A esteatose hepática de grau 2 consiste no acúmulo moderado de gordura no fígado, que pode afetar até 60% das células do órgão e que, muitas vezes, não causa sintomas. Dessa forma, o diagnóstico geralmente é feito por acaso em exames de rotina, como o ultrassom do abdômen.
Apesar disso, em algumas pessoas, a esteatose hepática de grau 2 pode provocar dor no lado direito superior da barriga, cansaço, mal-estar, enjoos ou vômitos. Veja os sinais que podem indicar problemas no fígado.
O acúmulo de gordura acontece por um desequilíbrio no metabolismo das gorduras, e está associado a fatores como excesso de peso, diabetes tipo 2, pressão alta, colesterol elevado e consumo frequente de bebidas alcoólicas. Mesmo assim, a condição pode surgir em pessoas aparentemente saudáveis, incluindo crianças e gestantes. Saiba mais sobre a gordura no fígado e suas causas.
O tratamento da esteatose hepática de grau 2 é baseado em mudanças no estilo de vida, como ter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente e evitar o consumo de álcool. O acompanhamento médico, de preferência com um hepatologista ou gastroenterologista, é também essencial para prevenir complicações mais graves, como a cirrose. Veja mais detalhes sobre o tratamento da esteatose hepática.