O que você precisa saber?

Alimentos para aumentar a fertilidade do homem e da mulher

Os alimentos para aumentar a fertilidade são aqueles que ajudam a produzir os hormônios sexuais, assim como a formar os óvulos e os espermatozoides. Os alimentos que aumentam a fertilidade masculina e feminina são:

  • Ostras, carnes, frutas secas, gemas de ovo, centeio e aveia porque são alimentos ricos em zinco, que é um mineral essencial na saúde reprodutiva do homem e da mulher;
  • Couve-flor, agriões, banana e brócolis, pois são alimentos ricos em vitamina B6 e esta vitamina trabalha em equipe com o mineral zinco, produzindo os níveis adequados de hormônios sexuais;
  • Peixes gordos e sementes que têm ácidos graxos ômega 3 e 6, que são necessários para um funcionamento saudáveis dos hormônios;
  • Sementes de girassol, que são especialmente ricas em vitamina E, que é importante para melhorar a saúde dos óvulos e dos espermatozoides.
Alimentos que aumentam a fertilidadeAlimentos que aumentam a fertilidade

Estes são alimentos bons para aumentar a fertilidade, mas existem outros alimentos que devem ser evitados, como as bebidas alcoólicas, que podem reduzir a fertilidade pela metade, café e bebidas com cafeína, pois uma xícara de café por dia pode reduzir para metade as hipóteses de engravidar e alimentos com farinha e açúcar refinado, como bolos e biscoitos, pois utilizam grandes quantidades de vitaminas e minerais para serem processados pelo organismo, diminuindo a utilização desses nutrientes para a produção de hormônios.

Alimentos para aumentar a fertilidade feminina

Os alimentos para aumentar a fertilidade feminina, além dos descritos anteriormente, são os alimentos antioxidantes que melhoram a fertilidade e são necessários para o crescimento e desenvolvimento dos óvulos.

Os alimentos antioxidantes são ricos em:

  • Vitamina A ou betacaroteno, como cenouras, batata-doce, alperces secos, abóbora e agriões;
  • Vitamina C, como vegetais verdes, pimentão, kiwis, tomates e frutas cítricas;
  • ​Vitamina E, como frutas secas, sementes, peixes gordos, abacates, feijões e batata-doce;
  • Selênio, como castanha-do-pará, sementes de sésamo, atum, couves e cereais integrais;
  • Zinco, como carne, peixe, ostras, sementes, frutos secos, ovos e vegetais verdes folhosos;
  • Fitonutrientes presentes nas frutas e vegetais de todas as cores, como beterraba vermelha, mirtilos azuis, alperces cor-de-laranja, pimentão amarelos, toranjas rosadas e vegetais verdes folhosos.

Numa alimentação para aumentar a fertilidade feminina, deve-se ingerir pelo menos cinco porções de vegetais e frutas de cores diferentes por dia, além de consumir frutas secas e sementes 1 vez por dia.

Alimentos para aumentar a fertilidade do homem

Os alimentos para aumentar a fertilidade do homem, além dos que estão na primeira lista, são: pão integral ou de centeio, batatas, pimentão verdes, ovos e frango, pois são ricos em cromo, mineral importante para fabricar os espermatozoides.

Outros alimentos importantes para os homens são os ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, pois esta vitamina protege os espermatozoides e ajuda a aumentar o seu número.

Para aumentar a fertilidade de forma natural, veja várias dicas para fazer um Tratamento caseiro para a fertilidade da mulher.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...