O Pycnogenol, ou picnogenol, é um remédio natural feito com o extrato da casca da planta medicinal Pinus pinaster, que é rico em substâncias antioxidantes, como compostos fenólicos, proantocianidinas e catequinas, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres nas células, sendo, por isso, indicado para melhorar o aspecto, aumentar a hidratação e a elasticidade da pele.
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias, drogarias ou farmácias de manipulação, na forma de cápsulas de 150 mg e deve ser usado com indicação médica ou de um fitoterapeuta.
Além disso, o extrato da casca dessa planta medicinal também pode ser encontrado na forma de comprimidos de 50 mg, com o nome comercial Flebon, indicado para o tratamento ou prevenção de problemas circulatórios como inchaço nas pernas ou trombose. Veja como usar o Flebon.

Para que serve
O Pycnogenol possui ação antioxidante que ajuda a combater os efeitos dos radicais livres nas células, sendo normalmente indicado para:
- Proteger as células da pele;
- Prevenir o envelhecimento precoce;
- Reduzir rugas e linhas de expressão;
- Clarear a pele;
- Reduzir manchas e melasma na pele;
- Proteger a pele da ação dos raios solares;
- Aumentar a firmeza, maciez, elasticidade e uniformidade da pele.
- Aumentar a hidratação da pele;
- Melhorar a circulação sanguínea;
- Reduzir o inchaço e a sensação de peso ou cansaço nas pernas.
O Pycnogenol também pode ser indicado para a prevenção da síndrome do viajante, caracterizada pelo inchaço das pernas por ficar muito tempo sentado, devido a viagens longas, e desta forma, ajuda a prevenir trombose.
Além disso, alguns estudos [1,2] mostram que o Pycnogenol pode ajudar a reduzir o risco de complicações cardiovasculares na menopausa ou a síndrome metabólica, por ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, além de reduzir os níveis de açúcar no sangue ou a pressão alta.
É importante ressaltar que o Pycnogenol deve ser usado com indicação médica e não substitui o tratamento com remédios convencionais receitados pelo médico.
Como usar
O Pycnogenol deve ser usado por via oral, com um copo de água, sendo que a dose recomendada é normalmente de 1 cápsula de 150 mg por dia, antes ou após a refeição.
O tempo de tratamento com o Pycnogenol deve ser orientado pelo médico, de acordo com a condição a ser tratada, e por isso, seu uso deve ser feito sempre com orientação médica.
Possíveis efeitos colaterais
O Pycnogenol geralmente é bem tolerado, no entanto, embora seja raro, podem ocorrer efeitos colaterais como desconforto ou dor no estômago. Para diminuir os risco deste tipo de desconfortos, o medicamento pode ser ingerido após as refeições.
Quem não deve usar
O Pycnogenol não deve ser usado por crianças, por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com alergia aos extratos de Pinus pinaster ou a algum dos componentes da fórmula.
Além disso, o Pycnogenol não deve ser usado por pessoas que têm hipoglicemia, caracterizada por baixos níveis de açúcar no sangue.
Esse remédio também não deve ser usado por pessoas que têm pressão alta, a menos que indicado pelo médico.