Para que serve a prednisolona (e como tomar)

Prednisolona serve para tratar doenças reumáticas, autoimunes, inflamações nos olhos, alergias graves, insuficiência adrenal e alguns problemas respiratórios, ajudando a aliviar sintomas como dor, inchaço e dificuldade para respirar.

Essa medicação é um corticoide com ação anti-inflamatória e imunossupressora, que ajuda a reduzir inflamações e controlar respostas exageradas do sistema imunológico.

A prednisolona pode ser encontrada em comprimidos, xarope ou solução em gotas, e deve ser usada somente com orientação médica, respeitando a dose e o tempo de tratamento indicados, para garantir eficácia e segurança.

Imagem ilustrativa número 1

Prednisolona para que serve

A prednisolona serve para:

1. Problemas respiratórios

Em alguns problemas respiratórios, como asma grave, rinite alérgica, bronquite alérgica ou crises de doenças pulmonares crônicas, quando os sintomas não melhoram com o tratamento habitual, a prednisolona pode ser indicada.

Em alguns casos, também pode ser usada como complemento em situações de pneumonia por aspiração ou tuberculose, para reduzir a inflamação associada à doença.

Esses problemas respiratórios costumam causar falta de ar, chiado no peito, tosse persistente e desconforto, a prednisolona ajuda a diminuir a inflamação das vias respiratórias, facilitando a respiração e aliviando os sintomas. Veja os sintomas da rinite alérgica. 

Como tomar: Para problemas respiratórios, a prednisolona pode ser utilizada em comprimidos, xarope ou solução em gotas, dependendo da idade, do peso e da gravidade dos sintomas.

A dose inicial em adultos costuma variar de 5 a 60 mg por dia, enquanto em crianças pode variar de 5 a 20 mg por dia, na forma de comprimidos, sendo reduzida gradualmente se o uso se prolongar.

O xarope geralmente é utilizado na ​​mesma dose para adultos, e para crianças e bebês é calculada de acordo com o peso, e dividida em 3 a 4 tomadas diárias. Entenda melhor como tomar a prednisolona.

2. Insuficiência adrenal

A prednisolona serve para o tratamento de problemas hormonais, especialmente aqueles relacionados às glândulas adrenais, que são responsáveis pela produção de hormônios importantes para o funcionamento do organismo.

Leia também: Insuficiência adrenal: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/insuficiencia-adrenal

Entre as condições estão a insuficiência adrenocortical primária ou secundária e hiperplasia adrenal congênita. Nessas situações, o corpo pode não produzir hormônios em quantidade suficiente.

A prednisolona ajuda a regular esses hormônios, o que contribui para aliviar sintomas como cansaço excessivo, fraqueza, mal-estar e alterações na pressão arterial, ajudando o organismo a manter o equilíbrio.

Como tomar: Para tratar insuficiência adrenal, a prednisolona é geralmente usada em comprimidos, pois permite controlar melhor a quantidade de hormônio no organismo.

Normalmente, a dose é individualizada pelo médico de acordo com a gravidade, idade e peso da pessoa, e é dividida em uma ou duas tomadas diárias para imitar a produção natural dos hormônios pelas glândulas adrenais.

3. Doenças das articulações e reumáticas

A prednisolona pode ser usada como um tratamento complementar em doenças reumáticas e inflamatórias que afetam as articulações. 

Essa medicação é indicada em situações como artrite reumatoide, inclusive durante crises mais intensas, espondilite anquilosante, bursite, tenossinovite, inflamações nas articulações após traumas, artrose pós-traumática, além de artrite gotosa aguda e epicondilite.

Leia também: Artrite reumatoide: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/artrite-reumatoide

Essas doenças costumam causar dor, inchaço, rigidez e dificuldade de movimento. A prednisolona ajuda a aliviar os sintomas e melhorar a mobilidade das articulações.

Como tomar: De acordo com a gravidade da inflamação nas articulações, a prednisolona pode ser indicada pelo médico em doses iniciais de 5 a 60 mg por dia para adultos, com redução gradual das doses se o tratamento se prolongar.

4. Doenças autoimunes

No tratamento de doenças autoimunes a prednisolona pode ser usada, como no lúpus eritematoso sistêmico, em que o medicamento ajuda a controlar crises ou manter a doença estável, em casos específicos.

Leia também: 9 doenças autoimunes: principais sintomas e tratamento tuasaude.com/doencas-autoimunes

Além da cardite reumática aguda, que é uma inflamação do coração causada por reações autoimunes.

