Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ovários multifoliculares

Os ovários multifoliculares são caracterizados pelo surgimento de vários cistos nos ovários que podem alterar o ciclo menstrual e gerar fortes cólicas. Esses sintomas são avaliados pelo ginecologista e o diagnóstico é confirmado por meio de exames de imagem, como a ultrassonografia.

A mulheres que possuem ovários multifoliculares não são inférteis, no entanto, podem ter mais dificuldade para engravidar por não ovularem de forma regular. Assim, é importante buscar orientação do ginecologista para que a melhor forma de tratamento seja estabelecida. 

Ovários multifoliculares

Principais sintomas

Os principais sintomas dos ovários multifoliculares são:

  • Menstruação irregular;
  • Cólicas fortes
  • Acne;
  • Excesso de pêlos no rosto;
  • Aumento do peso;
  • Dificuldade para engravidar.

Estes sintomas são frequentemente percebidos na adolescência e a doença pode ser diagnosticada com base na avaliação dos sintomas pelo ginecologista e confirmação por meio da ultrassonografia. Saiba quais são os 7 principais exames solicitados pelo ginecologista. 

​Como é feito o tratamento

O tratamento para os ovários multifoliculares é determinado pelo ginecologista e envolve o uso de medicamentos capazes de regular a taxa hormonal, como anticoncepcionais por exemplo. No entanto, em alguns casos pode ser recomendado realizar cirurgia para retirar os cistos. Entenda mais sobre o tratamento para ovários multifoliculares. 

Diferença entre ovários multifoliculares e ovários policísticos

Apesar de serem semelhantes algumas características diferem os dois tipos de situação. Os ovários multifoliculares são aqueles em que há o surgimento de pequenos cistos no ovário, normalmente não são muitos e estão distribuídos de forma uniforme no ovário.

Já os ovários policísticos são caracterizados pela presença de muitos cistos no ovário, que se distribuem de maneira irregular por todo o ovário e são maiores. Além disso, os ovários policísticos podem estar relacionados a alterações hormonais. Veja 7 dúvidas comuns sobre os ovários policísticos. 

Ovários multifoliculares tem cura?

A síndrome dos ovários multifoliculares não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos. Estes medicamentos podem ser úteis para regularizar a menstruação e diminuir os sintomas causados pela doença.

As mulheres que possuem ovários multifoliculares também possuem uma dificuldade maior para engravidar, pois não ovulam todos os meses, sendo recomendado seguir o tratamento proposto pelo médico e tomar medicamentos que possam induzir a ovulação, como o Clomifeno, além de ser recomendado ter relações em todos os períodos férteis. Veja quais os sintomas e como calcular o período fértil.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...