Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Causas e Soluções Caseiras para pernas Inchadas na Gravidez

As pernas ficam inchadas na gravidez porque há um aumento na quantidade de líquidos e de sangue no corpo e devido a pressão feita pelo útero nos vasos linfáticos da região pélvica. Normalmente as pernas e os pés começam a ficar mais inchados a partir do 5º mês, sendo cada vez mais frequente no final da gravidez.

Mas depois do parto, também é normal que as pernas fiquem bastante inchadas, ainda quando estiver no hospital, sendo mais comum depoiis da cesária. Em todo caso, estas dicas podem ser aplicadas.

Como combater o inchaço das pernas na gravidez

Beber bastante águaBeber bastante água
Fazer uma caminhada leveFazer uma caminhada leve

O que se pode fazer contras as pernas inchadas na gravidez é:

  • Beber bastante água pois isto melhora a função renal, reduzindo a retenção de líquidos;
  • Usar meias de descanso porque elas comprimem os vasos sanguíneos, evitando o inchaço;
  • Fazer uma caminhada leve no início da manhã ou no final da tarde, quando o sol estiver mais fraco, porque isto melhora a circulação.

Além disso, nos dias mais quentes deve-se evitar a exposição ao calor e sempre que estiver deitada, colocar as pernas em cima de uma almofada alta para facilitar o retorno de sangue para o coração.

Melhores sucos contra o inchaço das pernas 

Algumas ótimas opções de sucos contra o inchaço das pernas na gravidez são:

  • Suco de maracujá com hortelã: Bater no liquidificador a polpa de 1 maracujá com 3 folhinhas de hortelã e 1/2 copo de água. Filtrar e tomar logo a seguir.
  • Suco de abacaxi com capim-limão: Bater no liquidificador 3 rodelas de abacaxi com 1 folha de capim-limão picada. Filtrar e beber logo a seguir.

Estes sucos são ótimos para ajudar a combater as pernas inchadas porque possuem propriedades diuréticas e podem ser tomados na gravidez porque não prejudicam o bebê e ainda promovem o bem-estar.

Se além das pernas e pés inchados a grávida sentir dor de cabeça intensa, enjoos e visão turva ou embaçada deve informar ao obstetra porque estes sintomas podem indicar pressão alta, que pode ser perigosa para a mãe e para o bebê. Outro sintoma que também deve ser informado ao médico é o surgimento do inchaço repentino das mãos ou dos pés.

Porque as pernas incham depois do parto

Ficar com as pernas inchadas após o parto é normal e isto se deve ao extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos para a camada mais superficial da pele. Este inchaço das pernas dura de 7 a 10 dias e pode ser amenizado se a mulher caminhar mais, beber bastante água ou tomar algum suco diurético, por exemplo.

Além disso, é recomendado que a recente mãe fique sentada com as pernas mais elevadas que o corpo para que o inchaço vá diminuindo aos poucos. Colocar travesseiros ou almofadas por baixo do calcanhar quando está deitada também é uma boa opção para desinchar as pernas naturalmente. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...