pessoa, podendo resultar em infecção. 

As principais doenças que podem ser transmitidas através da mordida de cachorro ou gato são:

  • Raiva, ou hidrofobia, que é uma doença transmitida por um vírus que pode estar presente na saliva do cachorro, principalmente, ou do gato, e que pode atingir o sistema nervoso;
  • Infecção por Capnocytophaga canimorsus, que é uma bactéria que pode ser encontrada na saliva do cachorro e causar febre, vômitos, diarreia, dor nas articulações e aparecimento de lesões em torno da mordida;
  • Esporotricose, que é uma doença causada por um fungo que, apesar de ser mais facilmente encontrado no solo e em plantas, pode também ser transmitido através da mordida ou arranhadura de um gato infectado.

Por isso, é importante que, após a mordida de cachorro ou gato, a pessoa realize a higienização do local e siga as orientações do médico para evitar complicações, como a infecção da ferida ou desenvolvimento de doenças.

Marque consulta com um Clínico Geral perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Distrito Federal

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender