Óleo de abacate: para que serve e como usar

Novembro 2021

O óleo de abacate é uma gordura saudável e rica em compostos bioativos com propriedades antioxidantes, como vitamina E e catequinas, que auxiliam no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, a diabetes e a pressão alta.

Por ter boas quantidades de ômega 3, 6 e 9, que são gorduras saudáveis com ação anti-inflamatória e anticoagulante, o óleo de abacate também ajuda a prevenir doenças, como derrame, depressão e Alzheimer. Conheça outros alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9.

O óleo de abacate é geralmente encontrado em lojas de produtos naturais e supermercados, podendo ser usado como hidratante na pele ou cabelo, ou em preparações culinárias, como grelhados, como tempero para saladas, em pães, massas ou molhos.

Óleo de abacate: para que serve e como usar

Por todos os seus componente e propriedades funcionais, o óleo de abacate pode ser usado para:

1. Manter a saúde da pele e cabelos

Por ser rico em vitamina E e catequinas, compostos fenólicos com propriedades antioxidantes, o óleo de abacate combate o excesso de radicais livres no organismo, que são os responsáveis pelos danos às células da pele, prevenindo, assim, a flacidez e o envelhecimento precoce.

Além disso, o óleo de abacate tem boas quantidades de ômega 3, 6 e 9, gorduras saudáveis que ajudam a manter a barreira de proteção natural da pele, diminuindo a perda de água e promovendo a hidratação, a elasticidade e a maciez da pele e dos cabelos.

2. Prevenir câncer

Devido ao alto teor de compostos antioxidantes, como vitamina E e ômega 3, 6 e 9, o óleo de abacate ajuda a proteger as células saudáveis contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo alguns tipos de câncer.

3. Diminuir o colesterol “ruim”, LDL

O óleo de abacate tem propriedades antioxidantes, que impedem a oxidação das células de gordura, diminuindo os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, e auxiliando na prevenção de doenças, como aterosclerose e infarto.

Por conter ômega 3, 6 e 9, gorduras saudáveis com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o óleo de abacate também ajuda a aumentar os níveis do colesterol “bom”, o HDL, no sangue.

4. Prevenir a diabetes

O óleo de abacate tem ação anti-inflamatória e antioxidante, que ajudam a proteger as células do pâncreas contra os radicais livres e, por isso, melhoram a função do hormônio insulina, prevenindo a resistência à insulina  e diabetes.

5. Evitar o Alzheimer

O alto teor de compostos fenólicos presentes no óleo de abacate, como as procianidinas, catequinas, vanilinas e ácido hidroxifenilacético, têm ação antioxidante e anti-inflamatória, protegendo as células do sistema nervoso central e ajudando a evitar o Alzheimer.

6. Ajudar a prevenir a pressão alta

Por ser uma gordura saudável com potente ação anti-inflamatória e antioxidante, o óleo de abacate é uma opção interessante para auxiliar manter a saúde das artérias e melhorar a circulação de sangue, podendo ajudar a prevenir a pressão alta.

7. Auxiliar no tratamento de doenças de pele

O óleo de abacate contém boas quantidades de vitamina E, nutriente com propriedades anti-inflamatórias que auxiliam no tratamento da caspa e da psoríase, uma doença que causa manchas vermelhas, ressecamento e coceiras na pele. Conheça outras opções naturais para o tratamento da psoríase.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 12 g, o que corresponde a 1 colher de sopa, de óleo de abacate:

Componentes

Quantidade por 12 g (1 colher de sopa) do óleo de abacate

Energia

106 calorias

Proteína

0

Carboidratos

0

Gorduras

12 g

Ômega 3

13,5 g

Ômega 6

2,66 g

Ômega 9

67,9 g

Colesterol

0,3

Vitamina E

0,6 mg

É importante lembrar que para se alcançar os benefícios com o consumo de óleo de abacate, é fundamental manter uma alimentação balanceada, associada a práticas regulares de exercícios físicos.

