RDW é um parâmetro que avalia a variação do tamanho e do volume das hemácias no exame de sangue, e que significa Amplitude de Distribuição dos Glóbulos Vermelhos, em português.
O RDW alto no hemograma indica que os glóbulos vermelhos têm diferenças significativas de tamanho, que é chamado de anisocitose e pode estar relacionado com condições como anemia e doenças no fígado, por exemplo.
Leia também: Anisocitose: o que é, como identificar e o que significa o resultado tuasaude.com/anisocitoseJá o RDW baixo significa que as hemácias são muito semelhantes em tamanho e normalmente não é preocupante. No entanto, se outros parâmetro além do RDW estiverem baixos, como o VCM, por exemplo, é importante que o médico seja consultado. Entenda o que é VCM.
O que significa RDW
O RDW é a sigla de Red Cell Distribution Width, que em português significa Amplitude de Distribuição dos Glóbulos Vermelhos.
Este parâmetro faz parte do hemograma e mede a variação do tamanho dos glóbulos vermelhos.
RDW normal
Os valores de referência do RDW normal no hemograma, em adultos, devem estar entre 12,8 e 14%. No entanto, este resultado pode variar de acordo com o laboratório.
Assim, se o valor estiver acima ou abaixo dessa percentagem, pode ter significados diferentes. Por isso, é importante que o valor seja sempre avaliado pelo médico que pediu o exame.
RDW alto o que significa
O RDW alto no hemograma pode significar algumas situações, como:
- Anemia ferropriva;
- Anemia megaloblástica;
- Hemorragia
- Doenças do fígado ou rins.
Além disso, pessoas com doença inflamatória intestinal ou câncer, como leucemia e câncer colorretal, também podem apresentar RDW alto.
Leia também: RDW alto: o que significa (e o que fazer) tuasaude.com/rdw-altoRDW baixo
O RDW baixo no exame de sangue significa que os glóbulos vermelhos são similares em tamanho e normalmente não apresenta significado clínico quando avaliado de forma isolada.
No entanto, se forem verificadas outras alterações no hemograma, o RDW baixo pode estar relacionado com condições como eliptocitose hereditária, distúrbios da medula óssea e algumas deficiências nutricionais.
Quando o RDW é indicado
O exame RDW pode ser indicado pelo médico em condições como:
- Suspeita de anemia megaloblástica ou ferropriva;
- Histórico familiar de doenças sanguíneas;
- Hemorragia;
- Doenças crônicas;
- Diagnóstico de uma doença que possa causar alterações das células do sangue.
Por vezes, o exame RDW pode ser solicitado pelo médico num exame de sangue de rotina, sem que exista uma causa específica.
Calculadora do hemograma
Para saber se o resultado do RDW está normal, insira o resultado do seu exame na calculadora a seguir:
Esta calculadora é apenas uma ferramenta de orientação e, por isso, deve ser usada como diagnóstico ou substituir a consulta com o clínico geral.
Como é o preparo do exame
Para fazer o hemograma e, consequentemente, o RDW não é necessário realizar jejum. No entanto, o hemograma geralmente é solicitado junto com outros exames de sangue que exigem jejum de pelo menos 8 horas.
Normalmente, o exame de sangue demora menos de 5 minutos, podendo ser feito no hospital ou clínica de análises.