Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

6 benefícios de dormir pelado

Março 2020

Dormir é uma das atividades diárias mais importantes para a manutenção da saúde, não só para repôr os níveis de energia, mas também para regular várias funções corporais, como eliminar toxinas ou reduzir inflamações.

Para obter todos estes benefícios, é necessário dormir o tempo suficiente, o que varia de acordo com a idade. Veja todos os benefícios e quantas horas deve dormir.

6 benefícios de dormir pelado

Porém, a maior parte das pessoas dorme de pijama, o que pode acabar reduzindo a quantidade total de de benefícios do sono, já que dormir pelado também pode trazer importantes benefícios, como:

1. Melhorar a qualidade do sono

Para dormir e descansar bem, o corpo precisa reduzir a temperatura nuclear em cerca de meio grau e mantê-la durante toda a noite. Dormir sem roupa facilita essa função corporal e, desta forma, é possível ficar mais tempo dormindo em fases mais profundas do sono, tornando-o mais reparador.

Esta atitude é ideal especialmente em períodos de mais calor, que também ajuda a pessoa a manter-se fresca, além de ajudar a adormecer mais rápido.

2. Estimular a queima de calorias

Dormir sem roupa, num ambiente com uma temperatura mais baixa, ativa a gordura castanha, que é um tipo bom de gordura que ajuda o corpo a aumentar a sua temperatura. Quando esse tipo de gordura está ativa, a queima de calorias aumenta durante o dia.

Embora esta queima de gordura não seja o suficiente para emagrecer, é um aumento na queima de calorias que pode ajudar quem está fazendo dieta.

3. Combater a diabetes

Quando a gordura marrom está ativa, além de queimar calorias, o corpo também se torna mais sensível à insulina, que é a substância que ajuda a utilizar o açúcar, evitando que se acumule no organismo. Assim, como o ambiente em que se dorme é mais fresco, fica mais fácil regular os níveis de açúcar no sangue, prevenindo o surgimento de diabetes.

4. Reduzir a pressão arterial

De acordo com vários estudos, estar deitado nu junto de outra pessoa íntima ajuda o organismo a produzir mais hormônio ocitocina, devido ao contato pele-a-pele.

Este hormônio é capaz de manter a pressão arterial bem regulada e, além de ter um efeito protetor do coração,  ainda fortalece o sistema imune e combate a ansiedade.

5. Prevenir infecções fúngicas

Quando se dorme nu a pele consegue respirar melhor e, por isso, é mais fácil evitar que algumas regiões da pele permanecem úmidas por muito tempo. Assim, sem umidade, é possível evitar o desenvolvimento excessivo de fungos e bactérias, que causam problemas como a candidíase na região íntima, por exemplo.

6. Melhorar a vida sexual do casal

O facto de dormir nu com o parceiro pode contribuir para o aumento do desejo para ter relações sexuais com mais frequência, o que também ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar a relação do casal.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem