Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer após mordida de cachorro ou gato

Os primeiros socorros em caso de mordida de cachorro ou gato são importantes para evitar o desenvolvimento de infecções no local, pois a boca destes animais normalmente contém um elevado número de bactérias e outros micro-organismos que podem causar infecções e até doenças graves, como a raiva, que afeta o sistema nervoso. Veja quais os sinais desta doença que pode surgir depois de uma mordida.

Assim, se for mordido por um cachorro ou gato deve:

  1. Parar o sangramento, utilizando uma compressa ou pano limpo e fazendo ligeira pressão sobre o local durante alguns minutos;
  2. Lavar imediatamente o local da mordida com água e sabão, mesmo que a ferida não tenha sangrando, pois remove bactérias e vírus que podem causar doenças graves;
  3. Ir ao hospital levando o boletim de vacinas, pois pode ser necessário repetir a vacina contra o tétano.

Além disso, se o animal for doméstico é importante que seja avaliado por um veterinário para saber se está infectado com raiva. Se esse for o caso, a pessoa que sofreu a mordida deve informar o clínico geral para tomar a vacina contra esta doença ou fazer o tratamento com antibióticos, se necessário.

Veja o que fazer se for picado por um animal peçonhento, como aranha, escorpião ou cobra.

O que fazer após mordida de cachorro ou gato

O que fazer se for mordido por outra pessoa

No caso de mordedura por outra pessoa é recomendado seguir as mesmas indicações, pois a boca humana também é um local onde podem ser encontrados diferentes tipos de bactérias e vírus, que podem causar infecções graves.

Assim, após lavar o local com água e sabão, também é importante ir ao pronto-socorro para fazer exames de sangue e avaliar se existe alguma infecção, iniciando o tratamento adequado, que pode ser feito com antibióticos ou vacinas, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...