Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Plataforma vibratória funciona?

A plataforma vibratória é um equipamento que serve para emagrecer porque potencializa os exercícios, aumentando os músculos e ajuda a queimar gordura, além de ter benefícios para os ossos e aumentar a flexibilidade. 

O equipamento possui motores que geram movimentos para os lados, para frente e para trás numa velocidade tão rápida que o que se sente é apenas vibração, sendo preciso fazer força muscular e se segurar firme para não se desequilibrar durante todo o tempo em que o aparelho encontra-se ligado. 

Quais os benefícios?

Acredita-se que esse esforço para não cair da plataforma seja capaz de fortalecer os músculos de todo corpo e contribua para queimar gordura, especialmente a gordura visceral que se encontra entre os órgãos e que é mais difícil de eliminar, e além disso, há um aumento da flexibilidade muscular. 

Mas para que seja alcançado algum resultado com a plataforma vibratória é preciso realizar exercícios ao mesmo tempo que o aparelho promove a vibração, já que os benefícios alcançados por somente subir em cima da plataforma, permanecendo parado sob o equipamento, não é suficiente.

Plataforma vibratória substitui os exercícios?

Não. Os resultados obtidos somente por permanecer parado em cima da plataforma vibratória são muito pequenos, sendo útil apenas em caso de reabilitação, na clínica de fisioterapia. Assim, para potencializar o uso da plataforma deve-se realizar exercícios de contração muscular com halteres, bolas ou elásticos para que o ganho de força e aumento do volume muscular realmente seja alcançado. O uso de equipamentos como o rolo de espuma, para o deslizamento dos músculos posteriores de coxa, em cima da plataforma também pode aumentar o ganho de flexibilidade dessa região. 

Que resultados posso esperar?

  • Pessoa sedentária que fica parada em cima da plataforma: pode não ter muitos resultados;
  • Pessoas saudáveis e que já praticam atividade física: podem ter um pequeno aumento da força e do volume muscular ao realizar os treinos sobre este equipamento, no entanto, maiores resultados seriam obtidos ao aumentar o peso nos seus treinos, sem a necessidade da plataforma;
  • Pessoa sedentária que começa o treino com exercícios de contração muscular em cima da plataforma: são as que tem maiores ganhos de força e volume muscular e queima de gordura. 

Como aproveitar ao máximo a plataforma vibratória?

É sempre indicado realizar exercícios de contração muscular com pesos em cima da plataforma vibratória, mas também podem ser realizado também exercícios isométricos como agachamento, prancha frontal e lateral.

O tempo de treino nunca deve ser inferior à 30 minutos, mas cada grupo muscular só pode ser estimulado por 6 minutos para evitar a fadiga, que compromete os resultados. Também é importante realizar o treino com acompanhamento de um profissional para adequar os exercícios ao uso da plataforma. 

Por que não vale à pena comprar?

Os aparelhos de plataforma vibratória tem um custo elevado para a maioria das pessoas e os aparelhos mais econômicos normalmente são menos potentes e por isso tem ainda menos benefícios. Se é uma pessoa saudável e deseja realizar um treino de força com a plataforma vibratória é mais indicado realizar uma aula numa academia de ginástica que tenha este tipo de equipamento. 

Qual a melhor saída?

A melhor estratégia para fortalecer os músculos e queimar gordura é praticar atividade física de moderada à alta intensidade, com frequência cardíaca máxima acima de 70% (FC max) através de exercícios aeróbicos, como corrida, bicicleta ou spinning, complementando o treino com exercícios anaeróbicos, com pesos e poucas repetições, como normalmente se faz na musculação. 

Os exercícios para emagrecer podem ser realizados 3-4 vezes por semana, mas sempre tendo o cuidado de não treinar o mesmo grupo muscular em dias seguidos, porque é preciso dar tempo para os músculos descansarem e 'crescerem'. Por exemplo: é mais indicado treinar ombros e braços num dia, e glúteos e pernas no dia seguinte.

Exercícios como o Pilates também contribui para queimar gordura e aumentar os músculos, principalmente quando são utilizados grandes equipamentos, que podem ter uma boa resistência, devido às molas, tal como acontece no cadillac ou reformer, por exemplo. 

Além disso é muito importante estar atento à alimentação consumindo alimentos saudáveis, não industrializados, e preferir a dieta com baixo carboidrato. Veja como fazer a dieta low carb para alcançar resultados mais rápidos

Quando não é indicada? 

As contraindicações da plataforma vibratória são: uso de marcapasso cardíaco, epilepsia, durante a gestação, em caso de DIU recentemente colocado, hérnia de disco grave, em caso de prótese de quadril ou joelho. 


Bibliografia

  • Metabolic effect of bodyweight whole-body vibration in a 20-min exercise session: A crossover study using verified vibration stimulus. PLoS One. Vol.13. n.1; MILANESE, Chiara; et al, 2018
  • Dallas G; Kirialanis P; Mellos V. The acute effect of whole body vibration training on flexibily and explosive strenght of young gymnasts. Biology of Sport. Vol. 31. n.3; 233-237, 2014
  • DIONELLO, C F; et al. Effects of whole body vibration exercises on bone mineral density of women with postmenopausal osteoporosis without medications: novel findings and literature review. J Musculoskelet Neuronal Interact. Vol.6. n.3; 193–203, 2016
  • LIM, Jae-Heon; PARK, Chi-Bok. The immediate effects of foam roller with vibration on hamstring flexibility and jump performance in healthy adults. J Exerc Rehabil. Vol.15. n.1; 50-54, 2019
  • PLOS ONE. Whole-body vibration training in obese subjects: A systematic review. 2018. Link: <www.ncbi.nlm.nih.gov>. Acesso em 30 Mai 2019
  • FLORES, Bárbara da C, et al. Efeitos do treino com plataforma vibratória sobre a força muscular em idosas hígidas. VOL.17. n.1; 17-21, 2018
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem