Congestão alimentar: o que é, sintomas, causas (e como aliviar)

A congestão alimentar é o desconforto que surge após a refeição, como sensação de estômago cheio, pressão, inchaço ou dor abdominal, especialmente quando há esforço físico intenso logo após comer.

Esses sintomas acontecem porque a atividade física desvia a maior parte do sangue para os músculos, reduzindo o fluxo disponível para o sistema digestivo e dificultando a digestão.

Para aliviar a congestão alimentar, é importante repousar após a refeição, de preferência sentado, e beber pequenas quantidades de água para auxiliar a digestão. Também deve-se evitar exercícios intensos logo após comer.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de congestão alimentar

Os principais sintomas de congestão alimentar são:

  • Sensação de estômago cheio ou pesado;
  • Inchaço abdominal;
  • Gases e arrotos;
  • Desconforto ou dor abdominal;
  • Náuseas;
  • Vômitos, em alguns casos;
  • Sensação de queimação no estômago.

Além disso, sintomas como fraqueza, tontura e palidez podem ocorrer na congestão alimentar devido o desvio de sangue de outras áreas do corpo, incluindo o cérebro.

Congestão alimentar pode matar?

A congestão alimentar não é fatal. Porém, em situações aquáticas, o desconforto abdominal, a fraqueza ou a tontura podem aumentar o risco de perda de reflexos, o que pode resultar em acidentes.

Além disso, a congestão alimentar pode trazer riscos se estiver associada a outras condições de saúde graves, como doenças cardíacas ou distúrbios gastrointestinais severos.

No entanto, para pessoas saudáveis, a congestão alimentar geralmente causa apenas desconforto leve e não representa perigo significativo.

O que causa

A congestão alimentar ocorre principalmente quando se realiza esforço ou atividade física intensa logo após uma refeição, como correr, malhar ou nadar, por exemplo.

Isso acontece porque a atividade física direciona a maior parte do fluxo sanguíneo para os músculos, em vez de mantê-lo no sistema digestivo para a realização da digestão.

Além disso, a congestão alimentar também pode ocorrer por comer em excesso ou alimentos pesados, pois dificultam a digestão, aumentando a sensação de peso e inchaço.

Veja o vídeo a seguir e conheça mais sobre as causas da congestão alimentar:

BANHO depois de comer faz mal? A verdade que ninguém te contou!

06:02 | 5.936 visualizações

Como aliviar os sintomas

Para aliviar os sintomas da congestão alimentar é indicado:

  • Repousar, parar imediatamente o esforço físico, sentar ou deitar em posição confortável;
  • Beber líquidos em pequenas quantidades, como água ou chás;
  • Evitar roupas apertadas, para reduzir a pressão no abdômen;
  • Controlar a respiração, para diminuir fraqueza, tontura ou palidez.

O descanso faz com que o fluxo sanguíneo volte a ser concentrado no intestino, e a digestão recomeça novamente, fazendo com que os sintomas passem em até 1 hora.

Além disso, atividade leve, como caminhada leve, ajuda a reduzir o desconforto abdominal e o inchaço, mesmo em pessoas com sintomas de congestão.

Em casos de mal-estar intenso, com vômitos frequentes, alterações na pressão arterial ou desmaios, é recomendado procurar o pronto-socorro para receber atendimento médico imediato.

Como prevenir 

Para prevenir a congestão alimentar, é recomendável esperar de 1 a 2 horas antes de realizar exercícios físicos intensos ou nadar, ou de 15 a 30 minutos para atividades físicas mais leves.

Também é importante comer devagar e em porções menores, evitando exageros que sobrecarregam o estômago, além de evitar alimentos muito gordurosos, pesados ou excessivamente condimentados, que dificultam a digestão.

Vídeos relacionados

CONGESTÃO PODE MATAR?

03:03 | 65.191 visualizações

BANHO depois de comer faz mal? A verdade que ninguém te contou!

06:02 | 5.936 visualizações