Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer quando as Hemácias estão aumentadas

A policitemia é caracterizada pelo número excessivo de células vermelhas no sangue, as hemácias, resultando em um aumento da viscosidade do sangue que faz com que este ande mais lentamente dentro das veias, podendo provocar dores de cabeça, tonturas e, até, infarto.

Geralmente, a policitemia é diagnosticada num hemograma e pode ser dividida em:

  • Policitemia primária: também conhecida como policitemia neonatal ou policitemia vera, acontece devido a alterações na produção de células sanguíneas pela medula;
  • Policitemia secundária: é resultado de outras doenças, como tumores renais ou DPOC.

A policitemia não tem cura, mas pode ser controlada com remédios e transfusões para diminuir a viscosidade do sangue e prevenir complicações, como AVC ou embolia pulmonar.

Sintomas de policitemia

Os principais sintomas de policitemia incluem:

  • Dor de cabeça constante;
  • Visão embaçada;
  • Pele vermelha, especialmente no rosto, mãos e pés;
  • Cansaço excessivo;
  • Coceira na pele, principalmente após o banho.

Os sinais e sintomas de policitemia são raros na fase inicial da doença e, por isso, a policitemia pode ser diagnosticada apenas durante a adolescência ou na idade adulta.

No entanto, devido à viscosidade do sangue, o paciente apresenta maiores chances de desenvolver um AVC, infarto agudo do miocárdio ou embolia pulmonar, sendo que, por isso, é necessário aos sintomas destas complicações, chamando uma ambulância imediatamente.

Tratamento para policitemia

O tratamento para policitemia deve ser orientado por uma hematologista, no caso do adulto, ou por um pediatra, no caso do bebê e da criança, mas, normalmente, é iniciado com a transfusão de meio litro de sangue para reduzir a quantidade de células vermelhas no sangue. A transfusão deve ser feita várias vezes ao longo dos anos, dependendo da quantidade de células vermelhas que cada paciente tem no sangue.

Além disso, o médico também pode recomendar o uso de remédios que reduzem a viscosidade do sangue, como aspirina, ou que diminuem a produção de células vermelhas, como Interferão ou Hidroxicarbamida, para evitar as complicações e sintomas da doença.

Veja quais os sintomas das complicações da policitemia em:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...