Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

6 benefícios de dormir bem

Dormir bem ajuda a fortalecer a capacidade do organismo para combater infecções, ajudando a manter-se saudável, pois durante o sono o corpo produz proteínas extras que ajudam o sistema imune a ficar mais forte, principalmente em situações de estresse. Além disso, é durante o sono que ocorre a regulação hormonal e renovação celular, o que representa diversos benefícios para a saúde, como melhora do humor, controle do apetite e diminuição do estresse, por exemplo.

Para ter uma boa noite de sono é importante adotar hábitos que favoreçam o relaxamento, como tomar um chá alguns minutos antes de deitar para dormir, evitar usar o telefone, o computador ou assistir televisão quando for deitar, e ler um livro até o sono chegar.

6 benefícios de dormir bem

Outros benefícios de uma boa noite de sono incluem:

1. Reduz o estresse

Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, ajudando a diminuir o estresse. Além disso, devido à diminuição dos níveis dos hormônios relacionados com o estresse, é possível que os níveis de melatonina aumentem, promovendo uma boa noite de sono e o relaxamento.

2. Melhora o humor

Quando se tem uma boa noite de sono, é possível ter maior disposição, mais energia e melhor humor durante o dia, justamente pelo fato dos níveis dos hormônios relacionados com o estresse estarem em menor quantidade no sangue. Por outro lado, quando não se tem uma boa noite de sono, é comum que a pessoa tenha menos disposição no dia seguinte, além de ter alterações no humor e ter maior probabilidade ter transtornos de humor a longo prazo como depressão ou ansiedade, por exemplo.

3. Controlar o apetite

O sono ajuda a regular os hormônios que estão relacionados com o controle do apetite, principalmente o hormônio leptina. Assim, quando se tem uma boa noite de sono, é possível aumentar os níveis de leptina, resultando na diminuição do apetite e da ingestão de calorias. 

Por outro lado, quando se dorme mal, os níveis de leptina podem ficar desregulados, o que faz com que exista aumento do apetite e maior probabilidade de consumo de alimentos ricos em calorias, gorduras e carboidratos. 

Veja no vídeo a seguir como dormir pode ajudar a emagrecer:

4. Ativar a memória

Dormir bem permite que o cérebro processe melhor as novas experiências e conhecimentos, melhorando a memória. Durante o sono, o cérebro processa e consolida as memórias do dia, por isso noites mal dormidas podem fazer com que as novas informações não fiquem armazenadas corretamente, prejudicando a memória.

5. Estimular o raciocínio

Dormir mal afeta a cognição, atenção e a tomada de decisão e, por isso, pessoas que dormem mal têm maior dificuldade a resolver problemas de lógica ou matemática e a cometer erros como deixar as chaves na geladeira por acidente, por exemplo.

6. Rejuvenescer a pele

Uma boa noite de sono ajuda a rejuvenescer a pele, diminuindo as rugas e linhas de expressão, pois é durante a noite que ocorre a renovação celular. Além disso, durante o sono há maior produção de melatonina, que é um hormônio que também atua como antioxidante, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento da pele.

Confira no vídeo a seguir algumas dicas para ter uma boa noite de sono:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...