Kelo cote é um gel indicado para prevenção ou tratamento de cicatrizes grossas, elevadas ou queloides, aliviando também a coceira e desconforto que geralmente estão associados ao processo de cicatrização.
Esse gel tem na sua composição polisiloxanos e dióxido de silicone, que agem mantendo o equilíbrio hídrico da pele, facilitando a regeneração de cicatrizes causadas por cirurgias, queimaduras, traumas ou outras lesões na pele.
O Kelo Cote é encontrado em farmácias ou drogarias na forma de spray, gel ou pomada com fator de proteção solar 30, e deve ser usado com orientação do dermatologista, cirurgião ou clínico geral.
Para que serve
O Kelo Cote é indicado para a prevenção e tratamento de:
- Cicatriz elevada e grossa;
- Queloides.
Essas cicatrizes podem surgir devido a cirurgias, lesões, queimaduras ou traumas na pele e o Kelo Cote pode ajudar a regenerar a cicatriz, melhorando seu aspecto.
O Kelo Cote pode ser usado por adultos ou crianças, no entanto, só deve ser utilizado quando o ferimento já está completamente fechado ou após a remoção dos pontos.
Como funciona
O Kelo Cote gel cicatrizante forma uma fina película, que é permeável a gases, flexível e à prova de água, que se liga com a pele, formando uma barreira protetora:
Isso impede o contato da cicatriz com produtos químicos, microrganismos e outras substâncias e mantendo a hidratação da região.
Assim, com todas estas condições, cria-se um ambiente ótimo para que a cicatriz amadureça, normalizando os ciclos de síntese de colágeno e melhorando a aparência da cicatriz.
Leia também: Cicatriz: o que é, tipos, causas e o que fazer tuasaude.com/cicatrizComo usar
O Kelo Cote deve ser usado sobre a pele com cicatriz ou queloide, após lavar a região com água e sabão neutro e secar bem com uma toalha limpa, seca e macia.
1. Kelo Cote gel
O Kelo Cote gel deve usado aplicando uma fina camada do gel, cobrindo to toda a área da cicatriz ou queloide, 2 vezes por dia, por pelo menos 2 meses de tratamento, conforme orientação médica.
Após aplicar o Kelo Cote, deve-se aguardar 4 a 5 minutos para a secagem completa do gel, evitando nesse tempo massagear ou aplicar produtos cosméticos no local e o contato com a roupa.
Leia também: Pomadas para queloide: 7 melhores opções (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-queloide2. Kelo Cote spray
O Kelo Cote spray deve ser usado aplicando o spray em toda a região da cicatriz ou queloide, formando uma camada fina, sem formar poças ou gotejamento ou escorrer.
Esse spray pode ser usado 2 vezes por dia por no mínimo 2 meses, no entanto, nos casos de cicatrizes que serão cobertas ou que têm risco de atrito ou fricção, é recomendado usar o spray 1 vez por dia.
Após a aplicação do Kelo Cote spray, deve-se aguardar de 2 a 3 minutos até que esteja completamente seco, antes de cobrir a região ou utilizar cosméticos ou maquiagem.
Leia também: Cicatriz hipertrófica: o que é, como identificar, causas e tratamento tuasaude.com/cicatriz-hipertrofica3. Kelo cote UV
O Kelo Cote UV é um gel que contém fator de proteção solar FPS 30 para ser usado sobre a cicatriz fechada em regiões expostas ao sol.
Para usar o Kelo Cote UV, deve-se aplicar uma camada fina do gel, 2 vezes por dia, e aguardar 4 a 5 minutos até que esteja completamente seco.
Cuidados ao usar Kelo Cote
Alguns cuidados são importantes durante o uso do Kelo Cote, como:
- Passar o gel ou spray somente sobre a pele limpa e seca;
- Não usar em cicatriz ou feridas abertas ou cortes recentes;
- Não aplicar em mucosas, como nariz, boca ou olhos;
- Não aplicar o Kelo Cote caso se tenha utilizado algum antibiótico tópico ou outro produto sobre essa mesma região da pele.
Além disso, no caso do Kelo Cote spray, deve-se armazená-lo longe do calor e luz solar, além de evitar seu uso perto do fogo, e no caso de fumantes, evitar fumar até que esteja completamente seco.
Isso porque possui gases inflamáveis na sua composição e por isso também é recomendado não inalado o spray e o frasco não deve ser perfurado.
Possíveis efeitos colaterais
Embora seja raro, a aplicação do Kelo cote pode causar efeitos colaterais como vermelhidão, dor ou irritação no local de aplicação.
Nesses casos, deve-se interromper o uso do Kelo Cote e consultar o médico responsável pelo tratamento.
Quem não deve usar
O Kelo Cote não possui contraindicações, podendo ser usado por adultos ou crianças, mesmo aqueles que tenham pele sensível.
No entanto, o Kelo Cote não deve ser utilizado por pessoas que tenham alergia a qualquer componente da fórmula.