Litocit: o que é, para que serve e como usar

Atualizado em março 2022

O Litocit é um medicamento de uso oral que tem como princípio ativo o citrato de potássio, indicado para o tratamento da acidose tubular renal com cálculos por sais de cálcio, da nefrolitíase por oxalato de cálcio com hipocitraturia de qualquer origem e da litíase por sais de ácido úrico, com ou sem cálculos de cálcio.

Este remédio pode ser comprado em farmácias, por um preço de cerca de 43 e 50 reais, o que vai depender da dosagem prescrita pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

Como usar

Em pessoas com hipocitratúria moderada, a dose recomendada é de 30 mEq por dia e em pessoas com hipocitratúria grave, a dose recomendada é de 60 mEq por dia, de preferência às refeições ou até 30 minutos após as refeições.

Quem não deve usar

Este remédio não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, pessoas com hipercalemia ou com condições que predisponham à hipercalemia, como insuficiência renal grave, diabetes mellitus descompensado, desidratação aguda, exercício físico extenuante em pessoas sem condicionamento físico, insuficiência adrenal e extensa perda de tecidos, como no caso de queimaduras graves.

Além disso, também não deve ser usado em pessoas com infecção urinária, úlcera péptica, retardo do esvaziamento gástrico, compressão esofágica, obstrução intestinal ou que estejam a tomar medicamentos anticolinérgicos.

Possíveis efeitos colaterais

Geralmente, o Litocit é bem tolerado, no entanto, embora seja raro, pode ocorrer desconforto abdominal, náuseas, vômitos, diarreia ou redução dos movimentos intestinais, que podem ser consequência da irritação intestinal e, por isso, podem ser aliviados se o medicamento for ingerido durante ou após as refeições.