A orelha inflamada normalmente é causada por alergia ao material dos brincos, dificuldade na cicatrização após colocar um piercing ou lesões na orelha, por cortes ou traumas. Além disso, pode ainda ser causada por alguns tipos de infecções, como a pericondrite e a otite externa, por exemplo.
Em caso de orelha inflamada, é comum que a região fique mais vermelha, inchada e dolorida, e em alguns casos pode haver o acúmulo de secreções e presença de pus.
A orelha inflamada pode ser tratada apenas com a limpeza adequada da região. No entanto, caso seja notada secreção e/ ou pus, é importante consultar o otorrinolaringologista para que seja orientado o melhor tratamento, que pode envolver o uso de pomadas antibióticas e/ ou de corticoides.
As principais causas de orelha inflamada são:
1. Alergia aos brincos
A alergia ao material dos brincos, como o níquel, é uma das principais causas de inflamação na orelha, podendo ser notada vermelhidão na orelha, aumento da temperatura local, acúmulo de secreção e dor na região.
Além disso, o contato com alguns produtos químicos, como shampoo, sprays ou tinturas de cabelo, podem interagir com o metal dos brincos e piorar a alergia na orelha.
O que fazer: é importante retirar o brinco e limpar a região. No caso da inflamação permanecer, pode ser indicado pelo dermatologista o uso de pomadas anti-inflamatórias.
Além disso, é fundamental evitar o uso de brincos que contém a mesma composição para evitar que os sintomas voltem a aparecer.
2. Dificuldade na cicatrização
Em alguns casos, a inflamação na orelha também pode ser causada por dificuldades no processo de cicatrização por causa de higienização inadequada ou atrito com roupas ou acessórios.
O que fazer: é recomendado lavar bem o local com água e sabão neutro ou antibacteriano antes de tocar no local, limpar a região com água e sabão e manter o local bem sexo.
Em algumas situações, o dermatologista pode indicar o uso de medicamentos e/ ou pomadas anti-inflamatórios e antibacterianas. Confira algumas dicas do que fazer para cuidar do piercing inflamado.
3. Cortes ou lesões na orelha
Lesões na orelha, como cortes e perfurações ou traumas repetitivos, comuns em esportes como lutas, podem causar acúmulo de sangue entre a cartilagem e a pele, causando dor, inchaço, hematomas, inflamação na orelha e, em alguns casos, deformidade.
O que fazer: é recomendado consultar o otorrinolaringologista para entender qual o tratamento mais adequado, já que pode ser necessário fazer drenagem, em casos de hematoma, ou usar anti-inflamatórios, por exemplo.
4. Pericondrite
A pericondrite é a infecção e inflamação do tecido que recobre a cartilagem da orelha que pode ser causada por picadas de inseto, realização de cirurgias no local, queimaduras ou ser consequência de doenças crônicas.
Em caso de pericondrite, podem ser notados alguns sintomas como vermelhidão, dor e inchaço do local. Conheça outros sintomas da pericondrite.
O que fazer: é recomendado que o dermatologista ou otorrinolaringologista seja consultado para que seja indicado o melhor tratamento, que pode ser feito com o uso de medicamentos antibióticos e/ ou corticoesteroides.
5. Otite externa
A otite externa é uma inflamação da parte mais externa do ouvido, causada por bactérias e fungos que se desenvolvem pelo acúmulo de água no ouvido, pelo uso incorreto do cotonete ou uso prolongado de fones de ouvido. Confira outras causas de otite externa.
A otite externa pode causar sintomas como dor no ouvido, coceira, vermelhidão, inchaço e secreção.
O que fazer: é recomendado que o otorrinolaringologista seja consultado para a melhor indicação de tratamento, podendo ser feito com o uso de soluções, como soro, para promover a limpeza do ouvido, e em alguns casos, o uso de antibióticos.
Leia também: 8 remédios para otite (e como usar) tuasaude.com/remedio-para-otite6. Alergia de contato
Alguns shampoos, fones de ouvido ou aparelhos auditivos, por exemplo, podem causar alergia quando em contato com a pele, o que também é conhecido como dermatite de contato, provocando sintomas como vermelhidão, coceira, inchaço e descamação.
Leia também: Dermatite de contato: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/dermatite-de-contatoO que fazer: é importante identificar a causa para que seja possível evitá-la. Além disso, pode ser recomendado pelo médico a aplicação de pomadas corticoides ou uso de medicamentos anti-histamínicos, dependendo da gravidade dos sintomas, para aliviar o inchaço e a irritação.
7. Inflamação do piercing
O piercing na orelha, principalmente quando colocado na cartilagem, pode infeccionar, em alguns casos, o que pode deixar a orelha inchada e dolorida, além de ser notada vermelhidão no local e presença de pus.
O que fazer: limpar a região com uma solução salina e evitar a remoção do piercing logo nos primeiros dias. Além disso, pode ser indicado o uso de antibióticos, conforme a orientação médica, principalmente se forem notados sinais de infecção.
8. Picada de inseto
A picada de alguns insetos pode provocar reação alérgica e resultar no inchaço da orelha, principalmente em pessoas mais sensíveis. Além do inchaço, pode ser notada vermelhidão e coceira no local.
O que fazer: é interessante aplicar uma compressa fria no local e usar anti-histamínicos ou corticoesteroides tópicos, conforme indicação do médico, para aliviar os sintomas.