Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

12 Perguntas comuns sobre o Coletor Menstrual

O Copo Menstrual ou Coletor Menstrual, é uma alternativa aos absorventes comuns que está disponível no mercado. Suas principais vantagens incluem o fato de ser reutilizável e amigo do ambiente, mais confortável e higiênico, além de também a longo prazo ficar muito mais econômico para a mulher. 

Estes coletores são vendidos por marcas como Inciclo ou Me Luna e têm um formato que lembra um pequeno copo de café. Para usar, basta inserir-lo na vagina mas é normal surgirem algumas dúvidas sobre seu uso, por isso veja as dúvidas mais comuns respondidas aqui.

1. Meninas virgens podem usar o coletor menstrual? 

Sim, mas é importante saber que o seu hímen pode romper usando o coletor. Assim, é melhor consultar o ginecologista antes de começar a usar. Nas mulheres que possuem o hímen complacente o hímen pode não romper. Saiba mais sobre este hímen elástico

12 Perguntas comuns sobre o Coletor Menstrual

2. Quem tem alergia ao látex pode usar o coletor?

Sim, quem tem alergia a látex pode usar o coletor, pois eles podem ser feitos de materiais medicinais como silicone ou TPE, um material que também é usado na produção de cateteres, implantes médicos e bicos de mamadeira, que não causam alergia.

3. Como escolher o tamanho certo? 

Para escolher o tamanho certo do seu coletor é necessário levar em consideração:

  • Se tem vida sexual ativa,
  • Se tem filhos,
  • Se pratica exercícios,
  • Se o colo do útero está logo no início ou no fundo da vagina,
  • Se o fluxo menstrual é muito ou pouco.

Veja como escolher o seu em Coletores Menstruais - O que que são e porque usar?

4. Por quantas horas posso usar o coletor?

O coletor pode ser usado entre 8 a 12 horas, mas isso depende do seu tamanho e da intensidade do fluxo menstrual da mulher. Geralmente, é possível usar o coletor durante 12 horas seguidas, mas quando a mulher notar um pequeno vazamento, é sinal de que está na hora de esvaziar.

5. O coletor menstrual vaza? 

Sim, o coletor pode vazar quando está mal colocado ou quando está muito cheio e precisa ser esvaziado. Para testar se o seu coletor está bem colocado, deve dar uma leve puxada na haste do coletor para verificar se ela se move, e quando achar que ficou mal colocado deve girar o copo, ainda na vagina, para ajudar na eliminação de possíveis dobras. Veja o passo a passo em: Saiba como Colocar e como Limpar o Coletor Menstrual. 

6. O coletor pode ser usado na praia ou na academia ?

Sim, os coletores podem ser usados em todas as ocasiões, na praia, para fazer esportes ou na piscina, podendo inclusive ser usado para dormir desde que não ultrapasse 12 horas de uso.

7. O cabo do coletor machuca? 

Sim, o cabinho do coletor pode machucar ou incomodar um pouco, e por isso, pode-se cortar um pedaço desse haste. Na maioria dos casos esta técnica resolve o problema, se o desconforto continuar, pode cortar o cabinho completamente ou trocar por um coletor menor.

12 Perguntas comuns sobre o Coletor Menstrual

8. Posso usar o coletor menstrual durante o sexo? 

Não, porque ele fica exatamente no canal vaginal e não irá permitir a entrada do pênis.  

9. Posso passar lubrificante para colocar o coletor? 

Sim pode, desde que use lubrificantes à base de água. 

10. Mulheres com pouco fluxo também podem usar?

Sim, o coletor menstrual é seguro e confortável de usar mesmo para quem tem pouco fluxo ou no finalzinho da menstruação porque ele não é desconfortável como o tampão que fica mais difícil de entrar quando se tem pouca menstruação. 

11. O coletor causa infecção urinária ou candidíase?

Não, desde que use o coletor corretamente e tenha o cuidado de sempre seca-lo depois de cada lavagem. Esse cuidado é essencial para evitar a proliferação de fungos que dão origem à candidíase.

12. O coletor pode causar a Síndrome do choque Tóxico?

Os coletores menstruais estão associados a um baixo risco de infecções, e por isso o Síndrome do choque Tóxico está mais associado ao uso de absorventes internos. Se já teve Síndrome do choque Tóxico no passado, é recomendado que consulte o ginecologista, antes de usar o coletor.

Veja também 10 Mitos e Verdades sobre Menstruação.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...