Pholia magra: para que serve e como tomar

Setembro 2021

A Pholia magra é uma planta medicinal, de nome científico Cordia ecalyculata Vell, utilizada como suplemento para auxiliar nas dieta de emagrecimento, pois possui substâncias com ação diurética e termogênica, como cafeína, alantoína e ácido alantóico, que ajudam a reduzir o apetite eliminar o excesso de líquidos e aumentar a queima de gorduras. 

As partes normalmente utilizadas dessa planta são as folhas, de onde são extraídas as substâncias ativas, podendo ser consumida na forma de chá ou cápsulas, que podem ser encontradas em em lojas de produtos naturais ou nas farmácias de manipulação. 

A Pholia magra deve ser usada com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.

Pholia magra: para que serve e como tomar

Para que serve

A Pholia magra possui propriedades diuréticas, termogênicas, redutora do apetite e energizante, devido às substâncias presentes nas suas folhas, como cafeína, alantoína e ácido alantóico, sendo indicada como suplemento para auxiliar em dietas para emagrecer. 

As principais indicações da Pholia magra são: 

  • Auxiliar em dietas para emagrecer;
  • Combater a gordura localizada e a celulite; 
  • Combater a retenção de líquidos; 
  • Aumentar do gasto energético;
  • Acelerar o metabolismo;
  • Fortalecer o coração e proteger as artérias coronarianas, diminuindo os riscos de problemas cardíacos.

Além disso, alguns estudos realizados com ratos em laboratório mostram que quando usada na forma de extrato alcoólico, a Pholia magra pode auxiliar no tratamento da herpes, pois ajuda a reduzir a multiplicação do vírus da herpes simples tipo 1[1,2]. No entanto, ainda são necessários estudos em humanos para que possa ser comprovado esse efeito.

Como tomar

As partes utilizadas da Pholia magra são suas folhas de onde são extraídas as substâncias ativas com propriedades medicinais.

As principais formas de usar a Pholia magra são:

  • Pholia magra cápsulas: a dose normalmente recomendada é de 125 à 300 mg, tomada 30 minutos antes de cada refeição, 2 vezes ao dia, ou conforme indicação médica;
  • Chá de Pholia magra: adicionar 2 colheres (de sopa) do pó ou das folhas desidratadas em 1 litro de água fervente. Tampar e deixar repousar por cerca de 5 a 10 minutos. Coar e tomar 1 xícara até 3 vezes por dia, 30 minutos antes das refeições.

Antes de inciar o uso da Pholia magra, é importante que o médico seja consultado, pois assim é possível indicar a quantidade segura para o uso e a sua duração.

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais da Pholia magra ainda não são conhecidos, por isso, o seu uso deve ser feito somente com orientação médica ou de um profissional de saúde com experiência em plantas medicinais.

Quem não deve usar

A Pholia magra não deve ser usada por mulheres grávidas, ou por pessoas que tenham pressão alta, problemas cardíacos, doenças renais ou insônia, ou que sejam sensíveis à cafeína, pois aumenta a frequência cardíaca e atua como estimulante. 

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • PELIZZA, Maqueli Carina. Uso de Cereus sp. e Cordia ecalyculata Vell. como emagrecedeores: uma revisão. Trabalho de Conclusão de Curso de Farmácia, 2010. Faculdade de Farmácia da Universidade federal do Rio Grande do Sul.
  • ARREBOLA, M. R. B.; et al. Estudo dos componentes lipídicos das sementes de três espécies do gênero Cordia L. (Boraginaceae). Revista Brasileira de Farmacognosia. 14. 1; 57-65, 2004
  • TEIXEIRA, Gesiane da Silva; et al. Plantas medicinais, fitoterápicos e/ou nutracêuticos utilizados no controle da obesidade. FLOVET - Boletim do Grupo de Pesquisa da Flora, Vegetação e Etnobotânica. 1. 6; 27-42, 2014
  • HAYASHI, Kyoko; HAYASHI, Toshimitsu; MORITA, Naokata et al. Antiviral Activity of an Extract of Cordia salicifolia on Herpes Simplex Virus Type 1. Planta Med. Vol 56. 5 ed; 439-443,
  • ALEXANDRE, Karla P.; YASUDA, Flávio S.; MARQUES, Luís Carlos et al. Guaçatonga (Casearia sylvestris SW) e porangaba (Cordia salicifolia ou Cordia ecalyculata Vell / boraginaceae) possuem ação no emagrecimento?. Brazilian Journal of Natural Sciences. Vol 3. 1 ed; 2018
Mais sobre este assunto: