Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como diminuir as pernas inchadas na gravidez

As pernas e os pés ficam inchados na gravidez, devido ao aumento na quantidade de líquidos e de sangue no corpo e devido à pressão do útero nos vasos linfáticos da região pélvica. Normalmente, as pernas e os pés começam a ficar mais inchados a partir do 5º mês, podendo-se agravar no final da gravidez.

Porém, depois do parto, as pernas podem continuar inchadas, sendo mais comum se o parto for feito por cesária. 

Como diminuir as pernas inchadas na gravidez

Algumas dicas que podem aliviar o inchaço nas pernas, são:

1. Beber bastante água

A ingestão de líquido ajuda a melhorar a a função renal, facilitando a eliminação de água através da urina e reduzindo assim a retenção de líquidos.

Veja quais os alimentos mais ricos em água.

2. Usar meias de compressão

As meias de compressão são uma ótima opção para reduzir a sensação de pernas pesadas, cansadas e inchadas, porque elas agem comprimindo os vasos sanguíneos.

Saiba como funcionam as meias de compressão.

3. Fazer uma caminhada

Fazer uma caminhada leve no início da manhã ou no final da tarde, quando o sol estiver mais fraco, ajuda a aliviar o inchaço nas pernas, porque a microcirculação das pernas é ativada. Durante a caminhada, deve-se usar calçado e roupa confortável.

4. Elevar as pernas

Sempre que a grávida estiver deitada, deve colocar as pernas em cima de uma almofada alta, para facilitar o retorno de sangue para o coração. COm esta medida, é possível sentir um alívio imediato, e reduzir o inchaço ao longo do dia.

5. Tomar um suco drenante

Tomar um suco de maracujá e hortelã ou de abacaxi com capim-limão, é uma forma de ajudar a eliminar a retenção de líquidos.

Para preparar o suco de maracujá com hortelã, basta bater no liquidificador a polpa de 1 maracujá com 3 folhinhas de hortelã e 1/2 copo de água, filtrar e tomar logo a seguir. Para preparar o suco de abacaxi com capim-limão, deve-se bater no liquidificador 3 rodelas de abacaxi com 1 folha de capim-limão picada, filtrar e beber.

6. Lavar as pernas com sal e folhas de laranjeira

Lavar as pernas com esta mistura, também ajuda a reduzir o inchaço. Para preparar, basta colocar 20 folhas de laranjeira em 2 litros de água para ferver, acrescentar água fria até que a solução esteja morna, adicionar a meia xícara de sal grosso e lavar as pernas com a mistura.

Se além das pernas e pés inchados, a grávida sentir dor de cabeça intensa, enjoos e visão turva ou embaçada, deve informar o obstetra, porque estes sintomas podem indicar pressão alta, que pode ser perigosa para a mãe e para o bebê. Outro sintoma que também deve ser informado ao médico é o surgimento do inchaço repentino das mãos ou dos pés.

Porque as pernas incham depois do parto

Ficar com as pernas inchadas após o parto, é normal e isto se deve ao extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos para a camada mais superficial da pele. Este inchaço dura de 7 a 10 dias e pode ser amenizado se a mulher caminhar mais, beber bastante água ou tomar algum suco diurético, por exemplo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem