Ovários multifoliculares é uma alteração ginecológica em que a mulher produz folículos que não atingem a maturidade, não havendo ovulação. Esses folículos liberados ficam acumulados no ovário, levando a formação de pequenos cistos e ao surgimento de alguns sinais e sintomas como menstruação irregular e cólicas fortes.
O diagnósticos dos ovários multifoliculares é feito por meio de exames de imagem, como a ultrassonografia, sendo indicado o tratamento logo em seguida, que pode ser feito por meio de uso de anticoncepcionais orais ou uso de medicamentos capazes de induzir a ovulação.

Principais sintomas
Os sintomas de ovários multifoliculares podem ser identificados ao longo do desenvolvimento da mulher à medida que vão sendo formados pequenos cistos no ovário, sendo os principais:
- Menstruação irregular;
- Cólicas fortes
- Acne;
- Excesso de pelos no rosto;
- Aumento do peso.
Apesar dos ovários multifoliculares não estarem relacionados com a infertilidade, é comum que as mulheres que possuem essa alteração tenham dificuldade para engravidar, uma vez que o processo de ovulação está comprometido. Assim, caso a mulher deseje engravidar, é importante conversar com o ginecologista para que seja indicado o tratamento mais adequado.
Diferença entre ovários multifoliculares e ovários policísticos
Apesar de levarem ao aparecimento de sinais e sintomas semelhantes, os ovários multifoliculares e policísticos são situações diferentes. Os ovários policísticos são caracterizados pela presença de muitos cistos no ovário, que se distribuem de maneira irregular por todo o ovário e são maiores.
Por outro lado, os cistos dos ovários multifoliculares são menores e acontecem devido à ausência de maturação dos folículos e, consequentemente, falta de ovulação.
Confira algumas dúvidas comuns sobre ovários policísticos.
Como é feito o tratamento
O tratamento para os ovários multifoliculares é determinado pelo ginecologista e envolve o uso de medicamentos capazes de regular a taxa hormonal, como anticoncepcionais por exemplo. Caso a mulher não ovule durante o tratamento, pode ser indicado pelo ginecologista o uso de medicamentos capazes de induzir a ovulação.
Nos casos em que o uso de anticoncepcionais e medicamentos indutores da ovulação não é suficiente, o médico por recomendar a realização de cirurgia para retirar os cistos.
Ovários multifoliculares tem cura?
A síndrome dos ovários multifoliculares não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos. Estes medicamentos podem ser úteis para regularizar a menstruação e diminuir os sintomas causados pela doença.
As mulheres que possuem ovários multifoliculares também possuem uma dificuldade maior para engravidar, pois não ovulam todos os meses, sendo recomendado seguir o tratamento proposto pelo médico e tomar medicamentos que possam induzir a ovulação, como o Clomifeno, além de ser recomendado ter relações em todos os períodos férteis. Veja quais os sintomas e como calcular o período fértil.