Metronidazol pode cortar o efeito do anticoncepcional?

“Tomo Yasmin e agora estou usando metronidazol por 7 dias. Aí fiquei com essa dúvida: o metronidazol pode cortar o efeito do anticoncepcional?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

O metronidazol não tem efeito direto sobre o anticoncepcional, por isso, não é esperado que prejudique o efeito da pílula.

No entanto, é importante ter em atenção que algumas pessoas podem apresentar vômitos e/ou diarreia ao usar o medicamento. Caso isso aconteça, a absorção do anticoncepcional pode ficar comprometida.

Se o vômito ocorrer em menos de 4 horas após tomar o anticoncepcional, é como se ele não tivesse sido tomado. Por isso, veja na bula o que fazer se esqueceu de tomar o anticoncepcional e siga as instruções.

Se você tem tendência a apresentar efeitos colaterais ou se tem medo que o efeito do anticoncepcional acabe sendo afetado, o ideal é que tome o metronidazol e o anticoncepcional em dois horários bem distantes, no mínimo 4 horas após tomar o anticoncepcional.

Em qualquer caso, se continuar com dúvida, o ideal é que consulte um ginecologista para perceber como deve proceder com o uso do anticoncepcional, ou que converse com o médico que receitou o uso do metronidazol.

  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?

O ibuprofeno normalmente não interfere no efeito do anticoncepcional. Entenda melhor se o ibuprofeno pode cortar o efeito do anticoncepcional.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Maconha pode cortar o efeito dos medicamentos?

Pouco se sabe do efeito da maconha sobre a maioria dos medicamento. Porém, é conhecido que a maconha pode interagir com alguns tipos de medicação. Veja uma lista de medicamentos que podem sofrer interação com a maconha e entenda porque isso acontece.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Nimesulida corta o efeito da pílula anticoncepcional?

A nimesulida não corta o efeito do anticoncepcional, desde que a pílula seja tomada da maneira correta. Entenda o que pode cortar o efeito da pílula e o que fazer se tiver dúvida sobre os medicamentos que cortam o efeito da pílula.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Nimesulida corta o efeito da pílula anticoncepcional?

A nimesulida não corta o efeito do anticoncepcional, desde que a pílula seja tomada da maneira correta. Entenda o que pode cortar o efeito da pílula e o que fazer se tiver dúvida sobre os medicamentos que cortam o efeito da pílula.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Posso engravidar na troca do anticoncepcional?

Se a troca de anticoncepcional for realizada de maneira adequada não há risco de engravidar. Entenda como deve trocar de anticoncepcional sem correr o risco de engravidar, quais cuidados ter e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

O que pode cortar o efeito da pílula do dia seguinte?

Existem algumas situações que podem cortar o efeito da pílula do dia seguinte. As mais comuns são: tomar a pílula antes do tempo ou vomitar algumas horas após. Entenda melhor as situações que podem cortar o efeito do medicamento, que outros remédios deve evitar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo O que acontece no corpo ao parar de tomar o anticoncepcional

O que acontece no corpo ao parar de tomar o anticoncepcional

Alterações no peso, menstruação irregular e piora das cólicas são alguns dos principais efeitos quando se deixa de tomar o anticoncepcional. Veja mais e saiba o que fazer para combater essas alterações caso esteja pensando deixar de tomar o anticoncepcional.

Imagem ilustrativa do artigo 9 efeitos colaterais do anticoncepcional (e o que fazer)

9 efeitos colaterais do anticoncepcional (e o que fazer)

O anticoncepcional pode causar efeitos colaterais como dor no abdome, náusea, dor de cabeça, espinhas, alterações do humor, libido e/ou fluxo menstrual, devendo ser utilizado de acordo com a orientação do ginecologista. Confira outros efeitos colaterais do anticoncepcional e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Injeção anticoncepcional trimestral: o que é, vantagens e como usar

Injeção anticoncepcional trimestral: o que é, vantagens e como usar

A injeção anticoncepcional trimestral promove o espessamento do muco do colo uterino e aumenta a dificuldade da passagem dos espermatozoides por cerca de 3 meses, no entanto é importante que nova injeção seja administrada após esse período. Entenda como usar a injeção anticoncepcional trimestral e quais as vantagens.

Imagem ilustrativa do artigo Emendar a cartela de anticoncepcional: quando fazer e possíveis efeitos

Emendar a cartela de anticoncepcional: quando fazer e possíveis efeitos

A emenda das cartelas de anticoncepcional deve ser orientado pelo ginecologista, pois nem todos os anticoncepcionais podem ser emendados, já que pode aumentar o risco de problemas de coagulação, além de poder haver sangramento de escape. Saiba mais sobre o que acontece quando se emenda as cartelas de anticoncepcional.

Imagem ilustrativa do artigo Esqueci de tomar a pílula anticoncepcional: o que fazer?

Esqueci de tomar a pílula anticoncepcional: o que fazer?

Se esquecer de tomar a pílula tem até 12 horas para tomar, sem se preocupar, mas a camisinha deve ser usada quando o esquecimento é maior. Veja o que fazer em caso de esquecimento para cada tipo de pílula.

Imagem ilustrativa do artigo Como trocar de anticoncepcional sem correr o risco de engravidar

Como trocar de anticoncepcional sem correr o risco de engravidar

Existem vários tipos de anticoncepcional, como pílula combinada, minipílula, anel vaginal ou adesivo transdérmico, por exemplo, que podem ser trocados quando indicado pelo médico. Veja como proceder em cada caso para fazer corretamente a troca de anticoncepcional sem correr o risco de engravidar.

Imagem ilustrativa do artigo 6 remédios que cortam o efeito do anticoncepcional

6 remédios que cortam o efeito do anticoncepcional

Alguns medicamentos como a rifampicina, o fenobarbital e até mesmo remédios naturais como a erva de são-joão, podem cortar o efeito do anticoncepcional e da pílula do dia seguinte. Confira uma lista dos principais remédios que cortam o efeito do anticoncepcional.

Imagem ilustrativa do artigo Pode tomar pílula do dia seguinte tomando anticoncepcional?

Pode tomar pílula do dia seguinte tomando anticoncepcional?

Depois de tomar a pílula do dia seguinte a mulher deve começar a tomar a pílula anticoncepcional logo no dia seguinte. No entanto, quem usa DIU ou toma injeção anticoncepcional já pode usar estes métodos no mesmo dia. Saiba mais detalhes.