Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos para aumentar a fertilidade do homem e da mulher

Os alimentos que aumentam a fertilidade são aqueles que ajudam a produzir os hormônios sexuais e a estimular a formação dos óvulos e dos espermatozoides, como por exemplo os alimentos ricos em zinco, vitamina B6, ácidos graxos, ômega 3 e 6 e vitamina E.

Assim, para aumentar a fertilidade tanto do homem quanto da mulher, podem ser consumidas frutas secas, aveia, brócolis, peixes gordos e sementes de girassol, por exemplo. No entanto, há também alguns alimentos que podem diminuir a fertilidade, devendo ser evitados, como por exemplo café, alimentos com farinha e açúcar refinado, como bolos e biscoitos, por exemplo, pois são usadas grandes quantidades de vitaminas e minerais para serem processados pelo organismo, diminuindo a disponibilidade desses nutrientes para promover a produção de hormônios.

Alimentos para aumentar a fertilidade do homem e da mulher

Alimentos para aumentar a fertilidade

Para aumentar a fertilidade através da alimentação, é recomendado que sejam consumidos alimentos capazes de estimular a produção hormonal e, consequentemente, favorecer a produção e liberação de óvulos e espermatozoides viáveis. Assim, os alimentos que podem ajudar na fertilidade são:

  • Alimentos ricos em zinco, que é um mineral essencial na saúde reprodutiva do homem e da mulher, como ostras, carnes, frutas secas, gema de ovo, centeio e aveia;
  • Alimentos com vitamina B6, que juntamente com o zinco favorece a produção dos hormônios sexuais, como couve-flor, agrião, banana e brócolis, por exemplo;
  • Alimentos com ácidos graxos e ômega 3 e 6, como os peixes gordos e sementes;
  • Alimentos ricos em vitamina E, que é essencial para melhorar a saúde dos óvulos e dos espermatozoides, como as sementes de girassol, por exemplo.

Esses alimentos devem ser consumidos todos os dias e de acordo com a orientação do nutricionista, por exemplo, para que não haja carências nutricionais.

Alimentos para aumentar a fertilidade do homem

Os alimentos para aumentar a fertilidade do homem são aqueles ricos em cromo, pois esse mineral é importante para fabricar os espermatozoides, sendo recomendado consumir pão integral ou de centeio, pimentão verdes, ovos e frango.

Além disso, é interessante que os homens consumam alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, por exemplo, pois esta vitamina protege os espermatozoides e ajuda a aumentar o seu número.

O que comer para aumentar a fertilidade feminina

Além dos alimentos ricos em zinco, vitamina B6, ácidos graxos e ômega 3 e 6, as mulheres devem consumir alimentos antioxidantes para estimular a produção dos hormônios sexuais e desenvolvimento dos óvulos, como por exemplo:

  • Vitamina A ou betacaroteno, como cenouras, batata-doce, alperces secos, abóbora e agriões;
  • Vitamina C, como vegetais verdes, pimentão, kiwis, tomates e frutas cítricas;
  • Vitamina E, como frutas secas, sementes, peixes gordos, abacates, feijões e batata-doce;
  • Selênio, como castanha-do-pará, sementes de sésamo, atum, couves e cereais integrais;
  • Zinco, como carne, peixe, ostras, sementes, frutos secos, ovos e vegetais verdes folhosos;
  • Fitonutrientes presentes nas frutas e vegetais de todas as cores, como beterraba vermelha, mirtilos azuis, alperces cor-de-laranja, pimentão amarelos, toranjas rosadas e vegetais verdes folhosos.

Numa alimentação para aumentar a fertilidade feminina, deve-se ingerir pelo menos cinco porções de vegetais e frutas de cores diferentes por dia, além de consumir frutas secas e sementes 1 vez por dia. Veja como fazer o tratamento caseiro para fertilidade da mulher.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem