Noz-moscada: para que serve, como usar e como fazer o chá

Atualizado em maio 2023
Evidência científica

A noz-moscada (Myristica fragrans) é um fruto da árvore moscadeira, que traz muitos benefícios para a saúde como ajudar no controle da pressão alta, aliviar as cólicas menstruais, combater o excesso de gases e diminuir o mau hálito.

Esses benefícios se devem ao fato dessa especiaria ser rica em miristicina, eugenol, pineno e sabineno, que são compostos fenólicos e óleos essenciais com ação bactericida, analgésica, carminativa e antiespasmódica.

A noz-moscada é encontrada em supermercados na forma de sementes ou em pó, podendo ser usada para aromatizar receitas como bolos, pães, carnes, sopas, iogurte e tortas, por exemplo. Além disso, a noz-moscada também pode ser usada na forma de chás ou óleo essencial.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Os principais benefícios da noz-moscada para a saúde são:

1. Ajuda a controlar a pressão alta

A noz-moscada ajuda a controlar a pressão alta por conter miristicina e eugenol,compostos fenólicos e óleos essenciais com ação antioxidante que melhoram a saúde das artérias e facilitando a circulação de sangue. Veja como controlar a pressão alta.

2. Pode melhorar o humor

A miristicina, um importante óleo essencial presente na noz-moscada, pode melhorar o humor, já que atua no sistema nervoso central  ajudando a diminuir a depressão e melhorar o bem-estar geral.

No entanto, estudos realizados com seres humanos ainda são necessários para comprovar os benefícios da noz-moscada no humor.

3. Alivia cólicas menstruais

A noz-moscada é rica em eugenol, além de conter boas quantidades de sabineno e pineno, que são compostos monoterpênicos com propriedades analgésicas e antiespasmódicas que diminuem a dor e contração muscular, aliviando as cólicas menstruais. Confira outras dicas para aliviar a cólica menstrual.

4. Diminui o mau hálito

Por ter ação bactericida, a noz-moscada pode ser usada para combater as bactérias presentes na língua ou que causam as cáries, ajudando a diminuir o mau hálito nessas situações.

Além disso, a noz-moscada também tem ação analgésica e anti-inflamatória, ajudando a aliviar a dor de dente causada por situações como cáries ou dentes quebrados, por exemplo.

5. Melhora a digestão

A noz-moscada melhora a digestão, porque tem boas quantidades de eugenol, que é um óleo essencial com propriedades carminativas que ajudam a combater o excesso de gases.

Além disso, os compostos bioativos como  miristicina, pineno e sabineno, que estão presentes na noz-moscada, também têm ação digestiva e anti-inflamatória, melhorando o funcionamento do fígado e ajudando no tratamento da gastrite e as úlceras gástricas.

6. Previne doenças cardiovasculares

A noz-moscada combate os radicais livres e impede a oxidação das células de gordura, controlando os níveis de colesterol “ruim”, LDL, e triglicerídeos no sangue e prevenindo, assim, doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e derrame.

7. Mantém a saúde do fígado

A noz-moscada é rica em myrislignan, um lignano que tem ação antioxidante, anti-inflamatória e hepatoprotetora, mantendo a saúde e ajudando na desintoxicação do fígado. Conheça outras formas de desintoxicar o fígado.

Entretanto, ainda são necessários estudos que comprovem essa ação do myrislignan em seres humanos.

8. Pode ajudar a evitar o câncer

Por conter ótimas quantidades de miristicina, a noz-moscada estimula a glutationa S transferase, que é uma enzima com ação antioxidante, protegendo as células saudáveis do organismo do contra os danos causados pelos radicais livres e ajudando, assim, a evitar o surgimento de câncer.

9. Inibe o crescimento de bactérias

Os compostos ativos presentes no óleo de essencial de noz moscada como carvacrol, γ-cimeno, α-pineno, β-pineno e β-cariofileno possuem propriedades antimicrobianas que ajudam a combater a bactérias, como a Escherichia coli e o Staphylococcus aureus, por exemplo.

10. Aliviar a inflamação

A noz moscada possui atividade anti-inflamatória, pois aparentemente reduz as proteínas que estão associadas aos processos inflamatórios, como a interleucina-6 e o fator de necrose tumoral, além de aumentar a interleucina-10, uma proteína com propriedades anti-inflamatórias. Por isso, pode ser uma boa opção para tratar dor inflamatória crônica, principalmente articulares.

Como usar a noz-moscada

A noz-moscada é encontrada na forma de semente, que deve ser ralada, ou em pó, podendo ser usada como especiaria em receitas como bolos, pães, carnes, sopas, cremes, saladas de fruta, iogurte e tortas, por exemplo.

A noz-moscada também pode ser usada no preparo de bebidas como cappuccino, chocolate quente, leite quente e smoothie.

Além disso, a noz-moscada também pode ser consumida na forma de chás ou óleo essencial, que pode ser usado em massagens ou inalação.

Como fazer o chá

O chá de noz-moscada geralmente é feito com a semente ralada dessa especiaria.

Ingredientes:

  • 1/4 semente de noz-moscada ralada na hora;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

Colocar a água numa panela e levar ao fogo para ferver. Após apagar o fogo, acrescentar a noz-moscada ralada, tampar a panela e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber em seguida.

No entanto, a dosagem e tempo de uso desse chá deve ser sempre indicado por um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

Possíveis efeitos colaterais

A ingestão de 5 g ou mais de noz-moscada pode causar efeitos colaterais como delírios e alucinações, perda da coordenação muscular, taquicardia, arritmia, aumento da frequência respiratória, alteração na pressão arterial, vertigem, náusea, visão turva.

Além disso, o uso de altas quantidades de noz-moscada por um longo período também pode causar falência de órgãos e morte.

Quem não deve usar

Embora a noz-moscada possa ser usada para temperar alimentos, essa especiaria não deve ser usada na forma de chás ou óleo essencial por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Vídeos relacionados