Se tomar anticoncepcional antes do horário, posso engravidar?

“Se eu tomar anticoncepcional adiantado, posso engravidar?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392-SP

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

Dificilmente. Não há um aumento no risco de engravidar se tomar o anticoncepcional antes do horário normal. Geralmente a perda de eficácia do anticoncepcional só ocorre quando se toma atrasado (depois do horário).

Tomar anticoncepcional adiantando, geralmente,não tem problema. De qualquer forma, se tem dúvidas, o ideal é que consulte um ginecologista para analisar o seu caso específico e receber as orientações mais adequadas.

O que fazer se tomar anticoncepcional adiantado

Continue a tomar a pílula normalmente, um comprimido ao dia, e faça a pausa no fim da cartela conforme o previsto. O risco de gravidez é mínimo. Veja o que deve ser feito:

  • Tomei adiantado algumas horas: caso tenha tomado adiantado algumas horas, não há com o que se preocupar, no dia a seguir tome a pílula no horário habitual e siga o uso, sem mudanças.
  • Comecei uma nova cartela adiantada: caso tenha tomado o comprimido um dia antes do esperado ao recomeçar uma nova cartela e já faz uso do anticoncepcional, também é só continuar o uso normalmente.
  • Tomei adiantado em um dia no meio da cartela: se tomou o comprimido adiantado no meio da cartela e tenha tomado dois comprimidos no mesmo dia, também não há nenhum problema, é só seguir o uso normalmente nos próximos dias. Nessa situação a cartela terminará um dia mais cedo.

O fato de ter tomado o anticoncepcional adiantado não trará riscos a mais para a saúde, além dos riscos próprios de todo anticoncepcional hormonal.

Posso reduzir os dias de pausa entre uma cartela e outra?

Sim, pode. Se já faz uso do anticoncepcional e deseja começar uma nova cartela alguns dias antes do fim da pausa de 7 dias (ou 4 dias em algumas formulações) não haverá um risco maior de gravidez por conta disso, continuará protegida.

Inclusive algumas mulheres costumam não fazer a pausa entre uma cartela e outra quando não desejam menstruar, essa também é uma possibilidade que não interfere no efeito do anticoncepcional, mas que deve, sempre que possível, ser discutida com o ginecologista.

18% dos leitores acham este conteúdo útil (11 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.