A prednisolona atua reduzindo a inflamação e a resposta exagerada do sistema imunológico, ajudando a aliviar sintomas como dor, inchaço, fadiga e danos aos órgãos.

Como tomar: Nesses casos, a prednisolona geralmente é usada como tratamento complementar e pode ser administrada em comprimidos ou xarope, de acordo com a idade e o peso da pessoa.

Em adultos, a dose inicial varia de 5 a 60 mg por dia, e em crianças de 5 a 20 mg por dia, em comprimidos. Na forma de xarope a dose pode variar de 0,14 a 2 mg por cada 1 kg de peso da criança por dia.

5. Problemas intensos na pele

A prednisolona pode ser usada em problemas de pele que envolvem inflamação ou reações autoimunes, sendo indicada em condições como dermatite grave que não melhora com outros tratamentos, psoríase intensa e pênfigo.

Essas doenças costumam causar vermelhidão, coceira, inchaço e desconforto, prejudicando o dia a dia. A prednisolona ajuda a diminuir a inflamação e a acalmar o sistema imunológico, aliviando os sintomas e tornando a pele menos irritada.

Como tomar: Para problemas na pele, a prednisolona geralmente é usada em comprimidos, porque permite controlar melhor a resposta do corpo à inflamação, especialmente em crises intensas.

A dose e a duração do tratamento dependem da gravidade da doença, idade, peso e resposta individual, e devem ser sempre definidas pelo médico.

6. Reações alérgicas

A prednisolona serve para reações alérgicas intensas, como alergias graves a medicamentos, picadas de insetos ou alimentos, quando há risco de sintomas, como inchaço, coceira intensa, vermelhidão e dificuldade para respirar.

Nesses casos, o uso do medicamento geralmente faz parte de um tratamento combinado com outros remédios de emergência, sendo indicado procurar atendimento médico imediato ao perceber os primeiros sinais da reação alérgica. Saiba como identificar uma reação alérgica.

Como tomar: O uso da prednisolona é feito com acompanhamento médico, geralmente em hospital, para controlar a reação alérgica de forma segura.

7. Inflamações nos olhos

Alguns casos de inflamações nos olhos, como a uveíte, que é a inflamação do interior do olho, e inflamações oculares associadas ao herpes, podem ser tratados com prednisolona.

Além disso, a prednisolona também ajuda a aliviar os sintomas de desconforto, vermelhidão e inchaço, em casos de ceratite ou úlceras na córnea, entretanto deve ser associado a remédios específicos para combater a infecção principal.

Como tomar: Para inflamações nos olhos, a prednisolona pode ser usada oralmente em comprimidos ou xarope, ou, em casos específicos, na forma de colírio derivado, como acetato de prednisolona, que é um anti-inflamatório ocular.

Entretanto, a forma mais adequada deve ser sempre definida pelo médico, assim como a dose e a duração.

8. Doenças no sangue

Em algumas doenças do sangue, como anemias autoimunes, leucemias e linfomas, a prednisolona ajuda a controlar a inflamação e regular a resposta do sistema imunológico, aliviando sintomas como cansaço, fraqueza e mal-estar.

A prednisolona é usada como parte de um tratamento combinado com outros medicamentos específicos para a doença.

Como tomar: A prednisolona pode ser administrada em comprimidos ou xarope, dependendo da idade e do peso da pessoa, sendo a dose, forma e duração do tratamento definidas pelo médico.

É importante seguir rigorosamente a prescrição médica e não interromper o uso da medicação sozinho.

Para que serve fosfato sódico de prednisolona

O fosfato sódico de prednisolona é uma forma solúvel da prednisolona, disponível em xarope ou solução em gotas, o que facilita o uso para bebês, crianças ou adultos que não conseguem tomar comprimidos.

Prednisolona xarope para que serve?

O xarope de prednisolona é uma forma líquida do corticoide, que serve para reduzir inflamações e controlar reações exageradas do sistema imunológico.

Prednisolona serve para dor de garganta?

A prednisolona não é indicada para tratar dor de garganta isoladamente. A medicação pode ser usada em casos específicos, junto com antibióticos, quando a inflamação causada pelo próprio sistema imunológico piora a infecção.

Leia também: Prednisona serve para dor de garganta? tuasaude.com/medico-responde/prednisona-serve-para-dor-de-garganta

Prednisolona serve para tosse?

A prednisolona não é usada para tosse comum, mas pode ser indicada quando a tosse é causada por crises alérgicas, como asma ou bronquite alérgica. Entenda melhor se a prednisolona serve para tosse.