Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quando é o Período Fértil dos Homens

O período fértil no homem só acaba perto dos 60 anos de idade, quando os seus níveis de testosterona diminuem e a produção de espermatozoides diminui. Mas, apesar disso, existem casos de homens com mais de 60 anos que conseguem engravidar uma mulher. Isso porque, embora a produção dos espermatozoides diminua, ela não interrompe completamente até o final da vida do homem.

Isso faz com que o homem tenha um período fértil constante, desde o início da puberdade, diferentemente da mulher. A mulher, apesar de ser preparada para engravidar a partir da sua primeira menstruação, a menarca, só engravida durante um pequeno período fértil de cada mês. Esse período dura aproximadamente 6 dias e só acontece uma vez por mês, deixando de ocorrer quando começa a menopausa.

Saiba quando é o Período Fértil dos Homens

Até que idade o homem é fértil?

A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides. Assim, caso não haja qualquer alteração que interfira no processo de produção de espermatozoides, o período fértil do homem dura até a chamada andropausa, que corresponde à menopausa que acontece nas mulheres.

Os sintomas da andropausa normalmente surge entre os 50 e 60 anos e é caracterizada pela diminuição da produção de testosterona, o que interfere diretamente na capacidade de produção de espermatozoides. No entanto, isso pode ser controlado por meio da reposição hormonal da testosterona, que deve ser feita conforme orientação do médico.

Apesar da diminuição da concentração de testosterona ao longo do tempo, a produção de espermatozoides viáveis ainda pode acontecer, sendo, portanto, fértil.

Como avaliar a fertilidade

A fertilidade do homem pode ser verificada por meio de alguns exames laboratoriais que informam a capacidade de produção de espermatozoides, bem como as suas características. Assim, o urologia pode solicitar a realização de:

  • Espermograma, em que são avaliadas as características do sêmen, como viscosidade, pH, quantidade de espermatozoides por ml de sêmen, forma, motilidade e concentração de espermatozoides vivos. Assim, o médico pode indicar se o homem é fértil ou se a infertilidade é devido à produção insuficiente de espermatozoides ou produção de espermatozoides pouco viáveis;
  • Dosagem de testosterona, pois esse hormônio é responsável por estimular a produção de espermatozoides, estando, portanto, diretamente relacionado com a capacidade reprodutiva do homem;
  • Teste pós coito, que verifica a capacidade do espermatozoide em nadar pelo muco cervical, que é o muco responsável pela lubrificação da mulher, e, assim, fertilizar o óvulo.

Além desses exames, o urologista pode solicitar a ultra-sonografia de testículos com o objetivo de verifica qualquer alteração nesse órgão e que possa interferir na fertilidade masculina. Saiba mais sobre os exames para verificar a fertilidade masculina.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar