O que é e como funciona o Memoriol B6

junho 2019

O Memoriol B6 é um suplemento vitamínico e mineral usado no tratamento de doenças crônicas, cansaço mental e falta de memória. A sua fórmula contém glutamina, cálcio, fosfato de ditetraetilamônio e vitamina B6.

Este remédio pode ser comprado em farmácias, em embalagens de 30 ou 60 comprimidos, por um preço de cerca de 30 e 55 reais, respetivamente.

Para que serve

O Memoriol B6 é indicado no tratamento de cansaço neuromuscular, cansaço mental, falta de memória ou prevenção de síndrome de cansaço mental, frequente durante períodos de intensa ou prolongada atividade cerebral.

Como usar

A dose recomendada é de 2 a 4 comprimidos ao dia, de preferência antes das refeições ou segundo o critério do médico.

Como funciona

O Memoriol B6 tem na sua composição:

  • Glutamina, que exerce uma função fundamental no metabolismo do SNC, sendo que a sua presença é indispensável para a reconstituição das proteínas cerebrais, compensando o desgaste provocado pela atividade funcional do cérebro. As necessidades de glutamina são maiores em períodos em que há intensa ou prolongada atividade intelectual;
  • Fosfato de ditetraetilamônio, que aumenta o fornecimento de fósforo, estimulando as funções circulatória e respiratória;
  • Ácido glutâmico, que aumenta a secreção gástrica, reforçando as funções digestivas e melhorando a nutrição geral;
  • Vitamina B6, que ativa os processos bioquímicos dos aminoácidos e favorece a formação do ácido glutâmico.

Possíveis efeitos colaterais

Até à data, não foram relatados efeitos colaterais com a utilização do medicamento.

Quem não deve usar

O Memoriol B6 é contraindicado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. Além disso, deve ser usado com cautela em diabéticos porque contém açúcar na sua composição.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em junho de 2019.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.