A primeira menstruação, geralmente entre 10 e 14 anos, indica a transição da infância para a adolescência e o início da fase em que a mulher adquire capacidade reprodutiva.
Também conhecido como menarca, a primeira menstruação é normalmente acompanhada por outros sintomas, como dor na barriga, costas ou pernas, seios doloridos, acnes e mudanças de humor, por exemplo.
Leia também: Menarca: o que é, sintomas, tipos (e quanto tempo dura) tuasaude.com/menarca-precoceEsse momento pode variar de menina para menina e depender de fatores como estilo de vida, alimentação e alterações hormonais. Por isso é importante consultar o ginecologista ao ter a primeira menstruação para receber orientações e esclarecer dúvidas.
Sintomas da primeira menstruação
Os sintomas da primeira menstruação são:
- Dor ou peso na barriga, costas ou pernas;
- Sensação de barriga inchada;
- Seios doloridos ou sensíveis ao toque;
- Acnes podem aparecer ou piorar;
- Sensação de fadiga ou falta de energia;
- Mudanças de humor, devido às alterações hormonais.
Além disso, o sangramento da primeira menstruação pode ser vermelho vivo ou amarronzado, às vezes aparece só como manchas, e nos primeiros anos os ciclos podem ser irregulares, com meses sem menstruar.
Antes da primeira menstruação, o corpo passa por mudanças, como o desenvolvimento dos seios cerca de 2 a 3 anos antes, o estirão de crescimento, o surgimento de pelos pubianos e nas axilas e o alargamento dos quadris.
O que fazer
Após a primeira menstruação, é importante que a menina consulte o ginecologista para que possam ser dadas todas as orientações necessárias relacionadas com a menstruação, sintomas e o que fazer durante o ciclo.
Marque consulta com o ginecologista mais próximo da sua região:
Durante o ciclo menstrual, algumas orientações incluem o uso de absorventes para controlar o fluxo, dando preferência aos absorventes noturnos nos primeiros dias e a troca a cada três horas ou antes.
Além disso, é recomendado manter a higiene íntima usando sabonete neutro e ter sempre absorventes à mão, principalmente perto da data da menstruação. Também é importante acompanhar o ciclo registrando-o em um calendário ou aplicativo. Entenda como funciona o ciclo menstrual.
Para aliviar cólicas e desconfortos, banhos quentes, bolsas de água morna, alongamentos, exercícios leves e, se necessário, medicamentos como ibuprofeno podem ajudar.
A primeira menstruação é um processo natural e faz parte da vida da mulher, não devendo causar preocupação e nem constrangimento na menina.
Dúvidas comuns
Algumas dúvidas comuns da primeira menstruação são:
1. Qual a cor da primeira menstruação?
A cor da primeira menstruação é escura ou marrom, no início, mas também pode ser apresentada como sendo pequenas manchas de cor rosa ou vermelho vivo.
A menstruação mais escura que o normal acontece devido às alterações hormonais e, por isso, não representa qualquer problema de saúde.
2. Qual a quantidade da primeira menstruação?
Na primeira menstruação, o fluxo pode se manifestar como pequenas manchas intermitentes ou começar leve, aumentar ao longo de alguns dias e diminuir novamente próximo ao final do período.
3. Quantos dias dura a primeira menstruação?
A primeira menstruação costuma durar de três a sete dias, embora a duração possa variar de pessoa para pessoa.
4. Depois da primeira menstruação, quando vem a segunda?
Em geral, após 28 a 30 dias do seu fim, haverá uma nova menstruação. No entanto, é normal que as menstruações seguintes demorem mais tempo para descer, já que o organismo da menina ainda está em processo de mudanças hormonais.
5. É possível atrasar a primeira menstruação?
O atraso na primeira menstruação é possível quando a menina tem menos de 9 anos e já apresenta sinais indicativos de que a primeira menstruação está próxima, sendo essa situação também conhecida como menarca precoce. Saiba mais sobre a menarca precoce e o que fazer.
Assim, o endocrinologista pediatra pode indicar algumas medidas que ajudem a atrasar a menarca e a permitir um maior crescimento ósseo.
Normalmente, nessas situações, o médico indica a injeção de hormônios todos os meses até que a menina atinja uma idade em que já não se tem nenhuma vantagem em evitar a vinda da menstruação.