Pholia magra: para que serve e como tomar

Evidência científica

A Pholia magra é uma planta medicinal, da espécie Cordia ecalyculata Vell, utilizada como suplemento para auxiliar nas dieta de emagrecimento, pois possui substâncias com ação diurética e termogênica, que ajudam a reduzir o apetite eliminar o excesso de líquidos e aumentar a queima de gorduras. 

As partes normalmente utilizadas dessa planta são as folhas, de onde são extraídas as substâncias ativas, podendo ser consumida na forma de chá ou cápsulas, que podem ser encontradas em em lojas de produtos naturais ou nas farmácias de manipulação. 

A Pholia magra deve ser usada com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.

Imagem ilustrativa número 3

Para que serve

A Pholia magra é indicada para: 

  • Auxiliar em dietas para emagrecer;
  • Combater a gordura localizada e a celulite; 
  • Combater a retenção de líquidos; 
  • Aumentar do gasto energético;
  • Acelerar o metabolismo;
  • Fortalecer o coração e proteger as artérias coronarianas, diminuindo os riscos de problemas cardíacos.

A Pholia magra é rica em cafeína, alantoína e ácido alantóico que são as substâncias ativas responsáveis pelas suas propriedades diuréticas, termogênicas, redutora do apetite e energizante.

Alguns estudos realizados com ratos em laboratório também mostraram que a Pholia magra pode auxiliar no tratamento da herpes simples tipo 1, pois ajuda a reduzir a multiplicação do vírus [1,2]. No entanto, ainda são necessários estudos em humanos para comprovar esse efeito.

Embora tenha benefícios para a saúde, a Pholia magra não substitui o tratamento médico e deve ser usada com orientação do médico ou de um fitoterapeuta.

Como tomar

As partes utilizadas da Pholia magra são suas folhas de onde são extraídas as substâncias ativas com propriedades medicinais.

As principais formas de usar a Pholia magra são:

1. Pholia magra em cápsulas

A Pholia magra cápsulas deve ser tomada por via oral e a dose normalmente recomendada para adultos é de 125 à 300 mg, tomada 30 minutos antes de cada refeição, 2 vezes ao dia, ou conforme indicação médica.

2. Chá de Pholia magra

O chá de Pholia magra deve ser feito com as folhas desidratadas ou o pó dessa planta medicinal.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) do pó ou das folhas desidratadas;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver a água e em seguida desligar o fogo. Adicionar a Pholia magra nessa água, tapar e deixar repousar por cerca de 5 a 10 minutos. Coar e tomar 1 xícara até 3 vezes por dia, 30 minutos antes das refeições.

Antes de inciar o uso da Pholia magra, é importante que o médico seja consultado, pois assim é possível indicar a quantidade segura para o uso e a sua duração.

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais da Pholia magra ainda não são conhecidos, por isso, o seu uso deve ser feito somente com orientação médica ou de um profissional de saúde com experiência em plantas medicinais.

Quem não deve usar

A Pholia magra não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

Além disso, a Pholia magra não deve ser usada por pessoas que tenham pressão alta, problemas cardíacos, doenças renais, diabetes, insônia ou sensibilidade à cafeína, pois aumenta a frequência cardíaca e atua como estimulante.

A Pholia magra não deve ser usada por pessoas que tenham alergia a essa planta medicinal ou que estejam em tratamento com lítio.

Vídeos relacionados