Posso tomar bebidas alcoólicas, durante o uso de Bupropiona?

“Posso tomar bebidas alcoólicas, durante o uso do remédio Cloridrato de Bupropiona? (tomei esse remédio para parar de fumar)”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Psiquiatra perto de você

O ideal é que não ingira bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando Bupropiona, ou então, reduza a quantidade de álcool durante o tratamento. Isto porque a bupropiona, que é um medicamento do grupo dos antidepressivos, pode potencializar os efeitos do álcool.

A depender da quantidade de álcool ingerida, os efeitos sobre a motricidade, reflexos e atenção podem ser muito intensos.

Além disso, o uso de álcool ao mesmo tempo que se usa antidepressivos pode contribuir para reduzir os efeitos do medicamento, interferindo assim no resultado do tratamento.

Com a bupropiona, o efeito depressor do sistema nervoso central do álcool pode ser aumentado, aumentando o risco de sedação ou convulsões.

Existe risco de síndrome da abstinência alcoólica?

Sim, no caso de pessoas que são usuárias crônicas de álcool, apresentando já uma dependência etílica, não se indica a cessação repentina do uso de álcool quando se estiver também em uso da bupropiona. Cessar repentinamente o uso de álcool pode levar a pessoa a ter uma síndrome da abstinência alcoólica.

Essa síndrome pode levar a diversos sintomas como náuseas, tremores, agitação psicomotora, dores de cabeça, insônia e em casos mais graves pode provocar convulsões.

Nessa situação, está indicado que a pessoa reduza aos poucos a quantidade de bebida alcoólica ingerida, sob supervisão e acompanhamento médico.

Caso faça uso de bupropiona ou outro antidepressivo consulte um psiquiatra para mais informações sobre as possíveis interações com o álcool.

50% dos leitores acham este conteúdo útil (2 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Psiquiatra perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Posso usar pomada vaginal durante a menstruação?

A pomada vaginal pode ser usada durante a menstruação e não deve ser interrompida durante esse período.. Entenda….

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Como são os primeiros dias tomando bupropiona?

Nos primeiros dias usando bupropiona é muito comum haver dor de cabeça, insônia, boca seca, náuseas e vômitos. Outras reações que normalmente...

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Posso tomar anti-inflamatório para sinusite?

Existem alguns anti-inflamatórios que podem ser utilizados nos casos de sinusite. Veja quais os anti-inflamatórios mais usados no tratamento da sinusite, quando usar cada tipo e qual o médico que deve consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Posso eliminar manchas com creme de dexametasona?

Entenda se os cremes com dexametasona podem ser usados para eliminar manchas na pele, qual médico consultar e quais as outras opções que podem ser indicadas para tratar manchas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Posso tomar fluconazol se estiver menstruada?

Entenda se pode continuar tomando fluconazol se estiver menstruada, quais os cuidados que deve ter e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Posso tomar ibuprofeno de quantas em quantas horas?

É importante respeitar a dose máxima diária recomendada de ibuprofeno, além do intervalo entre as doses, para evitar o risco de efeitos colaterais. Entenda melhor de quantas em quantas horas pode tomar ibuprofeno.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Esperma grosso: 7 causas e o que fazer

Esperma grosso: 7 causas e o que fazer

A consistência do esperma pode variar de pessoa para pessoa e ao longo da vida, o que é considerado normal, porém pode ser também indicativo de alterações na próstata, desequilíbrio hormonal ou infecções, sendo importante que o médico seja consultado. Conheça as principais causas de esperma grosso e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Doenças psicossomáticas: o que são, sintomas, causas e tratamento

Doenças psicossomáticas: o que são, sintomas, causas e tratamento

As doenças psicossomáticas são condições desencadeadas por questões emocionais e que elevam ao aparecimento de sintomas físicos, como dor, falta de ar, tremores, palpitação, diarreia e alterações cerebrais, por exemplo. Saiba mais sobre as doenças psicossomática, sintomas, possíveis causas e como deve ser o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Sangue grosso: o que é, sintomas, causas e tratamento

Sangue grosso: o que é, sintomas, causas e tratamento

O sangue grosso é o espessamento do sangue devido a alterações em proteínas ou células sanguíneas, o que aumenta o risco de complicações como AVC, infarto ou trombose, causando sintomas como dor de cabeça, dor no peito ou falta de ar. Veja outros sintomas do sangue grosso, causas, tratamento e complicações.

Imagem ilustrativa do artigo 7 principais sintomas de reumatismo nos ossos

7 principais sintomas de reumatismo nos ossos

Os sintomas de reumatismo nos ossos incluem dor, inchaço e vermelhidão nas articulações, com dificuldade para movimentar a articulação. Veja outros sintomas comuns do reumatismo e saiba quando ir ao médico.

Imagem ilustrativa do artigo Câncer nos ossos (ósseo): sintomas, diagnóstico, tipos e tratamento

Câncer nos ossos (ósseo): sintomas, diagnóstico, tipos e tratamento

O câncer nos ossos, ou tumor ósseo, pode provocar dor, inchaço das articulações e levar uma fratura patológica, que é quando o osso se quebra facilmente. Esse tipo de tumor pode também levar à perda de peso e febre. Veja os principais sintomas, formas de diagnóstico e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Dor nos ossos: 6 principais causas e o que fazer

Dor nos ossos: 6 principais causas e o que fazer

A dor nos ossos é caracterizada por uma dor que se mantém mesmo quando se está parado e, geralmente, não é um sintoma grave, surgindo especialmente no rosto durante a gripe ou após quedas. No entanto, também pode indicar problemas mais graves. Veja as causas mais comuns e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo 4 remédios caseiros para fortalecer os ossos

4 remédios caseiros para fortalecer os ossos

Alguns excelentes remédios caseiro para fortalecer os ossos são o chá de cavalinha e a vitamina de morango com linhaça. Confira outros remédios caseiros para ajudar a fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.

Imagem ilustrativa do artigo Esquistossomose: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

Esquistossomose: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

A esquistossomose, popularmente conhecida como barriga d´água ou xistose, é uma doença causada por um parasita que pode ser encontrado em água de rios e lagos e que causa sintomas como febre, enjoos e inchaço da barriga. Entenda porque a doença acontece, quais os sintomas, o ciclo de vida e tratamento.