Pholia negra: o que é, para que serve e efeitos colaterais

Atualizado em janeiro 2023

A Pholia negra é um fitoterápico extraído das folhas e talos da planta medicinal Ilex paraguariensis, indicada para ajudar no emagrecimento, aumentar a vitalidade e a energia, baixar o colesterol e fortalecer o sistema imunológico, pois é rica em cafeína, teofilina, teobromina, ácido clorogênico, saponinas, vitaminas e minerais, com propriedades termogênicas, antioxidantes, estimulantes e diuréticas.

Esse fitoterápico pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, na forma de suplementos em cápsulas, que devem ser usados com orientação do médico ou de um fitoterapeuta. Além disso, essa planta medicinal, também conhecida como erva mate, pode ser encontrada na forma chás. Saiba como preparar o chá mate.

Apesar de possuir muitos benefícios, principalmente relacionados ao emagrecimento, é importante que o uso da Pholia negra seja associada a uma vida saudável, com uma alimentação adequada e a prática regular de exercícios. Dessa forma, o emagrecimento é mais eficaz e o resultado mais duradouro.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A Pholia negra possui muitos benefícios para a saúde, sendo normalmente indicada para:

  • Auxiliar no emagrecimento;
  • Diminuir a velocidade de digestão dos alimentos;
  • Aumentar a sensação de saciedade;
  • Reduzir o apetite;
  • Acelerar o metabolismo;
  • Aumentar a queima de gordura visceral;
  • Baixar os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos;
  • Diminuir a absorção de gordura dos alimentos;
  • Diminuir o acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos;
  • Reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral;
  • Diminuir a produção de glicose pelo fígado;
  • Auxiliar no controle da diabetes;
  • Combater o cansaço e a fadiga;
  • Aumentar o rendimento mental;
  • Melhorar o raciocínio, a atenção, concentração e memória;
  • Reduzir a inflamação muscular causada pelo exercício físico;
  • Aumentar a força e a resistência muscular;
  • Aumentar o desempenho da atividade física;
  • Fortalecer o sistema imunológico.

Esses benefícios da Pholia negra devem-se às substâncias presentes na sua composição, como cafeína, ácidos cafeico e clorogênico, teobromina, teofilina, ácido ursólico, vitaminas e minerais, como a vitamina C, selênio e zinco, com propriedades termogênicas, antioxidantes, hipoglicemiantes, hipercolesterolêmicas, estimulantes, diuréticas e protetoras do fígado.

No entanto, embora tenha muitos benefícios para a saúde, a Pholia negra não substitui o tratamento médico convencional e deve ser usada com orientação do médico ou de um fitoterapeuta.

A Pholia negra é igual a sibutramina?

Tanto a Pholia negra, como a sibutramina, ajudam a aumentar rapidamente a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer e evitando que sejam ingeridos alimentos e calorias em excesso, levando ao emagrecimento. No entanto, a Pholia negra não é igual a sibutramina.

Isto porque a Pholia negra é um fitoterápico que atua diretamente no estômago, diminuindo a velocidade de digestão dos alimentos, e aumentando, assim, a sensação de saciedade. Além disso, esse fitoterápico por conter cafeína melhora a energia e reduz o cansaço, o que contribui para melhor disposição para a prática de exercícios físicos.

Já a sibutramina é um remédio antidepressivo, que age no cérebro regulando neurotransmissores, como noradrenalina e serotonina, sendo indicado para o tratamento da obesidade. Além disso, esse remédio age no sistema cardiovascular o que pode causar complicações como aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, e desenvolvimento de problemas cardiovasculares graves em pessoas que têm risco para desenvolvê-las. Entenda porque a sibutramina pode ser perigosa.

Como tomar

As cápsulas de Pholia negra devem ser tomadas por via oral, com um copo de água, antes de uma refeição.

As doses normalmente recomendadas são de 1 cápsula de 100mg, 2 vezes por dia, cerca de 20 a 30 minutos antes do café-da-manhã e do almoço com objetivo de aumentar a sensação de saciedade e diminuir a quantidade de comida a ser ingerida.

É importante que o uso das cápsulas de Pholia magra seja feito com orientação do médico ou fitoterapeuta, que podem indicar as doses de forma individualizada, de acordo com as necessidades de cada pessoa, assim como o tempo de tratamento.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que podem surgir durante o uso da Pholia negra são especialmente relacionados à cafeína presente na sua composição, e incluem dor de cabeça, insônia, dificuldade para dormir, irritabilidade, agitação, aumento da pressão arterial e batimentos cardíacos acelerados.

Além disso, também pode ter um efeito irritativo no estômago e intestino, podendo causar, enjoo, vômitos e diarreia.

Quem não deve usar

A Pholia negra não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou pessoas que têm insônia, nervosismo, distúrbios de ansiedade, úlceras no estômago, pressão alta ou que tenham doenças no coração, como arritmia cardíaca, por exemplo, devido à cafeína presente na sua composição.

Além disso, por reduzir os níveis de açúcar no sangue, esse fitoterápico só deve ser utilizado por diabéticos com conhecimento do médico, já que pode ser necessário adequar o tratamento.

A Pholia negra também não deve ser utilizada por pessoas que tomam medicamentos inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como selegilina, moclobemida, isocarboxazida, fenelzina, nialamida, iproniazida ou tranilcipromina, por exemplo.

Diferença entre a Pholia magra e a Pholia negra

Tanto a Pholia magra como a Pholia negra são suplementos obtidos de plantas medicinais, podendo ser indicadas para auxiliar na perda de peso, pois ajudam a acelerar o metabolismo, aumentar a energia e facilitar a queima de gordura abdominal.

No entanto, essas plantas pertencem à diferentes espécies e possuem diferenças na sua composição. A Pholia magra pertence à espécie Cordia ecalyculata Vell, que além da cafeína, possui alantoína e ácido alantóico, que ajudam a combater a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço. Veja outras propriedades da Pholia magra e como tomar.

Já a Pholia negra pertence à espécie Ilex paraguariensis, também rica em cafeína, mas que possui outras substâncias com propriedades antioxidantes, estimulantes, protetoras do fígado e hipoglicemiantes, que ajudam no emagrecimento, redução dos níveis de açúcar no sangue e a baixar o colesterol, por exemplo.

Vídeos relacionados