Pápulas peroladas: o que são, por que aparecem e tratamento

outubro 2022

As pápulas peroladas são pequenas bolinhas que podem aparecer na cabeça do pênis que não doem e nem causam desconforto. As pápulas peroladas estão presentes em todos os homens, podendo ser mais ou menos visíveis, e têm como função a produção de líquido lubrificante, o que ajuda na penetração durante a relação sexual.

As pápulas peroladas, ou glândulas de Tyson, são estruturas normais, não sendo necessário consultar o urologista e nem realizar tratamento específico. No entanto, pode ser indicada a realização de tratamentos para fins estéticos, como cauterização ou cirurgia para remover as pápulas.

As pápulas peroladas não estão relacionadas com sintomas, por isso caso seja notada a presença de pus, febre, vermelhidão e coceira no pênis, é importante que o urologista seja consultado, pois pode ser indicativo de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Saiba reconhecer os principais sintomas de IST nos homens.

Como identificar

As pápulas peroladas são estruturas presentes na glande, também conhecida como cabeça do pênis, e são caracterizadas por serem pequenas bolinhas brancas ou rosas, que não causam sinais ou sintomas e que estão organizadas em 1 ou 2 fileiras. As pápulas peroladas não espalham e nem tem seu tamanho e formato alterados ao longo do tempo, além disso costumam desaparecer à medida que o homem envelhece.

Para confirmar as pápulas peroladas, o urologista pode realizar a avaliação do pênis, não sendo necessária a realização de exames específicos. No entanto, em algumas situações, principalmente quando o homem relata sintomas, o médico pode indicar a realização da biópsia de pele e exames de sangue para descartar as ISTs, como molusco contagioso e HPV, por exemplo.

Causa das pápulas peroladas

As pápulas peroladas são estruturas naturalmente presentes no homem, ficando mais visíveis durante a relação sexual, já que estão relacionadas com a produção de líquido lubrificante para facilitar a penetração.

Como é feito o tratamento

Não é necessário realizar tratamento para as pápulas peroladas, já que são estruturas naturalmente presentes no homem e que não estão relacionadas com doenças.

No entanto, alguns homens podem sentir desconforto estético e, por isso, o urologista pode recomendar a realização de alguns tratamentos, como cauterização ou cirurgia para remover as pápulas peroladas.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • DIONÍSIO, Marco; GENTILE, Leonardo; DAMIÃO, Ronaldo. Dermatopatias genitais masculinas. Revista eletrônica da comissão de ensino e treinamento da SBU. Vol 4. 1 ed; 21-31, 2016
  • DERMNET. Pearly penile papules. Disponível em: <https://dermnetnz.org/topics/pearly-penile-papules>. Acesso em 28 out 2022
Mostrar bibliografia completa
  • ALDAHAN, Adam S.; BRAH, Tara K.; NOURI, Keyvan. Diagnosis and Management of Pearly Penile Papules. American Journal of Men’s Health. Vol 12. 3 ed; 624-627, 2018
  • AUSTRALIAN FAMILY PHYSICIAN. Penile appearance, lumps and bumps. Disponível em: <https://www.racgp.org.au/afp/2013/may/penile-appearance>. Acesso em 28 out 2022
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.