Como consumir

O óleo de abacate é feito com a polpa ou a semente do fruto, podendo ser usado em preparações culinárias, como grelhados, em pães, massas, molhos ou como tempero para saladas.

Para conservar as propriedades benéficas, o óleo de abacate pode ser aquecido a no máximo 180 ºC e por até 4 horas. Além disso, é importante conservar o óleo de abacate à temperatura ambiente e por até 12 meses após aberto.

O óleo de abacate também pode ser aplicado puro ou junto com outros ingredientes, para massagens hidratantes no cabelo e na pele, ou para auxiliar em tratamentos específicos, como caspa, psoríase ou cicatrização de feridas. Conheça alguns hidratantes caseiros com óleo de abacate.

Como escolher o melhor tipo

Para escolher o melhor tipo de óleo de abacate, é importante priorizar os que tenham menor teor de acidez, pois quanto menor a acidez, melhor é a qualidade nutricional do óleo. Para isso, basta ver a tabela de informação nutricional no rótulo do produto. Saiba como ler o rótulo dos produtos.

Outra recomendação é optar pelos que sejam prensados a frio, pois este tipo de extração é o que mais preserva os compostos bioativos presentes no óleo de abacate.

Receitas saudáveis com óleo de abacate

Óleo de abacate: para que serve e como usar

O óleo de abacate pode ser usado em receitas saudáveis, como salada, molhos e pães.

1. Molho de manga com limão

Ingredientes:

  • 1 manga madura;
  • 2 colheres de sopa de óleo de abacate;
  • 1 limão;
  • 1 colher de chá de mostarda;
  • 1 colher de chá de vinagre de arroz;
  • 1/2 colher de café de sal.

Modo de preparo:

Lavar, descascar e retirar a polpa da manga, colocando em um liquidificador. Adicionar os demais ingredientes e bater até ficar uma mistura homogênea. Usar o molho para temperar saladas, carnes, peixe ou frango.

2. Salada de camarão com abacate

Ingredientes:

  • 200 g de camarão;
  • ½ abacate em cubos;
  • 2 colheres de copa de óleo de abacate;
  • Folhas de alface;
  • Suco e raspas de 1 limão;
  • 1 colher de café de sal.

Modo de preparo:

Ferver os camarões por 10 minutos e escorrer. Após amornar, cortar os camarões em pedaços e colocar em uma tigela com o abacate. Em outra tigela, misturar as raspas da casca e o suco do limão, o sal, e o óleo de abacate e misturar bem até ficar homogêneo. Temperar os camarões e o abacate com o molho. Acrescentar as folhas de alface já lavadas, secas e picadas, e servir.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Karla S. Leal, Nutricionista - em Novembro de 2021.

Bibliografia

  • ELSEVIER. Gourmet and Health-Promoting Specialty Oils - Avocado Oils. 2009. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9781893997974500085>. Acesso em 19 Nov 2021
  • FLORES, Marcos et al. Avocado Oil: Characteristics, Properties, and Applications. Molecules. Vol.24. 11.ed; 1-21, 2019
  • DEL DUCA, Ester et al. Superiority of a vitamin B12-containing emollient compared to a standard emollient in the maintenance treatment of mild-to-moderate plaque psoriasis. International Journal of Immunopathology and Pharmacology . Vol.30. 4.ed; 439–44, 2017
  • ALMEIDA, N, Carlos Alberto et al. Perfil nutricional e benefícios do azeite de abacate (Persea americana): uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Food Technology. Vol.21. 2017214.ed; 1-12, 2018
  • ELSEVIER. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-818188-1.00037-2. 2020. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780128181881000372>. Acesso em 19 Nov 2021
  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE AGRICULTURAL RESEARCH SERVICE . USDA Food Composition Database. Disponível em: <https://ndb.nal.usda.gov/ndb/search/list?home=true>. Acesso em 19 Nov 2021
Mais sobre este assunto: