Picada de percevejo: 5 sintomas (e o que fazer)

Atualizado em outubro 2023

A picada de percevejo não transmite doenças e geralmente desaparece em 1 a 2 semanas. No entanto, em algumas pessoas, a picada de percevejo pode causar reações alérgicas com coceira intensa, bolhas e manchas na pele.

Os percevejos (Cimex lectularius ou Cimex hemipterus) são pequenos insetos de cor marrom-avermelhada e sem asas, que se alimentam do sangue das pessoas, inclusive de animais, e normalmente vivem escondidos nas dobras do colchão, nos estrados da cama ou nas cabeceiras, por exemplo.

A picada de percevejo também pode não causar sintomas, ou provocar reações alérgicas mais sérias, que devem ser analisadas por um dermatologista.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de picada de percevejo

Os principais sintomas da picada de percevejo são:

  1. Manchas planas avermelhadas com centro mais escuro ou avermelhado;
  2. Coceira ou queimação na região afetada;
  3. Pequenas bolhas vermelhas na pele;
  4. Picadas únicas ou múltiplas em linha ou em zigue-zague;
  5. Picadas pequenas, geralmente de 2 a 5 mm.

A picada de percevejo é mais comum em áreas expostas da pele, como rosto, pescoço, braços ou mãos, e, na maioria dos casos, os sintomas ocorrem imediatamente após a picada, embora também possam se desenvolver ou progredir nos dias seguintes.

No caso de sintomas mais sérios como dificuldade para respirar, febre, náusea, língua inchada ou batimentos cardíacos irregulares, deve-se procurar ajuda médica urgente, pois pode indicar uma reação grave à picada do percevejo. Saiba o que fazer em caso de alergia a picadas de insetos

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Picada de percevejo é perigoso?

A picada de percevejo não é perigosa, pois não causa dor e não transmite doenças, no entanto, pode ser bastante desconfortável e até causar ansiedade.

Além disso, em algumas pessoas, a picada do percevejo pode causar reações alérgicas na pele ou reações alérgicas graves, principalmente em pessoas que têm predisposição a reações alérgicas. 

Como saber se é picada de pulga ou percevejo?

Tanto a picada de pulga como a de percevejo podem causar coceira intensa e manchas avermelhadas na pele.

No entanto, a picada de pulga tem características diferentes da picada de percevejo, apresentando-se com um ponto vermelho no centro da mancha que indica o local em que a pulga picou. Saiba identificar a picada de pulga.  

Além disso, normalmente a pulga pica partes inferiores do corpo, como pernas, pés ou tornozelos. Já o percevejo, normalmente pica a parte superior do corpo, como costas, rosto, pescoço, braços e mãos. 

O que fazer para aliviar a picada

O passo mais importante para aliviar a picada de percevejo é limpar a região afetada com água e sabão. Além disso, geralmente não é necessário fazer mais nenhum tipo de tratamento específico, já que a maioria das picadas cicatriza sozinha em uma ou duas semanas.

No entanto, se a picada do percevejo causar muito desconforto, deve-se consultar um dermatologista, que pode indicar o uso de corticoides tópicos ou anti-histamínicos orais, por exemplo. Nos casos de infecção no local da picada, pode ser indicado pelo médico o uso de antibióticos.

Como evitar as picadas de percevejo

Algumas recomendações para evitar picadas de percevejos são:

  • Proteger o máximo possível a pele ao dormir, usando roupas que cubram a maior parte do corpo, como pijamas, por exemplo;
  • Inspecionar móveis ou camas usadas, verificando rachaduras, costuras ou aberturas de colchões, se não há desenvolvimento de percevejos em seu interior ou, em qualquer caso, desinfetar os móveis, antes de levá-los para casa;
  • Preencher ou selar rachaduras, fendas e costuras com produtos, como cola ou calafetar;
  • Usar um aspirador para limpar tapetes e estofados regularmente, incluindo colchões e travesseiros;

Além disso, deve-se tomar cuidado e observar os lugares que as pessoas vêm e vão com frequência, como residências, hotéis e acampamentos, por exemplo.

Como eliminar o percevejo do colchão

Algumas formas de eliminar os percevejos do colchão são:

  • Lavar as roupas de cama, lençóis, cortinas e roupas pessoais regularmente e em água quente por pelo menos 30 minutos;
  • Secar as roupas em uma secadora, pois temperaturas acima de 50ªC ajudam a eliminar os percevejos;
  • Aspirar o colchão e as áreas em volta regularmente;
  • Limpar o colchão com um vapor quente e também o piso e móveis do quarto;
  • Usar uma capa protetora de colchão que tenha zíper, após a limpeza, e mantê-la por mais de 1 ano, pois os percevejos são capazes de viver até 12 meses sem se alimentar.

No entanto, a melhor maneira de evitar uma picada de percevejo é contratando um uma empresa de controle de pragas. Entenda melhor como evitar a picada do percevejo de colchão.