Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba o que é a memória operacional

A memória operacional, também conhecida como memória de trabalho, corresponde à capacidade do cérebro de assimilar informações à medida que realizamos determinadas tarefas. É devido à memória operacional que é possível lembrar o nome de alguém que encontramos na rua ou discar o número de telefone, por exemplo, já que é responsável por armazenar e organizar informações, sejam recentes ou antigas.

A memória operacional é fundamental para o processo de aprendizagem, compreensão da linguagem, raciocínio lógico e resolução de problemas, além de ser essencial para melhor desenvolvimento no trabalho e estudos. 

Saiba o que é a memória operacional

Principais características

A memória operacional não tem capacidade de assimilar todas as informações e, por isso, desenvolve estratégias para absorver o maior número de informações possíveis. Assim, as principais características da memória operacional são:

  • Possui capacidade limitada, ou seja, seleciona as informações mais importantes para a pessoa e ignora o que é irrelevante, o que recebe o nome de atenção seletiva - Saiba mais sobre a atenção seletiva;
  • É ativa, ou seja, possui a capacidade de captar novas informações a cada momento;
  • Possui capacidade associativa e integrativa, em que novas informações podem ser correlacionadas com informações antigas.

A compreensão da sequência lógica de um filme só é possível devido a memória operacional, por exemplo. Este tipo de memória processa tanto as informações contidas na memória de curto prazo, que são armazenadas por pouco tempo,  como as informações da memória de longo prazo que podem ficar armazenadas durante toda a vida.

Pessoas que apresentam distúrbios na memória operacional podem ter problemas relacionados com a aprendizagem como a dislexia, déficit de atenção, hiperatividade e problemas no desenvolvimento da linguagem. Saiba o que pode causar a perda da memória.

Como melhorar a memória operacional

A memória operacional pode ser estimulada por meio de exercícios cognitivos, como sudoku, jogo da memória ou quebra-cabeças. Esses exercícios melhoram o desempenho da memória, além de recuperar a atenção e concentração para realizar as tarefas do dia a dia. Veja quais são os exercícios para melhorar a memória e a concentração.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...